Ferramenta de coaching diário de bordo

As navegações marítimas do mundo antigo nos deixaram grandes histórias e grandes ensinamentos, e o mais interessante é transformar estas práticas ancestrais em ferramentas práticas para auxiliar o nosso aprendizado.

A ferramenta diário de bordo é um destes casos, pois foi inspirada nos diários elaborados nos barcos para descrever as rotinas e todos os acontecimentos do dia nas embarcações. Neste artigo vamos explorar as etapas desta ferramenta em detalhes.

O que é o diário de bordo

O diário de bordo é uma ferramenta de coaching para ser utilizada diariamente – por isso é um diário, onde você faz um balanço do seu dia.

Um dos motivos para algumas pessoas não perceberem o tempo passando e não conseguirem evoluir é justamente por não sair da roda automática da vida.

Cada dia acaba de forma ainda agitada ao dormir, sem refletir sobre os seus feitos do dia, e a rotina convencional das pessoas também já é de entrar loucamente no ciclo de rituais e rotinas do dia.

Isso provoca o efeito de bolha temporal nas pessoas, que normalmente dizem: “Nossa, já estamos em julho, parece que o ano está voando!”.

Como executar a ferramenta diário de bordo

Como dito, essa é uma ferramenta que o coach deve ensinar o coachee a fazer, e deve ser feita todos os dias para maior eficiência, pois acaba gerando um processo de melhoria contínua interno no coachee.

A aplicação é baseada em responder 3 perguntas simples:

  1. Porque valeu a pena viver o dia de hoje? Quais foram seus ganhos e aprendizados no dia de hoje?

Esta pergunta coloca o coachee em modo de revisão, onde ele observará tudo que fez no dia presente, quais os pontos positivos do dia e as suas vitórias, o que gera uma sensação de auto realização, além de permitir que ele acompanhe isso como um diário mesmo, reavaliando periodicamente o seu desempenho.

Leia também:  Por que fazer um processo de coaching - Guia completo

É o tipo de autoanálise que gera a sensação de dever cumprido e de evolução constante, pois em pouco tempo o coachee consegue avaliar se está tendo desempenhos melhores que aos dias anteriores.

  1. O que você poderia fazer de diferente para as coisas que não foram tão legais hoje? Se pudesse voltar no tempo, o que teria feito de diferente neste dia?

Seguindo o raciocínio de auto avaliação, é preciso analisar os pontos e aspectos de sua atuação do dia que não dizem respeito aos resultados que gostaria de ter tido, e que pode entender como pontos a evoluir ou equilibrar nos seus próximos dias.

Essa é uma etapa fundamental para pessoas que passam ou podem passar a reconhecer padrões de comportamentos que os limitam, e retrabalhar estes padrões para atingir o nível de resposta mais positivo que lhes permitirá alcançar melhores resultados no contexto geral.

  1. Quais ações diferenciadas você tomará no próximo dia? O que você se compromete a fazer de forma diferente no dia seguinte?

É a pergunta que reafirma os pontos à evoluir e os transforma em planos de ação efetivos, para colocar em prática e exercitar a melhoria contínua no seu contexto de dia a dia.

A palavra compromisso é bastante poderosa neste momento, pois gera um comprometimento pessoal, reforçando o empoderamento e controle pessoal do coachee.

O poder do hábito a favor da evolução

Um aspecto importante da evolução do coachee está em criar o hábito de realizar este exercício, pois ele precisa fazer essa avaliação diariamente para conseguir trabalhar o aperfeiçoamento pessoal contínuo.

Para tanto, o uso da criação de âncoras e rituais pode favorecer o não esquecimento na realização da ferramenta, especialmente nos primeiros dias, pois os grandes resultados surgirão para o coachee na forma de consistência e dedicação em realizar a tarefa diária.

Nos modos mais tradicionais, e tão eficientes quanto, o método fica vinculado à um caderno ou diário para anotação destas afirmações positivas e de melhoria, e pode ser acompanhado com espaços maiores de tempo. Outra possibilidade muito interessante é utilizar a plataforma SistemizeCoach, onde o coachee pode responder o diário de qualquer lugar utilizando o aplicativo para celular.

Leia também:  O que é Team Coaching (coaching de equipe)?

O acompanhamento contínuo é que apontará para resultados expressivos de melhoria e resultados, bem como pontos de melhoria que precisem de mais trabalho e empenho, provavelmente conectados às crenças, que talvez precisem ser trabalhadas com as ferramentas apropriadas.

Alguns especialistas e metodologias afirmam que o tempo mínimo para se firmar um hábito é de 21 dias, então o acompanhamento constante é essencial para que o potencial integral desta ferramenta consiga gerar efeitos realmente expressivos para o coachee.

O diário de bordo é uma experiência efetiva de evolução pessoal permanente, e a simplicidade do seu formato tem se provado eficiente para a geração de resultados, e é isso que nós coaches queremos para os nossos clientes – resultado.

Você já utilizou essa ferramenta? Como foi a aplicação? O seu coachee conseguiu manter a consistência de prática e apresentou evolução? Compartilhe sua experiência nos comentários.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

Ferramenta de coaching diário de bordo
4.7 - 19 votos
SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *