Ferramenta de coaching Meta SMART

Para que o coachee consiga compreender claramente suas próprias metas a fim de passar por todos os passos necessários para atingir o seu estado desejado, é preciso que se aplique as ferramentas adequadas.

Por isso, nas sessões iniciais, é importante que se faça definição de metas, e uma das aplicações mais usadas e que trazem maiores resultados é a ferramenta de coaching meta SMART.

Neste artigo falaremos mais sobre como usar o método SMART em uma sessão de coaching e quais são as suas características.

O que significa a sigla SMART?

Se olharmos para a palavra “smart” podemos pensar que significa “esperto” em inglês, essa pode ser a essência resumida da ferramenta, um método esperto, inteligente, de se definir metas e objetivos, mas vai muito além disso.

A sigla é composta pelos elementos que devem ser considerados na definição da meta do coachee, são eles:

SPECIFIC (específico)

MEASURABLE (mensurável)

ACHIEVABLE (alcançável)

REALISTIC (realista)

TIMED (tempo definido)

Como aplicar esses conceitos em uma sessão de coaching?

Para começar, é importante que você explique ao seu coachee o que é SMART e quais são as palavras que formam a sigla.

Após isso, fale também para o seu cliente atendido que uma meta deve ser sempre positiva e nunca negativa. Por exemplo: deve-se dizer “quero emagrecer X quilos em Y tempo” em vez de “não quero mais ser gorda”.

A partir de então, o coachee deverá elaborar a sua meta começando a defini-la de forma específica.

Um objetivo deve ser sempre claro e específico, por exemplo, construir uma casa de 3 quartos no meu bairro e não apenas: construir uma casa.

As perguntas para direcionar o coachee a definir a sua meta podem ser feitas baseadas em: o que, como, quais características básicas, para quem.

Depois, é o momento de tornar a meta mensurável, ou seja, deve-se definir uma quantidade exata. Caso não seja possível definir números, pode-se pensar em indicadores qualitativos para medir o atingimento da meta.

Por exemplo, se o objetivo for controlar a agressividade em casa, um bom indicativo é perceber as pessoas mais tranquilas na presença do antigo agressor, ou, então, mais receptivas e amorosas.

O próximo passo é analisar se a meta é algo alcançável, ou seja, se o seu cliente tem plenas condições de realizar com sucesso o que se propõe.

Pergunte ao coachee quais são os recursos de que ele precisa para cumprir a sua meta, se ele poderá manter esses recursos e se é possível consegui-los. É preciso também saber se ele depende de alguém para alcançar o objetivo.

Leia também:  Sessão de coaching passo a passo

Feito isso, é hora de saber se a meta é realista, ou seja, se é algo totalmente visível dentro da realidade do coachee. Nesse momento, o coachee não deve titubear ou colocar empecilhos para alcançar a meta, ele deve ter plena convicção de que o que propõe a si mesmo é real.

O último passo é estabelecer um tempo para o cumprimento da meta, que pode ser poucos dias, como também meses, até mesmo ultrapassar o fim das sessões de coaching. Apenas não deixe que o coachee prolongue demais o período se você notar que ele está procrastinando.

Exemplos de Meta SMART

A meta SMART é uma excelente ferramenta de coaching, que pode ser aplicada em todos os nichos, em diversos momentos do processo.

É importante lembrar ao coachee que, mesmo que ele tenha um objetivo de longo prazo, é importante estabelecer a sua meta com um período mais curto e renová-la quando esse tempo acabar.

Será muito mais simples se comprometer a cumprir várias metas repetidas com tempo definido reduzido do que uma única com tempo muito estendido e indeterminado.

É importante vibrar com cada meta cumprida e aumentar as energias para executar as próximas. Uma meta longa poderia ser facilmente deixada de lado pelo sentimento de dificuldade e demora em alcançá-la.

Para deixar a definição e o objetivo da ferramenta meta SMART mais claros, confira abaixo alguns exemplos de meta que se encaixam nos conceitos de específica, mensurável, atingível, relevante e com tempo definido.

Business coaching

  1. Contratar e treinar 3 pessoas para a equipe a de vendas até outubro;
  2. Reduzir em 20% os gastos referentes à conta de energia elétrica da empresa em 30 dias;
  3. Contratar a criação do site institucional completo, com catálogo de produtos e 10 artigos de conteúdo para ser colocado no ar em 50 dias;
  4. Aumentar as vendas da empresa em 30% no mês das mães (maio);
  5. Fechar 3 parcerias estratégias através do setor de marketing até julho;
  6. Investir 20% da receita da empresa em renda fixa todos os meses até o final do ano;

Coaching de concursos públicos

  1. Terminar de ler os livros de direito em até 30 dias;
  2. Fazer dois simulados completos até o dia 15 desse mês;
  3. Responder 100 questões de direito administrativo em 10 dias;
  4. Revisar o estudo da semana todos os sábados até 3 dias antes do concurso;
  5. Assistir 2 vídeoaulas de matemática por dia por 60 dias;
  6. Refazer todo o cronograma de estudos até amanhã ao meio dia;
Leia também:  Como selecionar um nicho de coaching

Coaching de emagrecimento

  1. Consultar a nutricionista até o final da semana que vem;
  2. Ir à academia todas segundas, quartas e sextas por 4 meses;
  3. Refazer todos os exames de sangue e levá-los ao médico em 15 dias;
  4. Caminhar no parque todas as terças e sábados por 60 dias;
  5. Fazer alongamento e meditação todos os dias das 18 às 18:30 por 3 meses;
  6. Beber 200 mL de água a cada hora por 30 dias;

A ferramenta de coaching meta SMART é um método completo e detalhado para definição de objetivos e metas do coachee. Seguindo o passo a passo, tudo ficará bastante claro e de fácil controle para o seu cliente colocar tudo o que precisa em prática.

Considere sempre usar essa ferramenta nos seus processos de coaching, já que ela é uma das mais eficazes e de fácil aplicação e aceitação pelos coachees.

Gostou do artigo? Comente abaixo o que você está achando do nosso conteúdo e quais assuntos gostaria de ver aqui no blog.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

Ferramenta de coaching Meta SMART
4.8 - 150 votos
SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me