Ferramenta de coaching Missão e Visão

Um processo de coaching deve conter ferramentas com diferentes abordagens a fim de auxiliar o coachee a atingir o seu estado desejado. Essas ferramentas podem ser de autoconhecimento, diagnóstico de cenários, tomada de decisão ou de definição de propósitos.

Uma dessas aplicações mais utilizadas para definir propósitos e objetivos claros é a ferramenta de coaching missão e visão. Além disso, ela possui a função de ajudar nas futuras tomadas de decisão.

Neste artigo você aprenderá mais sobre essa ferramenta e como ela funciona dentro de um processo de coaching.

Missão e visão

Como definir a missão?

A missão do coachee deve ser definida fazendo com que ele pense sobre a sua essência e o seu propósito de vida.

Ela também pode ser elaborada pensando nos fatores motivacionais que o levam a querer lutar por uma causa, uma mudança de vida, ou alguma conquista específica.

Para definir a missão do coachee em uma sessão de coaching, deve-se fazer as perguntas orientadoras a seguir:

  • Para que você acorda todos os dias?
  • Por que você deve lutar para conseguir o que quer?
  • Qual é a diferença que você quer fazer na sua própria vida?
  • Qual é a diferença que você quer promover na vida de outras pessoas?
  • Para quem você quer ser uma pessoa cada vez melhor?

É importante não deixar que o coachee confunda missão com visão, que é o que veremos agora.

Como definir a visão?

Diferente da missão, a visão é um desejo para o futuro e por um período de tempo determinado.

Essa etapa da ferramenta representa onde queremos chegar, qual é o nosso desejo claro, único e definido para um futuro não necessariamente distante.

É preciso que o coachee seja realista ao definir a sua visão e que consiga realmente se enxergar realizando o que se propõe.

Leia também:  Como encontrar um coach?

As perguntas abaixo poderão nortear a sessão em relação à visão do coachee, mas elas podem ser alteradas ou adaptadas de acordo com o nicho ou estado desejado do cliente.

  • Quem você quer ser?
  • Onde você se enxerga no futuro?
  • Quais os recursos de que você precisa para chegar onde quer?
  • Quanto tempo você deve levar para alcançar a sua visão?

Qual é a importância da ferramenta missão e visão?

A aplicação dessa ferramenta pelo coach é muito importante para ajudar o coachee a definir os seus desejos e ambições de forma clara e específica.

Apesar de ser considerada uma forma de definição de propósitos, não deixa de ser uma ferramenta de autoconhecimento e motivação, já que o coachee conseguirá ver claramente o que deseja e o que se propôs a ser no futuro. Assim, ele poderá se imaginar alcançando seus objetivos, o que o deixará certamente mais motivado.

No momento em que o cliente enxerga com mais clareza o que deve ser feito para cumprir sua missão e alcançar a sua visão de futuro, ele conseguirá traçar uma rota de ação com mais facilidade, a fim de passar por todas as etapas necessárias até atingir o seu estado desejado.

O ideal é que, então, a sessão para definição da missão e visão seja feita antes daquela em que será aplicada a ferramenta rota de ação, para que as duas sejam complementares e ajudem efetivamente na jornada do coachee rumo a conquista dos seus objetivos específicos.

Você tem alguma técnica diferente para aplicar a ferramenta missão e visão? Comente aqui abaixo e compartilhe com os seus amigos.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *