Ferramenta de coaching orientação para resultados

Resultado certamente é uma das palavras mais utilizadas no coaching – as pessoas que procuram um coach sempre têm uma demanda a ser atendida. No entanto, um dos maiores problemas das pessoas que não realizam objetivos é não ter uma boa orientação para resultados.

Talvez seja um reflexo da falta de foco demonstrada pelas pessoas, afinal as fontes de distração estão muito abundantes. Planejamento e clareza são conceitos poderosos no processo de realização, e uma ferramenta poderosa na jornada de geração de resultados é a ferramenta de orientação para resultados.

Neste artigo nós vamos explorar a ferramenta de orientação para resultados e a sua aplicação prática em um processo de coaching.

O que é a ferramenta orientação para resultados?

A ferramenta de orientação para resultados é uma vertente da clássica ferramenta da administração 5W2H, e no coaching o seu objetivo está voltado para favorecer o foco, para gerar uma maior orientação para resultados durante a jornada do objetivo do coachee.

Então a orientação para resultados é uma ferramenta que reforça o comprometimento com os objetivos, mesmo diante de dificuldades do processo – além de estabelecer objetivos consistentes por ordem de prioridade, gerando o efeito colateral de aumentar a produtividade durante o processo.

Sua aplicação é simples, e pode bem substituir um processo de planejamento para alcançar metas, apesar de não estabelecer uma cronologia por si só.

Como aplicar a ferramenta?

A aplicação da ferramenta segue o mesmo molde das perguntas do 5W2H, mantendo o foco no objetivo principal. Vamos explorar cada etapa:

  • O que (What) – É o momento de descrever cada ação ou atividade que compõe o processo de alcançar o objetivo;
  • Quem (Who) – Atribui a responsabilidade da tarefa para uma pessoa – muito positiva nos processos de pessoas que tendem a fugir da responsabilidade de executar as tarefas;
  • Quando (When) – Estabelece um prazo para realização de cada ação que compõe o objetivo;
  • Onde (Where) – Define o local onde as tarefas precisam ser realizadas, caso elas tenham uma locação específica para realização;
  • Porque (Why) – Uma etapa essencial, que reforça a importância de cada tarefa ao detalhar os benefícios de cada ação;
  • Como (How) – Uma etapa descritiva sobre os detalhes que envolvem a execução da tarefa;
  • Quanto custa (How much) – Define os custos de execução da tarefa, validando a sua viabilidade;
  • Elementos limitadores – Uma adição valorosa ao processo de geração de clareza das atividades, nesta etapa definimos os elementos que dificultam a execução da tarefa – pode ser comparado às fraquezas e ameaças da ferramenta de SWOT, executado em menor escala;
  • Recursos necessários – Descreve recursos necessários para a tarefa, tanto materiais como emocionais;
Leia também:  Coaching de relacionamento

O pulo do gato para a ferramenta de orientação para resultados

Um dos grandes trunfos da aplicação da ferramenta de orientação para resultados acontece antes mesmo da ferramenta, mas do pleno entendimento de que o objetivo do cliente deve ser considerado como um projeto.

O entendimento de um objetivo como sendo um projeto ajuda a fragmentar o projeto em pequenas tarefas, e é a execução e soma das tarefas que leva o coachee a alcançar o resultado desejado.

Nesta situação de pensamento, vale o ditado popular de que “de grão em grão a galinha enche o papo”, porque de fato é a soma das pequenas tarefas que farão a consolidação de um projeto, ou na linguagem do coaching, o objetivo.

O fato é que isso exime os coachees de um dos grandes problemas da realização de objetivos, que é a visão de perceber o objetivo como algo grandioso demais para ser realizado, o que faz o coachee perder poder de realização. Quando você acredita que a luta é grande demais, você nem entra no ringue.

Então a fragmentação de um grande objetivo em pequenas tarefas, e a definição detalhada destas tarefas no formato da ferramenta de orientação para resultados tende a comprovar ao coachee, por A mais B, que o seu objetivo é alcançável.

Orientação para resultados nos negócios

Outra forma de aplicar bem a metodologia descritiva desta ferramenta está em apurar os objetivos de um negócio ou empresa, e fragmentar a ação de várias pessoas na direção de um mesmo objetivo.

No fim das contas a orientação para resultados é uma ferramenta versátil, e de acordo com a flexibilidade e adaptação do coach pode ser adaptada à diversos formatos e propósitos de objetivos, para os mais diversos segmentos de atuação.

Leia também:  Facebook para coaches – Como conseguir resultados na rede social mais popular do mundo

A ferramenta de orientação para resultados acaba então sendo mais um grande presente da administração para o desenvolvimento pessoal, em um mundo onde as ciências estão cada vez mais se conectando em ferramentas multidisciplinares.

Você como coach tem uma grande oportunidade de explorar diversas áreas do conhecimento ao estender o seu repertório de ferramentas de coaching, aplicando as mais usuais delas nos seus processos de coaching.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

Ferramenta de coaching orientação para resultados
4.7 - 3 votos
SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)