Ferramenta de coaching Perdas e Ganhos

O andamento de uma boa sessão de coaching depende, dentre outros fatores, da escolha da ferramenta adequada, alinhando a etapa do processo de coaching com o estado desejado do coachee.

Uma das ferramentas mais aplicadas pelos coaches é a perdas e ganhos, também chamada de ganhos e perdas. Essa é uma aplicação recomendada para as sessões em que há necessidade de tomada de decisão pelo coachee sobre algum aspecto específico.

Neste artigo você saberá mais sobre essa importante ferramenta, como funciona sua aplicação e conhecerá alguns exemplos práticos.

ferramenta-coaching-ganhos-perdas

Como aplicar a ferramenta perdas e ganhos?

A aplicação da ferramenta perdas e ganhos costuma ser feita nas últimas sessões com o cliente, já que é orientada para tomada de decisão. Ou seja, o coachee deverá estar pronto e ter evoluído no seu autoconhecimento antes de decidir sobre algo que poderá mudar totalmente o curso da sua vida.

Assim como na análise SWOT, a ferramenta perdas e ganhos é baseada no preenchimento de 4 quadrantes, mas a diferença está nos aspectos avaliados.

Toda a avaliação é feita pensando somente no interior do indivíduo, analisando seus prazeres e também as suas dores.

Os elementos que deverão ser preenchidos e avaliados pelo coachee são os seguintes:

ferramenta-ganhos-perdas

O primeiro quadrante (o que você ganha se tiver isso?) deve representar todos os benefícios que o coachee irá ganhar se optar por ter a opção em questão. Deve-se lembrar que ganho é algo que ainda não temos.

Por exemplo: se a questão for manter ou não o relacionamento atual, o coachee pode ganhar mais estabilidade emocional e maiores chances de um casamento.

No segundo quadrante (o que você perde se tiver isso?) a avaliação deve ser feita com base no que o cliente poderá perder se optar por manter o que já tem. Seguindo no exemplo do relacionamento, o coachee poderia falar que pode perder amigos que não suportam a sua atual namorada.

Leia também:  O que é coaching?

A terceira parte da ferramenta diz respeito a deixar de ter algo se optar por não seguir em frente. Exemplo: deixar de ter uma boa companhia para viajar se terminar o namoro.

O último quadro representa o que o coachee vai passar a ter se não tiver mais a condição em questão. Retomando o exemplo anterior, pode ser que o cliente diga que vai ter muita paz se terminar o namoro, que é cheio de brigas estressantes.

Como ajudar o coachee a tomar a decisão?

Logo depois que terminarem o preenchimento da tabela, o coach deve pedir que o coachee revise tudo o que foi feito, a fim de corrigir possíveis equívocos ou acrescentar dados importantes.

Também é conveniente lembrar que o coachee não deve se sentir obrigado ou pressionado a tomar uma decisão baseado somente na ferramenta perdas e ganhos. Para ajudar o cliente a ter mais tranquilidade e segurança quanto a sua escolha, pode-se sugerir tarefas relacionadas para que ele faça em casa e também que ele pense em tudo o que foi conversado na sessão.

A interpretação da ferramenta deve ser feita analisando quais são as partes mais significativas para o coachee. No exemplo dado neste texto, se os dados do lado esquerdo da tabela são mais impactantes, deve-se considerar manter o relacionamento. Se for o lado direito, deve-se pensar no término.

A ferramenta perdas e ganhos é uma excelente maneira de diagnosticar uma situação a fim de tomar uma decisão com clareza. Pode ser aplicada em várias áreas, tanto pessoal quanto profissional.

Você já utilizou essa ferramenta? Como foi a aplicação? O seu coachee conseguiu tomar uma decisão? Compartilhe suas experiências conosco.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)

Um comentário em “Ferramenta de coaching Perdas e Ganhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *