Ferramenta de coaching Roda da Vida

Uma das mais conhecidas e usadas ferramentas de coaching é a roda da vida, pois é uma ótima maneira de diagnosticar o cenário de vida geral do coachee e ajudá-lo no seu autoconhecimento.

[Preencha sua roda da vida online]

A roda da vida é um método antigo usado em terapias alternativas com o intuito de alcançar a felicidade plena. Mas, como sabemos que isso não é possível, utilizamos como ferramenta de coaching com resultados satisfatórios para obter uma visão completa sobre os anseios do coachee em cada área da sua vida.

Neste texto falaremos mais sobre essa ferramenta e como ela pode ajudar os seus coachees a definirem quais setores da vida precisam ser priorizados e alinhados ao seu estado desejado.

Por que ampliar o autoconhecimento com a roda da vida?

A ferramenta roda da vida é uma maneira simples e rápida de entender o indivíduo nos seus principais aspectos, facilitando com que ele visualize melhor a condição atual da própria realidade.

Ao reconhecer seus pontos fracos, o coachee pode administrar melhor suas dificuldades, evitando com que os fatores negativos interfiram no caminho rumo ao estado desejado.

Ao longo das sessões de coaching, o cliente pode relatar diversos tipos de problemas. Quando ele adquire um conhecimento mais amplo das suas emoções, a missão de encontrar as melhores soluções para resolver as questões que surgem se torna mais fácil.

O entendimento e a avaliação dos relacionamentos com outras pessoas também é um passo importante para o coachee. Através da sua roda da vida ele poderá ter uma reflexão mais clara, principalmente ao comparar esse aspecto com os outros presentes no seu gráfico.

A ferramenta também poderá ajudar a desenvolver qualidades essenciais para o convívio em sociedade, como a empatia, a solidariedade e a consciência do papel do indivíduo no seu meio.

O autoconhecimento também é fundamental para que o cliente atendido no processo de coaching consiga descobrir os seus talentos e aptidões. Esse processo ajudará a tomar decisões mais seguras em relação ao futuro profissional.

Outra reflexão fundamental, que pode influenciar em todas as outras de forma positiva ou negativa, é sobre a relação pessoal com as suas finanças. Como o planejamento financeiro, apesar de muito importante, acaba sendo deixado de lado na maioria dos casos, o momento de avaliação sobre a vida financeira pode provocar grandes mudanças.

A boa relação com o dinheiro é importante para manter as finanças da família em ordem, para conseguir investir em conhecimento, garantir momentos de lazer, dentre outras vantagens. Em alguns casos, é preciso, também, saber valorizar o dinheiro para que se possa fazer economias para mudar de carreira ou de emprego.

Leia também:  Criando um blog sobre coaching

Como funciona a ferramenta de coaching roda da vida?

A roda da vida é construída em forma de gráfico de pizza, contendo as áreas da vida a serem analisadas conforme visto abaixo:

Amigos e família: Relacionamento com pessoas mais próximas, se há interação satisfatória, diálogo e poucos conflitos.

Lazer: Tempo gasto com atividades prazerosas que divertem e diminuem o estresse do dia a dia.

Vida financeira: Se há controle financeiro, se a renda obtida atualmente é suficiente para cobrir todas as despesas da casa e se sobra para o lazer e para reserva financeira de segurança.

Intelecto: Se há investimento suficiente em educação, se o coachee consegue finalizar os cursos que começa e se está satisfeito com o seu desenvolvimento intelectual.

Espiritualidade: Qual a relação com a fé, as suas crenças, se consegue tempo para realizar sua conexão com o espírito e se a alma está tranquila e bem resolvida consigo mesmo.

Amor: Se o relacionamento amoroso está estável, com diálogos em conexão, sem conflitos frequentes, com carinho, respeito, se a visão de futuro está alinhada com a do parceiro amoroso.

Trabalho e carreira: Analisar se o trabalho desenvolvido supre as necessidades financeiras, de realização e reconhecimento, se o ambiente de trabalho é de paz e propício para criar laços de amizade e companheirismo e se permite crescimento e estabilidade emocional.

Saúde: Se a saúde está bem, se não há problemas ou sinais de doenças, se os exames preventivos estão todos em dia, se visita médicos regularmente e se toma cuidados com alimentação e exercícios físicos.

Como aplicar a ferramenta roda da vida?

Para começar a aplicação da ferramenta, deve-se apresentar o gráfico da roda da vida ao coachee e explicar como funciona e como ele deve avaliar cada área da sua vida, dando uma nota de 0 a 10, conforme a sua satisfação.

Outro exemplo de setores a serem avaliados são os da roda abaixo, você pode fazer adaptações de acordo com o seu nicho de atuação.

A ferramenta pode ser adaptada também para aplicação em apenas uma área da vida, nesse caso não seria denominada roda da vida, mas roda do relacionamento, roda do emagrecimento, roda da autoestima, dependendo do objetivo específico do seu cliente.

Para aplicação em nichos, deve-se trocar todos os setores pelas áreas específicas, como por exemplo na roda do emagrecimento, coloca-se as divisões: dieta, academia, apoio familiar, estabilidade emocional, autoestima e etc.

Leia também:  Sessão de coaching passo a passo

Se você desejar, temos uma versão interativa e online da roda da vida para você preencher.

A roda da vida é uma ferramenta de diagnóstico de cenários que também auxilia no aumento da motivação do coachee, já que ele entenderá quais são os motivos que deverão nortear a sua mudança do estado atual para o estado desejado.

Como discutir a roda da vida com o coachee?

Logo após o coachee ter feito todo o preenchimento da sua roda da vida, ele pode ser convidado a fazer uma análise geral do seu estado atual, falando sobre como ele se sente ao enxergar o seu resultado.

Depois, é importante que ele possa avaliar todos os setores apresentados na ferramenta separadamente, de forma a refletir como cada um deles interfere no seu momento de vida.

Ele pode, também, relacionar alguns dos aspectos da roda entre si para reconhecer influências e encontrar meios de melhorar a sua situação. É importante perguntar ao coachee sobre os pontos fortes que ele poderá usar para que a sua missão de equilibrar a sua roda da vida seja executada com sucesso.

O coach pode aproveitar o momento para pedir que o coachee faça um relatório resumido sobre o seu cenário. Descrevendo todos os pontos importantes para o seu progresso rumo ao estado desejado.

A roda da vida poderá, também, inspirar a criação de uma ou mais tarefas a serem executadas pelo cliente entre uma sessão e outra.

Você usa a roda da vida tradicional ou gosta de adaptar ao estilo dos seus clientes? Compartilhe esse artigo com seus colegas de profissão e troquem ideias sobre variações da ferramenta.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)