Ferramenta de coaching valores

Fazer com que o coachee reconheça seus próprios valores é uma etapa muito importante em um processo de coaching.

Por isso, foi desenvolvida a ferramenta de coaching valores, que ajuda o coach a promover o autoconhecimento do seu coachee a fim de ajudá-lo a cumprir suas metas, visões e tarefas ao longo das sessões.

Neste texto, você saberá mais detalhes sobre a ferramenta valores e como é feita a sua aplicação em uma sessão de coaching.

Como funciona a ferramenta de coaching valores?

A criação dessa ferramenta tem origem na estratégia empresarial de definição de missão, visão e valores. Mas, é aplicada separadamente da missão e visão, que formam juntas uma outra ferramenta.

Isso acontece porque a escolha dos valores pelo coachee é um ato de olhar para si mesmo e não um estabelecimento de metas como na missão e visão. Porém esses três elementos podem ser complementares e o ideal é que se aplique a ferramenta valores após a aplicação da missão e visão.

A importância do autoconhecimento dos valores pelo coachee se deve ao fato de que ele apenas conseguirá fazer o que deve ser feito se tiver total ciência das suas qualidades.

Além disso, é essencial que o cliente atendido tenha compreensão do significado de cada valor e que também consiga atribuir uma ordem de prioridade. Assim, ele terá condições de tomar decisões mais acertadas e manter a sua coerência ao optar por algo que é mais significativo para ele.

Como se aplica a ferramenta valores?

Primeiro, deve-se explicar ao coachee o que é um valor, que é algo que faz parte da sua essência individual e não uma qualidade que ele gostaria de ter. Feito isso, é o momento de falar sobre a importância da ferramenta.

Leia também:  Porque ter um propósito como coach é importante para você

Depois, o coach pode, para facilitar a escolha do atendido, apresentar uma tabela ou uma lista de qualidades importantes a serem analisadas. Então, o coachee deverá, primeiro, marcar todas aquelas que são seus valores.

Você pode usar o exemplo abaixo ou adaptá-lo de acordo com o estado desejado e as demandas particulares do seu coachee.

RESPEITOCONFIANÇASUCESSOORDEM
AUTO REALIZAÇÃOAPRENDIZADOTRABALHO EM EQUIPERECONHECIMENTO
ESPIRITUALIDADECRESCIMENTOLIBERDADEHONESTIDADE
EQUILÍBRIOCONFORTOMUDANÇAINOVAÇÃO
AMIZADEROTINADISCIPLINADINÂMICA
AVENTURASATISFAÇÃO PESSOALSATISFAÇÃO PROFISSIONALPROPÓSITO
GENEROSIDADEAUTENTICIDADERECIPROCIDADESABEDORIA
FAMAPODERENERGIAAFEIÇÃO

 

O próximo passo é pedir que, dentre os valores escolhidos, o coachee faça uma ordem começando pelo valor mais importante e terminando com o menos relevante para ele.

Isso o ajudará a tomar decisões, já que terá em mente quais são as suas prioridades e o que deverá levar em conta ao escolher entre uma ou outra questão da sua vida. Por exemplo: se generosidade for mais importante do que satisfação pessoal, certamente ele fará uma decisão mais acertada quando priorizar as pessoas que ama.

Como alguns valores são muito parecidos entre si, pode ser que apareçam algumas dúvidas ou acontecer de o coachee escolher um deles sem perceber que o outro seria mais adequado à sua personalidade.

Para garantir, então, que a ferramenta de coaching valores seja aplicada da melhor forma possível, pergunte sempre ao seu coachee, após ele escolher a ordem de prioridade das qualidades, o que ele entende por cada uma delas.

A ferramenta de coaching valores é uma forma eficaz de aumentar o autoconhecimento do coachee com a intenção de tornar mais clara as tomadas de decisões e serve, também, para reforçar sua missão e visão.

Leia também:  É possível ser coach e manter uma carreira paralela?

Você costuma usar essa ferramenta nas suas sessões de coaching? Como está a aceitação e o desenvolvimento dos seus clientes após a aplicação dos valores? Conte para nós sobre as suas experiências como coach.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)