Ferramentas de coaching para gestão de pessoas

A gestão de pessoas é parte fundamental em qualquer empresa. Para que um negócio prospere, é preciso saber conduzir, motivar, treinar e avaliar as equipes de trabalho.

Para ajudar os gestores de pessoas nessa tarefa há algumas técnicas e ferramentas de coaching que podem ser aplicadas no ambiente de trabalho para melhorar e avaliar o desempenho do pessoal.

E é sobre isso que vamos falar nesse artigo, continue lendo o texto e aprenda mais sobre com aplicar o coaching para gestão de pessoas.

A importância do coaching na gestão de pessoas

Muitas pessoas possuem competências individuais importantes, mas que estão desalinhadas com os objetivos da empresa, ou, então, há necessidade de lapidar alguns aspectos ou criar hábitos compatíveis.

Além disso, as ferramentas de coaching ajudam a fazer uma avaliação profissional de competências e de desempenho, de forma a diagnosticar habilidades e também auxiliar no planejamento de ações de aprimoramento de qualidades profissionais.

Avaliação de perfil por assessment

O método assessment é baseado na aplicação de questionários por profissional qualificado, com o intuito de identificar as forças e as fraquezas de cada funcionário da empresa.

Essa ferramenta pode ser aplicada em pessoas de qualquer nível hierárquico de uma organização, do assistente ao diretor, já que é focado nas competências individuais e não em conhecimentos técnicos.

A avaliação por meio de coaching assessment é usada para seleção de candidatos, diagnóstico de necessidade de treinamento, planejamento de carreira, sucessão ou substituição de vagas e qualquer outra rotina do setor de gestão de pessoas.

Dentre os benefícios para as empresas estão: maior conhecimento da equipe tanto pelos gestores de pessoas quanto pelos líderes, aumento da produtividade, assertividade na tomada de decisões, aumento da motivação de cada membro da equipe e retenção e desenvolvimento de talentos.

Leia também:  O que é Wellness Coaching (coaching de bem-estar)?

Avaliação de perfil pelo DISC

A ferramenta DISC é uma das formas mais usadas para se fazer análise de perfil comportamental de colaboradores de uma organização.

A aplicação dessa avaliação de comportamento é feita por meio de questionários ou pela livre escolha de palavras que definem melhor a pessoa que está sendo avaliada, realizada pelo próprio indivíduo.

O DISC mede padrões de comportamento e de emoções com base em quatro perfis básicos e não serve para analisar qualidades mais profundas, resiliência, ética, moral ou valores.

O nome dessa ferramenta é formado pelo acrônimo derivado as palavras Dominância, Influência, S(e)stabilidade e Conformidade.

As principais características do perfil dominante são o gosto pela competição, o poder de decisão rápida, a orientação para resultados e a raiva.

O perfil influente é caracterizado pela capacidade de liderança e atração de pessoas, confiança, otimismo e sociabilidade.

O indivíduo estável é quieto, bom ouvinte, constante, sincero, confiável e não gosta de demonstrar muitas emoções ou fragilidades.

A conformidade é o padrão comportamental das pessoas perfeccionistas, analíticas, detalhistas, que possuem muita facilidade em seguir regras.

Segundo os criadores da ferramenta DISC, nenhum perfil comportamental é melhor ou pior do que o outro e todos têm potencial para desenvolver competências e ter sucesso nos projetos que sejam mais adequados ao seu perfil.

O DISC é muito importante tanto para o autoconhecimento do indivíduo quanto para a avaliação do gestor de pessoas, a fim de encaixar o colaborador em projetos em que ele tenha mais chances de sucesso.

O coaching é aplicável em diversas área da vida pessoal, profissional e também é uma metodologia usada com muito êxito na gestão de pessoas, sempre aliado às ferramentas de avaliação de perfil comportamental.

Leia também:  Qual é o significado de coaching, coach, coaches e coachee?

Gostou do artigo? Dê a sua opinião nos comentários e compartilhe.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)