Ferramentas de coaching para líderes

Um líder pode ser alguém que já nasceu com habilidades para exercer a liderança em um ambiente. Ou, então, uma pessoa que ainda está em fase de aprendizado sobre as competências de um líder.

Mas, para ambos os casos é preciso saber conduzir seus colaboradores em qualquer situação, em todos os tipos de cenário, e é para isso que as ferramentas de coaching para líderes servem.

Neste artigo você vai aprender sobre alguns aspectos de um leader coach e conhecer 3 ferramentas essenciais para serem aplicadas no contexto da liderança organizacional.

O que é ser um leader coach?

Um leader coach, ou líder coach, é a pessoa que exerce liderança em alguma empresa ou organização sem fins lucrativos e que usa técnicas e ferramentas de coaching para aplicar junto aos seus liderados.

É importante diferenciar do coach de liderança, que é o profissional que atende realizando processos de coaching, por meio de sessões, a fim de ajudar líderes a conquistarem objetivos específicos relacionados ao exercício da liderança.

Ferramenta Check List

Essa ferramenta é bastante simples em sua aplicação, mas fundamental para ajudar a enxergar com clareza várias tarefas a realizar que possam ser esquecidas na rotina de trabalho.

Basta pegar uma folha de papel ou abrir um documento no computador e listar todas as ações que devem ser realizadas dentro de um determinado projeto, meta ou objetivo específico.

É aconselhável colocar uma data na realização de cada tarefa, em vez de apenas a palavra “sim” ou “ok”. Isso facilita controles posteriores e serve de base para projetos futuros que precisarão ter um período de tempo bem definido.

Leia também:  Ferramenta de coaching valores

O check list pode ser também uma ferramenta que dá origem a um fluxograma ou a um cronograma ou então ser um simples método de controle de tarefas tanto do líder quanto dos seus liderados.

Ferramenta Administração de Cenários

Também chamada de projeção de cenários ou gerenciamento de crises, é uma ferramenta que auxilia o líder no planejamento de qualquer tipo de situação que possa ocorrer, como falta de funcionários, corte de custos e atrasos em projetos.

A administração de cenários funciona como um arsenal para liderar em situações que podem variar de normais a caóticas, sendo importante, então, para preparação de um líder que saberá conduzir a sua equipe em qualquer cenário.

A aplicação da ferramenta consiste em descrever cenários, desde a situação esperada até o pior que possa acontecer. Além disso, é preciso traçar um plano resumido para resolver os problemas que possam surgir.

Por exemplo: se um possível cenário é a falta de capacitação da equipe, é necessário ter pessoal que possa fazer um treinamento rápido, material didático e ambiente para as aulas.

Para os cenários mais prováveis, é preciso ter tudo planejado antecipadamente, e, para os casos mais difíceis de acontecer, basta o líder saber o que fazer em momentos de crise.

Ferramenta Roda da Liderança

Para quem conhece a ferramenta de coaching roda da vida, vai se familiarizar rápido com a roda da liderança, pois é uma derivação dela.

Para a sua aplicação, é feita uma roda em forma de gráfico tipo pizza, dividindo-a em 10 partes:

  1. Inspiração
  2. Delegação
  3. Ousadia
  4. Trabalho em equipe
  5. Foco no trabalho
  6. Desenvolvimento da equipe
  7. Visão de futuro
  8. Estabelecimento de prioridades
  9. Dar feedback
  10. Criatividade e estímulos
Leia também:  Teste DISC

Feito isso, é o momento de dar uma nota de 1 a 10 para cada um desses itens e planejar ações para melhorar naquilo que tiver uma nota ruim.

É uma ferramenta que pode ser aplicada em si mesmo ou ser feita para ajudar cada um dos liderados a identificar seus pontos que devem ser trabalhados.

Você quer ser um leader coach ou já aplicou essas ferramentas em algum contexto de liderança pessoal ou profissional? Conte para nós sobre suas experiências.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)