Ferramentas de Executive Coaching

Para uma empresa ter bons resultados, é preciso que os seus colaboradores estejam preparados para entregar o máximo de produtividade. Para isso, são usadas algumas ferramentas de executive coaching.

O coaching executivo, como é também chamado esse tipo de processo, pode ser aplicado em qualquer nível hierárquico com bons resultados, desde que sejam escolhidas as ferramentas certas para cada caso.

Neste texto você conhecerá algumas dessas ferramentas que podem ser aplicadas nas sessões de executive coaching  e quais são os benefícios que elas oferecem aos coachees.

Negocio do coaching

Ferramenta de produtividade

Essa aplicação ajuda qualquer colaborador de empresa, envolvido em qualquer tipo de projeto, a aumenta a sua consciência produtiva e também a sua motivação.

O primeiro passo é definir o objetivo específico ou projeto a ser trabalhado na sessão. Feito isso, é feito o preenchimento das demais questões abaixo.

Quais são as prioridades do projeto?

O coachee deve detalhar quais são as tarefas que devem ser executadas com prioridade para o bom andamento do projeto que está sendo desenvolvido no seu ambiente de trabalho.

Qual é o aprendizado que deverá ser tirado nesse projeto?

O colaborador deve descrever o que espera aprender, tanto na fase de execução quanto na conclusão do trabalho a ser realizado. Poderá ser perguntado também sobre as suas expectativas quanto ao projeto.

O que devo evitar no decorrer do projeto?

Nessa etapa, o coachee deve falar sobre atitudes e ações que não combinam com o objetivo do projeto, deve explicar tudo o que não pode ser feito, sob o risco de perder produtividade.

Quais os hábitos preciso criar antes de começar o projeto?

Para aumentar a produtividade, é essencial criar novos hábitos tanto por questões motivacionais quanto para o próprio aumento da produção em si. Por isso, é importante que o coachee esteja consciente das mudanças necessárias e que se comprometa com ele mesmo.

Leia também:  Por que fazer um processo de coaching?

Por que serei grato ao final do projeto?

Para aumentar a motivação e a vontade de produzir do coachee, é essencial que ele enxergue os resultados desse projeto e como ele pode mudar sua vida. Então, deve-se pedir que o cliente atendido descreva todas as sensações e motivos para ser grato quando alcançar o sucesso com o fim do projeto.

Ferramenta Análise SWOT

É uma das ferramentas mais usadas no ambiente corporativo, e não é para menos. Ela é de fácil aplicação e interpretação e, além disso, costuma produzir ótimos resultados.

Para aplicar essa ferramenta, primeiro deve-se dividir um pedaço de papel ou documento em 4 quadrantes. Do lado esquerdo ficam as forças e oportunidades e do lado direito as fraquezas e ameaças.

Na seção forças, o coachee deve preencher suas qualidades que o ajudarão a alcançar o seu objetivo específico ou a realizar o projeto profissional em questão.

Em oportunidades, deve pensar nos fatores externos que auxiliam nas tarefas rumo ao cumprimento do projeto, como por exemplo, uma equipe de trabalho auxiliar.

Em fraquezas, deve-se preencher os pontos fracos do coachee que poderão dificultar o atingimento do seu objetivo específico.

Por fim, as ameaças correspondem aos fatores externos que atrapalham a execução das tarefas ou que podem comprometer o sucesso do projeto.

A intenção final dessa ferramenta é discutir com o coachee como o lado positivo (forças e oportunidades) podem anular o lado negativo (fraquezas e ameaças), a fim de otimizar as ações de trabalho e facilitar o cumprimento das metas. Aqui você pode conhecer um pouco mais sobre a ferramentas SWOT no coaching.

Você já trabalhou com executive coaching? Já usou uma dessas ferramentas? Comente abaixo e compartilhe com seus amigos coaches.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me