Instagram para coaches – O guia básico para resultados efetivos

O Instagram está cada vez mais presente na estratégia de coaches que querem divulgar o seu trabalho e se destacar da forma certa nas mídias sociais, ganhar autoridade e fechar mais processos.

A segunda maior rede social de hoje tem algumas particularidades e macetes necessários para garantir que você tenha os melhores resultados.

Neste artigo você verá algumas das melhores práticas para divulgar o seu trabalho de forma coerente no Instagram e conseguir mais resultado.

Segredos fundamentais do Instagram

Para desenvolver um trabalho consistente no Instagram, assim como em qualquer rede social, é preciso entender os fundamentos da rede, como ela funciona e o que realmente gera resultado.

Para começar, o Instagram é uma rede social de imagens, onde a dinâmica principal de funcionamento está na reciprocidade – com isso já tem muita coisa dita, mas vamos abrir mais o assunto.

A reciprocidade funciona no Instagram mais do que em qualquer rede social – então a dinâmica gira em torno do sistema do “Se você curtiu alguma coisa minha, eu vou curtir alguma coisa sua”. Isso faz com que a presença constante na rede seja essencial. As pessoas buscam esta rede justamente pela interação facilitada.

Por ser uma rede social de imagens, a qualidade das fotos é essencial, e as pessoas buscam muito a conexão humana e as experiências rápidas – afinal, uma imagem leva milésimos de segundo para ser interpretada pela nossa mente, o que torna a ação de rolar o feed de postagens muito mais impactante.

Acrescentando às imagens, uma comunicação visual uniforme educa a sua audiência a se acostumar com o seu conteúdo – se você mantém um padrão, acaba reconhecido por este padrão.

Os vídeos que realmente te destacam

O Instagram vem diversificando cada vez mais em sua evolução, trazendo um dos recursos mais interessantes da atualidade – o InstaStories.

Neste recurso você pode gravar vídeos de 15 segundos que expiram depois de 24 horas da publicação – a magia neste recurso está justamente na expiração dos vídeos, que gera a sensação de urgência nas pessoas – se não assistir em 24 horas, nunca mais assistirá.

Leia também:  A importância do assessment em um processo de coaching

Isso torna a funcionalidade um grande atrativo, mas é preciso ter cuidado em disponibilizar conteúdos que acrescentem valor para quem assiste, e isso tornará a experiência ainda mais enriquecedora e irresistível.

Para uma atuação profissional, cotidiano irrelevante como filmagens de sua refeição do dia (salvo nichos específicos) não costumam engajar muito a audiência, pois é o tipo de conteúdo pertinente para celebridades, na situação em que as pessoas têm mais interesse em saber como ele leva a vida do que no valor da mensagem.

Rede social serve para socializar

Outra dica importante do Instagram é que as pessoas se conectam com pessoas para se socializar, e isso precisa ser levado em consideração para garantir o engajamento das pessoas.

Então a dica não poderia ser mais direta: interaja com as pessoas.

  • Comente e responda comentários
  • Faça comentários
  • Responda mensagens diretas
  • Cite outros usuários e pessoas em vídeos de Stories ou postagens

As pessoas vão perceber o seu movimento de tratar as relações pessoais como uma pessoa e não como uma marca – e as pessoas se conectam com pessoas, é isso que vai trazer a atenção que você precisa para ter sucesso com o Instagram.

Use e abuse também das lives, pois a possibilidade de interagir com as pessoas ao vivo humaniza bastante o trabalho.

Frequência de postagem

Uma dúvida bastante comum é de quantas vezes é preciso fazer conteúdo para o instagram – eu diria que assim como para qualquer rede social, a métrica é a mesma: Você só precisa fazer conteúdo no dia que você toma banho!

Todos os dias? Sim, todos os dias!

Como as mídias fotográficas tem uma taxa de absorção muito rápida para o usuário, se você não tiver uma frequência de postagem intensa, a possibilidade de uma postagem irrelevante para a percepção do seu público será grande.

Leia também:  Ferramenta de coaching Meta SMART

Neste momento vale a máxima que diz “quem não é visto é esquecido”.

E tendo isso em vista, é importante lembrar que o Instagram é uma mídia diferente do Facebook e das outras mídias, o que significa que fazer um trabalho para o Instagram e compartilhar também na sua página do Facebook não é missão cumprida.

Seja o melhor em um só lugar

O mais importante para fazer as coisas darem certo é colocar toda a sua intenção em entender à fundo a ferramenta, para conseguir fazer o melhor trabalho possível.

Alguns profissionais acabam entrando em uma paranoia de estar presente em todas as redes sociais, e isso me lembra a história do pato:

O pato é um animal que anda, nada e voa – e não é o melhor em nenhuma destas 3 coisas.

Coloque o seu foco em ser o melhor dentro da rede social que você escolher, coloque coração no trabalho e vá fundo, pois o mundo precisa muito da sua ajuda.

E você, já trabalha com o Instagram no seu negócio de coaching? Nos conte sobre a sua experiência com esta Rede social.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

Instagram para coaches – O guia básico para resultados efetivos
4.9 - 7 votos
SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)

Um comentário em “Instagram para coaches – O guia básico para resultados efetivos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *