Liderança e motivação com coaching

A figura do líder é de extrema importância no meio corporativo e, até mesmo, em pequenos negócios. Uma boa liderança tem o poder de guiar pessoas para agirem em harmonia em prol de um mesmo objetivo, aumentando as suas chances de sucesso.

Para exercer uma boa liderança é preciso desenvolver algumas competências específicas como dinamismo, capacidade de ouvir e se comunicar, administração de conflitos e motivação de pessoas.

Manter os membros de uma equipe sempre motivados é uma das tarefas mais difíceis de um líder. Para que ele consiga desempenhar bem esse papel, fazer uso das ferramentas de coaching é uma ótima alternativa.

Continue lendo o artigo e saiba mais sobre como líderes podem motivar os seus liderados usando a metodologia do coaching.

Como funciona o trabalho do líder coach

O gestor que aplica as técnicas e ferramentas de coaching  dentro de uma empresa pode ser chamado de líder coach.

Os líderes são peças-chave para o bom desempenho de uma organização e, por isso, devem possuir algumas habilidades como boa comunicação, empatia e visão de futuro.

Mas, um líder coach, ou leader coach, não é apenas um bom chefe de equipe com características clássicas. Esse profissional deve saber aplicar os princípios do coaching no seu dia a dia de trabalho, em benefício dos seus liderados.

Esses princípios visam motivar pessoas e extrair delas os seus talentos fundamentais para os objetivos da empresa. Outros aspectos que podem ser melhorados com o coaching na rotina de uma organização é a relação interpessoal e a falta de foco.

O líder coach acompanha o desenvolvimento de cada pessoa da sua equipe e oferece recursos para que consigam atingir os seus objetivos profissionais e desempenhar bem os seus papéis dentro da organização.

Leia também:  Tudo sobre coaching pessoal

Benefícios oferecidos por um líder coach

Uma empresa que possui gestores atuando com a metodologia do coaching tem grandes vantagens sobre aquelas que praticam apenas modelos tradicionais de liderança e administração.

Um dos benefícios mais notáveis do leader coaching é o aumento da produtividade dos membros de uma equipe de trabalho. As técnicas de coaching elevam a motivação de cada um, tratando-os como indivíduos com necessidades próprias.

A retenção de talentos também costuma aumentar consideravelmente quando se tem líderes coaches atuando em uma organização. Com a aplicação das técnicas certas de coaching, os colaboradores serão estimulados a vestir a camisa da empresa, mantendo o seu nível de motivação mais alto e mais estável.

Outra grande vantagem da atuação de um líder coach é a redução de conflitos entre colegas de trabalho, melhorando o clima organizacional.

Como aumentar a motivação dos colaboradores

O líder que aplica os preceitos do coaching na sua rotina de trabalho deve se preocupar sempre em trabalhar a motivação de cada um dos seus liderados.

Além de a motivação ser essencial para um bom andamentos das tarefas laborais, a falta dela acarreta outros problemas como baixa produtividade e falta de engajamento.

Por isso, é importante que o gestor líder saiba aplicar as técnicas e ferramentas de coaching que extraiam as reais motivações de cada colaborador. Muitas vezes pensamos que dinheiro e reconhecimento são os grandes motivadores dos funcionários, mas é preciso analisar cada indivíduo para que se faça uma ação mais efetiva.

A essência do coaching é a aplicação de perguntas estratégicas para extrair o melhor da pessoa que passa pelo processo. A cada questão respondida deve ficar mais claro o autoconhecimento do colaborador, suas qualidades, pontos fracos, anseios, receios, dúvidas e motivações.

Leia também:  Coaching esportivo

O líder coach tem o papel de ajudar os seus liderados a terem uma visão mais ampla de si próprios, para que eles mesmos encontrem o seu caminho e consigam tomar decisões com mais segurança.

Diferente de outros métodos, o coaching estimula o indivíduo a se conhecer melhor e a entender como suas características influenciam na sua vida. O poder de ação e de automotivação também é trabalhado durante o processo.

O líder que usa o coaching no seu dia a dia de trabalho não deve ditar um passo a passo para que os seus liderados sigam. Ele deve extrair de cada um a sua essência e ajudar cada colaborador a usar suas forças a seu favor para manter sempre o máximo de motivação e eficiência.

 

Assine, não perca nenhum conteúdo:

Liderança e motivação com coaching
4.8 - 6 votos
SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *