LinkedIn para coaches: Dicas de dominar a rede social dos profissionais

As redes sociais normalmente são um lugar de descontração e compartilhamento de momentos de lazer e férias, momentos emocionais e corriqueiros – o que não acontece no LinkedIn.

Apesar de ser uma rede social relativamente jovem e pouco explorada pelo público geral no Brasil, foi criada em 2003 e tem uma dinâmica completamente diferente das demais – o LinkedIn é o seu currículo online.

Uma rede social usada para formação de perfil profissional, amplamente explorada por diretores e CEOs, bem como por muitos Head Hunters que estão atrás de talentos para grandes empresas.

Vamos explorar neste artigo os passos essenciais para obter sucesso nesta rede social tão importante para quem leva a carreira a sério.

Entendendo a rede

O LinkedIn tem uma dinâmica bastante diferente das demais redes, porque o objetivo não é compartilhar as suas férias ou gostos pessoais, aqui o assunto principal é carreira.

As pessoas que levam a sério a sua carreira e buscam ascensão profissional tem um perfil de LinkedIn, que vai se tornar um histórico do seu sucesso profissional, aberto e a disposição de empresas e caçadores de talentos.

E porque é uma rede importante para os coaches? Podemos citar diversas razões, mas se atende às principais delas:

  • Já é um público com foco em desenvolvimento de carreira, um amplo mercado de coaching;
  • É um público mais selecionado, então normalmente conseguem arcar financeiramente com produtos e consultorias que lhes interessem, bem como o coaching;

Tendo em vista este foco estritamente profissional, as pessoas que usam esta rede social vão criar conexões e aceitar convites de pessoas que estejam estritamente interessadas em gerar relacionamentos e grupos de interesse profissional.

Convites avulsos e sem justificativas acabam sendo desconsiderados, pois é a qualidade da construção de sua rede de contatos que lhe permitirá alcançar novos patamares profissionais, indicações de valor e parceiras de longo prazo.

Como montar um perfil campeão

Algumas peças chave na formulação do seu perfil no LinkedIn tornarão o seu trabalho mais interessante para as pessoas que tenham interesse.

Leia também:  O que é necessário para ser um coach?

– Atenção com o título profissional, afinal você vai gerar conexões com pessoas que percebam valor profissional naquilo que você faz, com isso deixar claro o seu nicho de atuação é essencial.

Foto de perfil é muito importante – sabe aquela foto do final de semana que você ficou muito bem de regata e óculos escuros? Guarde para você! A imagem que você deve inspirar no LinkedIn é de um profissional, portanto o padrão 3×4 não funciona tão bem – escolha uma foto de rosto, com sorriso no rosto e fundo neutro.

Figura de capa também é um fator importante, pois tudo se trata do tipo de profissional que você é e como quer ser visto, então escolha imagens de qualidade e se quiser pode adicionar uma boa frase de impacto que reflita o objetivo que guia o seu trabalho.

Resumo é o momento que você faz a promessa do seu trabalho, deixando claro o seu objetivo como profissional e a forma que você quer impactar o mundo positivamente através do seu trabalho.

– Você ainda pode personalizar a URL, deixando claro o seu título de coach junto do seu nicho de atuação, que favorecerá muito na busca interna da plataforma, e isso pode ser feito na opção de informações de contato – atenção para o máximo de 30 caracteres neste campo.

– Solicite recomendações, afinal ser bem reconhecido por pessoas que já conferiram o seu trabalho é uma grande vantagem para conseguir novos contratos, por isso aproveite para contatar ex-clientes e antigos colegas de trabalho que possam expressar algumas palavras sobre o que você é profissionalmente.

Conecte-se a pessoas

À esta altura você provavelmente já tem clareza de quem é o perfil de cliente que você está buscando no LinkedIn, então você tem a possibilidade de buscar estas pessoas de acordo com o seu perfil, cargo e empresas.

Este é o momento de caprichar na personalização do seu convite, pois como falamos, o LinkedIn tem foco em conexões de importância profissional.

Leia também:  PNL: o que é e como pode ser aplicada ao coaching

Mesmo que o LinkedIn já traga uma mensagem pré-definida, o melhor é substituir o conteúdo, criando uma mensagem mais pessoal e personalizada, especialmente colocando o nome da pessoa que você quer se conectar.

Também não se pode esquecer de agradecer às pessoas que aceitaram o seu convite.

Gere movimento para não ficar parado

Assim como todas as redes sociais, elas exigem movimento e presença para ampliar e cativar a sua audiência, portanto, esteja sempre divulgando novos materiais, links de artigos do seu blog e mensagens de caráter profissional.

E uma cordialidade importante quando você quer demonstrar que se preocupa com o sucesso das outras pessoas é parabenizar pelas atualizações da sua rede.

Lembre-se que o mais importante nestes trabalhos de redes sociais é demonstrar que você se importa, afinal pessoas se conectam com pessoas, e gostam de ser percebidas.

Seja bastante social, é este o objetivo das redes sociais em geral. Você já utiliza o LinkedIn? Compartilhe conosco a sua experiência com esta rede social.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

LinkedIn para coaches: Dicas de dominar a rede social dos profissionais
4.7 - 14 votos
SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)