Livros de coaching para coaches

O profissional que trabalha aplicando processos de coaching lida com seres humanos de diferentes perfis comportamentais e com diversos objetivos e visões de mundo.

Para que o coach desempenhe bem o seu papel, guiando os seus coachees do estado atual para o estado desejado, é preciso que haja estudo e aperfeiçoamento constante, além de uma boa formação profissional.

Os livros de coaching para coaches são uma ótima maneira de adquirir mais conhecimento teórico para melhorar na prática das sessões de coaching e na compreensão das virtudes e dificuldades dos clientes. Conheça abaixo alguns dos títulos que todo coach deveria ler.

Manual de Coaching – Guia Prático de Formação Profissional

Essa obra escrita por Arnaldo Marion, coach e estrategista nas áreas de desenvolvimento pessoal e profissional, possui 352 páginas de conteúdo denso sobre toda a dinâmica de um processo de coaching.

O livro é um guia prático que contém os princípios do coaching, as principais ferramentas, o ciclo do coaching e aborda como fazer um roteiro de uma sessão aplicada ao coachee. Ou seja, é praticamente uma formação em coaching na forma escrita.

Ferramentas de coaching

Outro excelente livro de coaching para coaches aperfeiçoarem suas técnicas e aprenderem novas ferramentas é a obra escrita por João Alberto Catalão e Ana Teresa Penim.

O livro é um best-seller de 288 páginas que trata sobre 50 ferramentas práticas de coaching organizadas de forma sequencial, ou seja, na sua ordem de aplicação ao longo de um processo de coaching.

É um material único e indispensável para coaches de diversos nichos que desejam ter diversas ferramentas para escolher aquelas mais adequadas a cada necessidade dos seus coachees.

Coaching com PNL

Esse guia prático, escrito por Andrea Lage e Joseph O’Connor, une a metodologia do coaching à Programação Neurolinguística (PNL), abordando os seus principais conceitos.

Leia também:  Ferramenta de coaching Perdas e Ganhos

O livro possui 272 páginas que explicam como aplicar o básico da PNL nas sessões de coaching, de forma a proporcionar um maior desenvolvimento do coachee. Um dos diferenciais desse material é o seu conteúdo construído com diversos exemplos práticos de aplicação do coaching com PNL.

Coaching Evolutivo

Esse livro, escrito por Richard Barrett, possui 312 páginas que abordam os aspectos humanos relacionados ao coaching e não o processo em si. O foco da obra é o desenvolvimento do potencial humano.

Trata-se de um conteúdo altamente recomendado para coaches de vários nichos, não apenas os que trabalham com coach pessoal, já que abre a mente do leitor para as nuances do comportamento humano, ajudando-o a extrair o melhor de cada coachee.

Perguntas Poderosas

O livro Perguntas Poderosas – Construa Relacionamentos, Vença em Novos Negócios e Influencie Outros possui um rico conteúdo, composto por 216 páginas, escrito por Andrew Sobel. Ele não é exatamente um livro de coaching, mas é totalmente aplicável para todos os coaches na sua rotina profissional.

Como o processo de coaching é baseado em perguntas feitas para o coachee de modo a aumentar o seu autoconhecimento, a sua motivação e estimular a tomada de ações e decisões, aumentar o arsenal de questões para as mais variadas situações é de grande valia para qualquer coach.

Toolbox PBC

O livro escrito pelos autores Paul Dinsmore, Cláudia Mourão, Fábio Pittori e Vanda Souza, aborda as ferramentas de coaching do método PBC (Project Based Coaching) em  180 páginas de conteúdo prático.

A obra possui como diferencial um road map (rota de ação) dividido em diversos setores como sonhos, valores, metas, cenário, dentre outros. O uso desse tipo de ferramenta possibilita que o coach auxilie o seu coachee a traçar uma linha lógica de ação de acordo com a sua avaliação de capacidades e dificuldades.

Leia também:  Funil de vendas para coaches

Como o Coaching Funciona

Essa obra, elaborada pelos autores Andrea Lages e Joseph O’Connor, composta por 304 páginas, oferece uma visão mais ampla de diversos tipos de coaching.

O livro começa abordando a história e a essência do coaching em detalhes, explicando todo o funcionamento do seu processo. Além disso, oferece uma análise da situação do coaching atualmente.

Ao longo da leitura, o coach aprenderá, também, sobre o que é coaching integral, coaching ontológico, coaching neurolinguístico, coaching da psicologia positiva, coaching coativo, coaching comportamental e outras metodologias.

Gostou das opções de livros de coaching para coaches? Já leu algum deles? Conte a sua opinião para nós, aqui abaixo nos comentários.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)