Melhorando o relacionamento interpessoal com coaching em grupo

O relacionamento interpessoal é a troca entre duas ou mais pessoas que possuem alguma ligação pessoal ou profissional. Muitas vezes, nossa maneira de lidar com nós mesmos reflete nessas relações, em outras, o relacionamento entre pessoas são o reflexo, principalmente, da sinergia entre elas.

De qualquer maneira, o comportamento humano em relação a outros indivíduos pode ser modificado, corrigido ou aprimorado com a ajuda de um coach preparado para aplicar ferramentas de coaching em grupo para diversos objetivos.

Neste artigo você vai saber mais sobre como melhorar relacionamentos interpessoais com coaching em grupo, como funciona esse tipo de processo e seus benefícios.

Como funciona o coaching em grupo?

O processo de coaching em grupo pode ser realizado em diversos casos e não deve ser confundido com o coaching em equipe, que é destinado apenas aos coachees que trabalham em um mesmo projeto profissional.

Podemos considerar como um grupo um casal, mãe e filho, dois concursandos, uma turma de cursinho pré-vestibular ou qualquer união de pessoas que buscam um objetivo específico comum. Essas pessoas podem estabelecer uma relação entre si ou não, como no caso de estudantes que apenas estão em um grupo pela meta em comum.

As ferramentas aplicadas em um processo de coaching em grupo podem ser as mesmas usadas para sessões individuais, com ou sem adaptações, a critério de cada coach. Em alguns casos, pode-se, também, aplicar ferramentas específicas para grupos, principalmente em casos onde é preciso melhorar a sinergia e o relacionamento interpessoal entre os participantes.

Como as sessões são feitas em grupo, a duração do processo de coaching pode ser maior do que o modelo convencional de 10 atendimentos de 1 hora cada. Algumas sessões podem ser feitas de forma individual durante o processo, dependendo do contexto e da forma de trabalhar do coach.

Leia também:  Coaching nutricional

É importante ressaltar que o coaching em grupo não é uma terapia e não deve ser usado com o intuito de obter conselhos ou orientações sobre assuntos específicos, como acontece em uma consulta com um psicólogo, por exemplo.

Quais são os benefícios do coaching em grupo?

O coaching em grupo melhora o relacionamento interpessoal de forma muito significativa, já que trabalha os pontos fortes e fracos individuais e sua relação com as outras pessoas do grupo e de fora dele.

No dia a dia, quando estabelecemos contato e diálogo com as pessoas próximas, muitas vezes, não temos a percepção das nossas falhas e dos nossos pontos positivos, que muitas vezes estão adormecidos.

Nas sessões de coaching em grupo, o coach usa ferramentas específicas para diagnosticar o cenário individual de cada membro do grupo e também para que todos entendam a relação entre eles como um todo.

A partir disso, os coachees do grupo podem compreender o que deve ser melhorado em cada um, o que deve ser ressignificado e quais as crenças limitantes que atrapalham a relação devem ser eliminadas.

Os pontos positivos de cada um dos integrantes do grupo também podem ser trabalhados, de forma que sejam otimizados e que sirvam como ferramenta para acabar ou reduzir os pontos negativos do relacionamento interpessoal.

Além disso, o coaching em grupo fortalece a sintonia e a conexão entre os seus participantes por conta não só da convivência auxiliada pelo coach, bem como pelo aumento do conhecimento das particularidades, desejos, dores, medos, limitações e qualidades do outros. Dessa forma, também fica mais fácil estabelecer empatia, tolerância e acolhimento.

Ao melhorar o relacionamento interpessoal com o coaching em grupo, os objetivos individuais também podem ser alcançados com a ajuda das pessoas próximas, além do próprio benefício da melhora da relação entre os membros.

Leia também:  5 estratégias para elaborar conteúdo sobre coaching para redes sociais

Você tem interesse em melhorar o relacionamento interpessoal com o coaching em grupo ou já passou por essa experiência? Comente abaixo.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)