Meu coachee está bloqueado, o que faço para ajudá-lo?

O processo de coaching visa conduzir o coachee do estado atual para o estado desejado. Para isso, ele precisa definir o que é esse estado desejado, apresentando um objetivo específico com clareza e convicção.

Mas é comum acontecer de o cliente contratar o serviço de coaching porque quer muito mudar, mas não sabe exatamente o quê. Outras vezes, o coachee começa decidido a mudar e com a sua imagem de futuro bem definida, mas por algum motivo vai perdendo a motivação ao longo do processo e não consegue mais responder as questões do coach e realizar as tarefas propostas.

Mas a boa notícia é que é totalmente possível reverter essa situação e acabar com a autossabotagem dos coachees. Neste artigo você vai aprender algumas técnicas para contornar essa situação e fazer com que seu cliente atinja o estado desejado.

Coachee Bloqueado

Ensine uma técnica poderosa de PNL

Existe uma técnica de PNL (Programação Neuro Linguística) que faz com que o seu praticante mude a postura e comece a ter gosto pela mudança.

Essa técnica chama-se modelagem. Ela consiste em “pegar emprestado” alguns trejeitos e atitudes típicos de pessoas modelo, que possuem as características que o coachee busca no seu estado desejado.

Por exemplo, digamos que seu cliente é muito tímido e precisa mudar isso. Peça para ele pensar em uma pessoa mais extrovertida, pode ser alguém que ele conheça pessoalmente ou não.

Então, diga para ele escolher as atitudes que mais gostaria de ter, ele passará agora a copiar o modelo e incorporar essas qualidades na sua essência.

Reforce a ideia de que ele se sentirá à vontade fazendo isso, porque logo vai começar a perceber a tão sonhada mudança de comportamento acontecendo e poderá colher os frutos dela.

Leia também:  Como ajudar o coachee a eliminar suas crenças limitantes?

Peça para o coachee relatar desejos

Uma das melhores maneiras para renovar a motivação é despertar os maiores desejos no consciente do coachee.

Muitas vezes ele sabe o que quer e deseja melhorar, mas os pequenos aborrecimentos do dia a dia e a preguiça fazem com que ele perca o ânimo fácil e foque nos pensamentos errados.

Então, peça para o seu cliente relatar com detalhes quais são os seus desejos relacionados com o objetivo que o levou a procurar um coach. Diga para ele olhar para um ponto fixo do ambiente e imaginar as sensações que o estado desejado pode trazer e como é ser uma pessoa diferente, como é o novo cotidiano e sua relação com as pessoas próximas.

Permita que os melhores sentimentos do seu coachee aflorem, ajude-o perguntando algumas coisas sobre essas sensações boas que ele está sentindo.

Se ainda assim ele continuar um pouco travado, peça para ele escolher uma música que traga alegria e coloque bem baixinho para tocar enquanto vocês conversam.

Peça um brainstorming

Se o seu coachee não consegue responder as suas perguntas ou não cumpre as tarefas combinadas, pode ser que ele esteja com algum bloqueio criativo, falta de foco ou simplesmente preguiça de pensar.

A melhor técnica para destravar o raciocínio é o brainstorming (tempestade cerebral, ou tempestade de ideias).

Quando fizer uma pergunta ou um pedido em que o coach fique travado, diga para ele anotar em um pedaço de papel tudo o que vier à cabeça, por mais estranho e engraçado que possa ser.

Explique que essas ideias podem não fazer sentido em um primeiro momento, mas, ao analisar tudo o que foi escrito vai aparecer um significado ou então uma nova ideia a partir daquilo. O inconsciente não enviou aquelas mensagens à toa.

Leia também:  O que fazer quando o coachee não faz tarefas?

Essas são algumas maneiras fáceis de aumentar a motivação do seu coachee e destravá-lo de vez. Você pode aplicar todas elas se necessário, sempre chamando a atenção do seu cliente para o seu objetivo final que é o estado desejado definido por ele.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)