O que é Coaching?

Primeiramente é interessante deixar bem clara a definição do que é Coaching: Coaching é um processo que produz mudanças positivas e duradouras em um curto espaço de tempo de forma efetiva e acelerada. O processo de Coaching apoia a identificação de metas e sonhos utilizando seus recursos internos e externos.

Deixando clara a definição do que é Coaching, se você gerencia pessoas, deve entender a importância de um coaching efetivo. Como alguém é estimulado pode ter um enorme impacto sobre a sua eficácia. Para se certificar de que você está realizando seu trabalho da melhor maneira possível como Coach, veja estas 10 dicas abaixo:

O que é Coaching?

1. Certifique-se de entender completamente o que é coaching:

Muitos coaches entendem incorretamente o que é coaching. É importante utilizar um modelo claro e consistente, e compreendendo o “porquê” – para aumentar o envolvimento e desempenho do coachee – bem como o “como” – usando um modelo de diálogo colaborativo. O coach deve ser capaz de distinguir entre “dar ordens”, treinar e aconselhar.

2. Verifique o seu ponto de vista sobre as pessoas:

Você vai desenvolver muito mais as pessoas se enxergar potencial nelas. Um coach que julga as pessoas com base no desempenho passado e atual, ou acredita que as pessoas são limitadas, não vai se esforçar muito para desenvolver seus coachees. Uma pessoa com um coach que acredita nela, irá se desenvolver muito melhor. Acredite em seus coachees e trabalhe o processo de Coaching de forma eficaz.

3. Aprenda e pratique um modelo de coaching:

É importante que você comece com um modelo de coaching que é comprovado e baseado em pesquisas. Há uma diferença entre fazer um treinamento de dois dias sobre coaching, e realmente desenvolver habilidades de coaching.

Assim como entrar (e ficar) em forma requer exercícios consistentes, tornar-se um grande coach não é uma solução rápida. Depois de adquirir o conhecimento de coaching, o que é extremamente importante para começar, sempre faça novos treinamentos. Encontre uma instituição que ofereça cursos com opções de acompanhamento. Isto vai ajudar bastante a criar um modelo sólido nos seus processos e você vai estar sempre em evolução.

4. Envolva o superior do coachee (quando houver):

Às vezes, uma falta de engajamento ou de apoio da alta administração pode ser um empecilho para um treinamento efetivo. Apresente um estudo de caso sobre os benefícios econômicos do coaching, e certifique-se que eles possam ver o retorno envolvido. Com o envolvimento de todos os níveis da organização, o investimento em uma cultura de coaching vai conseguir uma maior tração e resultados superiores.

5. Compreenda e valorize as diferenças de personalidades:

Ao realizar o processo de coaching, esteja ciente de que cada pessoa tem diferentes motivações e estilos de comunicação. Saiba os estilos das pessoas, a fim de adaptar-se com sua comunicação. Se alguém é mais lento para falar e responder, por exemplo, dê tempo para essas pessoas pensarem ao invés de interrompê-las com sugestões “úteis”. O coach eficaz se adapta as necessidades da pessoa que está sendo treinada.

6. Priorize seu tempo – Mantenha-se focado:

O coaching pode acontecer de maneiras diferentes, com diferentes necessidades e circunstâncias. Às vezes, existem “mini” oportunidades de treinamentos que não devem ser desperdiçadas. Em outras ocasiões, mais sessões de coaching são necessárias. Planeje o período de treinamento e saiba quanto é o bastante. Mantenha a sessão focada em chegar a uma solução dentro do prazo permitido – e evite a verbalização sem fim sobre determinado problema, e prepare o coachee para uma solução.

7. Pare com o “apagar de incêndio”:

Um gerente que toda hora está resolvendo os problemas da equipe não está fazendo a eles (ou a si mesmo) um favor. Ele tem que treiná-los para resolver os problemas, em vez de ele resolver. Treine sua equipe para desenvolver a sua confiança e a capacidade de resolução de problemas. Isso por si só, irá aumentar a eficiência organizacional. Às vezes, uma simples pergunta: “O que você pode fazer sobre isso?” vai ajudar a descobrir uma solução.

8. Busque feedback regular:

Para apoiar o seu crescimento contínuo, certifique-se de que você obtenha feedback regular. Tendo consciência de onde e como você está tendo sucesso irá ajudá-lo a fazer as mudanças que você precisa para a melhoria contínua. Neste sentido o Feedback 360º é muito útil.

9. Ouça, ouça, ouça:

Uma das maiores habilidades de um coach é a escuta ativa. Implemente a habilidade de ouvir com a mente aberta, a fim de fazer perguntas mais eficazes para o coachee, e chegue no coração do problema para ajudá-lo a encontrar uma solução.

10. Continuar crescendo e se desenvolvendo:

No mundo de hoje, a cada ano tudo que aprendemos se torna obsoleto rapidamente. Mantenha-se atualizado com as últimas pesquisas e desenvolvimento na área de coaching. Veja conferências de coaching, assista a webnários, inscreva-se em listas na web. Você vai aprender muito e isto irá ajudar em seu desempenho profissional.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)

Compartilhe com sua rede, ajude outras pessoas: