O que é coaching?

O coaching é uma metodologia que está em alta no mundo corporativo e também muito presente na vida de pessoas de diversas faixas etárias e com diferentes conflitos internos.

Se algum projeto de uma empresa não anda bem, se alguém não encontra o seu propósito de vida ou se uma equipe não consegue desenvolver um trabalho em harmonia, por exemplo, o coaching ajuda a traçar o caminho rumo a resolução dos problemas, promovendo mudança de crenças e comportamentos.

Neste artigo falaremos mais sobre os benefícios de um processo de coaching, como funciona sua aplicação, qual é o papel dos envolvidos e quais são os tipos de coaching existentes no mercado.

O que é e como funciona um processo de coaching?

Coaching significa treinamento em inglês, mas na prática não é essa a sua essência. Em um processo de coaching não há instruções táticas para se realizar uma tarefa ou desenvolver uma habilidade.

O que acontece é uma transformação, de um indivíduo ou uma equipe, que tem alguma missão ou mudança a ser feita e precisa de ajuda para encontrar suas respostas e traçar o seu caminho até o seu estado desejado.

Resumindo a definição de coaching: é o processo no qual se leva uma ou várias pessoas de um estado atual para o seu estado desejado.

Mas, como é feito esse processo? A condução do coaching é feita por um profissional chamado coach, que ajuda o seu cliente atendido (coachee) através de perguntas para que esse coachee consiga extrair de si mesmo as respostas de que precisa para atingir seus objetivos.

O coach não diz para o seu cliente o que ele deve fazer, ou o que é certo e o que é errado, também não presta consultorias. É importante entender que o coaching não se assemelha a uma terapia, porque não trabalha com o inconsciente do coachee e sim com a sua mudança de comportamentos.

O processo é dividido em sessões com duração média de 1 hora, geralmente são feitas 10 sessões, mas esse número pode variar dependendo da metologia aplicada e das necessidades do cliente.

Qual é o papel do coach?

O coach é o guia que ajuda a conduzir o seu coachee do seu estado atual insatisfatório para o seu estado desejado através de ferramentas adequadas, respeitando o estilo do cliente e o seu objetivo.

O feeling e o conhecimento do coach para aplicar e adaptar ferramentas de coaching é essencial para que sejam aplicadas as perguntas e os estímulos certos para extrair o melhor do seu coachee.

Também é função do coach manter a motivação do seu coachee sempre em alta, para que ele possa se engajar no processo de coaching, acabar com crenças limitantes, enfrentar obstáculos e ter disposição para cumprir as tarefas que o levarão ao estado desejado.

Ao final de cada sessão, o coach, geralmente, pede que o seu cliente defina uma tarefa que o ajude a chegar mais perto do seu estado desejado. Por exemplo, se o objetivo é perder peso, uma tarefa poderia ser visitar as academias do bairro para escolher a que achou mais apropriada.

Qual é o papel do coachee?

O sucesso de um processo de coaching depende, também, do desempenho do coachee durante as sessões e fora delas, enquanto executa suas tarefas e encara seus obstáculos no âmbito pessoal ou profissional.

Leia também:  Business Coaching

O cliente precisa começar as suas sessões com total ciência de como funciona a dinâmica do coaching, caso haja dúvidas, elas devem ser esclarecidas na primeira sessão para não se correr o risco de não aproveitar o coaching por conta de mal entendidos.

O coachee deve, também, conseguir definir o seu objetivo de forma específica e com números e prazos bem definidos. Por exemplo: emagrecer pode ser um estado desejado, mas precisa-se definir quanto e em que período se deve perder peso para que se trabalhe com metas plausíveis. Então, um estado desejado poderia ser, por exemplo, perder 10kg em 60 dias.

É papel do coachee, também, informar ao seu coach se está passando por algum atendimento psicológico como terapia ou análise, já que é preciso estar com a mente preparada para passar por um processo de coaching. Lembrando que o trabalho durante as sessões é sempre realizado visando o futuro e não se pode trabalhar o passado, o que é papel cabível apenas a um psicólogo.

O coachee deve se esforçar para responder todas as perguntas feitas pelo coach de forma clara e objetiva, fornecendo detalhes quando necessário. Quanto mais específicas forem as respostas, mais fácil será atingir o foco dos problemas.

Outro ponto muito importante em qualquer processo de coaching é o cumprimento das tarefas propostas ao final das sessões. O coachee deve se comprometer apenas com ações que tem plenas condições de realizar e que estejam estreitamente ligadas ao seu estado desejado.

Quais são os benefícios do coaching?

As vantagens do coaching vão muito além de uma simples missão cumprida. As mudanças de mentalidade, hábitos e comportamentos são um ganho enorme que pode durar a vida toda.

Um dos primeiros benefícios observados no processo de coaching é o autoconhecimento do coachee. A aplicação de determinadas ferramentas pelo coach durante as sessões promove a reflexão e a busca de respostas de cada indivíduo.

Pode parecer que responder perguntas seja algo simples demais e que conhecemos bem nossas próprias respostas, mas na prática não é assim que acontece.

Então, é nesse aspecto que o coaching atua, extraindo todas as informações da essência do cliente, fazendo com que ele as interprete, tomando ciência do que tem e do que precisa adquirir para alcançar o seu estado desejado.

O aumento e a manutenção da motivação é outro ótimo benefício do coaching. São raras as pessoas que conseguem manter sozinhas um nível motivacional suficiente para impulsionar a realização dos seus sonhos.

A cada sessão a motivação deve ser aumentada, uma das funções do coach é monitorar esse aspecto e sempre incentivar que o seu coachee encontre seus motivos para agir, se esforçando e caminhando rumo aos seus objetivos.

O coachee terá o apoio do seu coach durante todo o processo de coaching e não se sentirá sozinho na sua jornada. Quando se realiza algo em conjunto com outra pessoa, a sensação de união e acolhimento aumenta, diminuindo a sensação de estar sem rumo ou desamparado.

Leia também:  Coaching para líderes

Além disso, o coach usa algumas técnicas para estimular que o coachee entre em ação e não deixe de realizar as tarefas que ele próprio estabelece. Essas tarefas são de extrema importância para mudar comportamentos e cumprir as metas que levarão até o objetivo final.

Principais tipos de coaching

Podemos dividir o coaching em dois grandes grupos: o coaching pessoal e o coaching profissional.

O coaching pessoal é aplicado quando se precisa atingir um estado desejado no âmbito pessoal apenas, como, por exemplo, perder peso, reduzir a timidez, acabar com conflitos no casamento, encontrar o propósito de vida, etc.

Um coach que trabalha as áreas pessoais dos coachees pode ser um life coach (coach de vida) atuando em qualquer aspecto pessoal ou, então, ser especializado em um nicho ou micro nicho.

Podemos colocar como exemplos de nichos do coaching pessoal o coaching de emagrecimento, o coaching de relacionamento e o coaching de propósito de vida.

Estes e outros nichos podem ser subdivididos no que chamamos de micro nichos, uma especialização ainda maior dos coaches. Por exemplo: no coaching de relacionamento podemos ter coaches de relacionamento para mulheres e coaches de relacionamento para homens.

O coaching profissional é o processo direcionado a aqueles indivíduos ou grupos que buscam algum objetivo na sua vida profissional. Alguns exemplos de objetivos que podemos citar são: progredir na carreira, exercer liderança e organização de equipes de trabalho.

Assim como no coaching pessoal, pode ser dividido em nichos e micro nichos. Alguns exemplos de nichos são o business coaching (coaching para negócios) que é direcionado a quem tem ou vai criar uma empresa e o team coaching (coaching de equipe) que é indicado para equipes de pessoas que trabalham em um mesmo projeto.

Os micro nichos podem ser os mais variados, como coaching de negócios para empreendedores digitais e coaching de equipe para vendedores.

A escolha da metodologia de coaching e de um coach que fará o atendimento deve ser pensada em diversos aspectos, como necessidade ou não de um especialista em micro nicho, o atendimento ser presencial ou a distância, os valores cobrados e formas de pagamento, dentre vários outros.

Mas, se você procura uma mudança significativa na sua vida, certamente encontrará o coach ideal que ajudará você a atingir o seu estado desejado através de um processo de coaching personalizado para você, quer seja em alguma área da vida pessoal ou no âmbito profissional.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *