O que é empoderamento, e que relação tem com o coaching?

Empoderamento definitivamente é um termo que foi abraçado por muitas pessoas, empresas e mercados, e bastante repercutida no mercado de coaching.

Mas o que exatamente significa o termo empoderamento, e como ele se relaciona com o trabalho do coach?

Esta é a pergunta que respondemos com este artigo, trazendo uma visão abrangente sobre este termo para que você use a palavra empoderamento da forma mais apropriada no seu trabalho de coach.

Qual a origem e o significado de empoderamento?

Empoderamento é um termo que pode ter diversas origens, mas a mais aceita reflete a força de um movimento ligado ao feminismo, com a conotação de que as mulheres precisam ter poder sobre as situações do cotidiano, deixando para trás a imagem de fragilidade.

No Brasil, a primeira aparição deste termo veio através das palavras de Paulo Freire, que em uma de suas citações, descreveu: “Empoderamento é a capacidade de um indivíduo, de provocar em si mesmo, as mudanças necessárias para evoluir e se fortalecer”.

De fato, se observar a origem da palavra, perceberemos a clara relação com o termo poder, mas diferente do sentido de ter poder sobre os outros, está mais focado no sentido de poder pessoal, confiança e segurança.

No mercado de desenvolvimento pessoal, o empoderamento segue o mesmo sentido, de aprender a ganhar poder pessoal aprendendo a lidar com pessoas, situações e sentimentos conflitantes.

Em essência, podemos afirmar que o empoderamento também está conectado com a motivação, por ser uma força pessoal que mantém a pessoa motivada e crente em seu próprio potencial.

Aplicação do termo empoderamento nos processos de coaching

Apesar de ser uma palavra que está na moda, especialmente para o nosso mercado de desenvolvimento pessoal, é preciso se atentar bem ao sentido de dar poder pessoal que a palavra carrega.

Provavelmente as pessoas que perceberem esta palavra como foco da sua comunicação são aquelas que buscam o poder pessoal para resolver problemas ou conquistar objetivos em sua vida.

Uma facilidade, portanto, é o entendimento de que as pessoas que se familiarizam com este termo já entendem que o provável fator limitador de seus resultados sejam os fatores psicológicos e subconscientes de sua mente, agindo sobre suas decisões.

Leia também:  Técnicas de vendas para coaches

E é claro que não está limitado ao mercado feminino, e pode ser aplicado em qualquer público que precise deste trabalho de reforço comportamental sobre suas decisões e ações.

Desta forma, o primeiro passo na direção de conquistar o empoderamento pessoal está no autoconhecimento – o campo máximo de atuação do coaching, afinal isso esbarra diretamente no fio condutor principal do coaching, que é o desenvolvimento através do autoconhecimento.

Perceba que aqui os pontos se conectam ainda mais, afinal o autoconhecimento será o ponto de partida para gerar o empoderamento que você precisa para atingir seus objetivos.

A partir deste mote, nós conduzimos todo o caminho de transformação da realidade, que não deve partir do mundo para a pessoa, mas sim como um caminho de dentro para fora.

Neste contexto, podemos afirmar que cada passo na caminhada de um processo de coaching é um passo seguro na direção de libertar o empoderamento das pessoas, pois cada etapa realizada gera mais da sensação de poder de realizar sua própria vida.

Incentivando o empoderamento com o coaching

Muito do que falamos até aqui já embasa o processo de coaching como algo que engloba indiretamente o empoderamento, mas podemos reforçar esta mensagem e este foco com a comunicação e trabalho certo.

O primeiro passo a se pensar é que o empoderamento precisa se tornar consciente, e parte de um processo de evolução.

Ressaltar que novas atitudes e resultados do seu coachee são sinais de evolução em seu empoderamento traz consciência e clareza para o processo evolutivo, além de dar força para que o seu coachee tome decisões cada vez maiores.

Este movimento também deve considerar a tomada de decisão com base em suas próprias opiniões e vontades, afinal um dos fatores redutores de empoderamento são a influência externa afetando suas decisões.

A determinação é uma ótima palavra para descrever a forma como o empoderamento ganha força, afinal uma pessoa determinada ganha muito poder para agir sobre suas decisões e seus sonhos, vencendo limitações e abrindo caminho através do medo.

Leia também:  Estabelecendo rapport com o coachee

Um método bastante interessante é de propor que nas primeiras sessões o cliente dê uma nota para o seu próprio nível de empoderamento, na capacidade de tomar decisões e ações por vontade própria. Esta nota deve ser concedida em uma escala de 0 à 10.

No meio do processo, ou conforme você perceber a evolução evidente e a mudança de comportamento e atitude, valide novamente a classificação de empoderamento do seu cliente de 0 à 10.

A sensação de evolução que o seu cliente presenciará ao comparar a nota inicial com a nota atual o concederá ainda mais força para tomar as rédeas de sua vida. Se a nota concedida for inferior à 10, você ainda ganha espaço para a poderosa pergunta:

“- O que precisa acontecer para você ganhar um 10 em empoderamento?”

Pronto. Você pode ter tirado um ótimo mote para dar sequência no processo.

No seu trabalho de coaching, faz sentido o uso do termo empoderamento? Deixe sua opinião nos comentários.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)