O que é Life Coaching (coaching de vida)?

Um processo de coaching tem o poder de levar o cliente do estado atual para o estado desejado em vários aspectos da vida.

O life coaching é uma abordagem em que o cliente trabalha com esses diferentes setores, como problemas familiares, de comportamento, relacionamentos amorosos e emagrecimento.

Neste artigo você vai saber mais sobre como funciona o life coaching, seus benefícios e também algumas desvantagens dessa metodologia.

life-coaching

O que é exatamente o life coaching?

Life coaching significa coaching de vida, ou seja, serve para ajudar o coachee a resolver questões sobre a sua vida, não apenas a pessoal como também a vida profissional.

Mesmo quando o foco do life coaching é a vida pessoal do cliente, ele pode ajudar em questões sobre a vida profissional, como a desmotivação e problemas de relacionamento com os colegas de trabalho.

Quando se escolhe trabalhar aspectos pessoais, isso também colabora com a função ou serviço do coachee, já que problemas em casa acabam refletindo no trabalho e devem ser resolvidos para a produtividade e o emprego não sofrerem com um possível reflexo da infelicidade pessoal.

Como funciona a aplicação do life coaching?

É bastante comum o coach optar por usar a ferramenta chamada roda da vida na sua primeira sessão com o seu cliente.

Essa opção se dá porque a roda engloba todos os principais setores da vida do coachee, desde questões espirituais até problemas familiares. Os itens avaliados nessa ferramenta são:

  • Espiritualidade;
  • Saúde e disposição;
  • Desenvolvimento intelectual;
  • Criatividade, hobbies e diversão;
  • Realização e propósito de vida;
  • Recursos financeiros;
  • Contribuição social;
  • Família;
  • Relacionamento amoroso;
  • Vida social;
  • Equilíbrio emocional;
  • Plenitude e felicidade;

Esses elementos são divididos em forma de fatias de pizza dentro de um círculo. Então o coachee deve avaliar com cuidado cada um desses aspectos dando uma porcentagem de satisfação.

Leia também:  Como conseguir mais indicações de quem você conhece

Então o coach preenche cada fatia com a porcentagem correspondente que o cliente afirmou em cada item e o gráfico da vida estará formado.

Após esse processo, o coach deverá fazer perguntas sobre aqueles setores que estão com menor grau de satisfação, a fim de descobrir quais são os fatores que devem ser melhorados no coachee.

No final dessa etapa, o cliente deve traçar os seus objetivos de vida de acordo com o que ele precisa corrigir em si mesmo ou em aspectos que envolvem também terceiros, como família e amor.

Quais são os problemas mais comuns dos coachees?

O coaching de vida é bem amplo e pode ter como objetivo fazer o coachee alcançar muitos estados desejados diferentes, a depender de cada caso.

Alguns dos problemas mais relatados aos coachees são: dificuldade em emagrecer, descontrole financeiro, sofrimentos amorosos, timidez e falta de sociabilidade, fobias, vícios e conflitos entre pais e filhos.

O life coaching funciona sempre?

Infelizmente não. Pode acontecer de aparecer um cliente com diversos problemas, dizendo que tudo está péssimo na sua vida.

Nesse caso a falta de foco em um aspecto, ou em poucos, pode atrapalhar as reflexões sobre a vida e a execução das tarefas, já que o coachee vai misturar vários problemas e dificilmente vai conseguir enxergar um por um com clareza.

Outro ponto (polêmico) a se pensar é a falta de especialização do coach que trabalha com coaching de vida. Não seria melhor escolher apenas um nicho e se especializar para atender com mais foco e conhecimento específico? É algo que deve ser avaliado pelos profissionais durante o seu curso de formação.

Você é life coach, é especializado em alguma área ou atua em outro ramo, como o business coaching? Comente aqui abaixo, troque experiências!

Leia também:  Como líderes devem utilizar o coaching?

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)