O que é Team Coaching (coaching de equipe)?

O trabalho em equipe de forma harmônica e com alinhamento de objetivos costuma ser um dos maiores desafios das empresas.

Misturar diferentes personalidades, muitas vezes líderes natos com tendência centralizadora, faz com que times desviem do foco. Para resolver esse tipo de situação, foi desenvolvida a metodologia do team coaching.

Talvez você ainda não saiba bem como esse tipo de processo funciona, já que é algo relativamente recente. Então, a partir de agora, você vai conhecer as suas características e as vantagens de se aplicar o coaching de equipes.

coaching-equipe

Como funciona o processo de team coaching?

O team coaching, também chamado de coaching de equipes, tem por objetivo fazer sessões em grupos de 3 a 20 pessoas que irão trabalham juntas em um projeto específico.

Pode ser aplicado, por exemplo, em um time que está desenvolvendo um novo braço da empresa, um novo aplicativo ou um projeto complexo de engenharia.

O processo deve ter um objetivo específico bem claro, que é o estado desejado que a equipe quer alcançar junta.

O início das ações deve começar dentro da empresa, antes da atuação do coach. O líder da equipe deve estar certo de que tem as pessoas mais aptas para atuarem juntas e que elas estão cientes do trabalho a ser feito.

Qual é a diferença entre team coaching e coaching em grupo?

No coaching de equipes, todas as pessoas envolvidas estão realizando o processo para atingir um objetivo único relacionado à missão que desempenham juntas na empresa ou organização onde trabalham.

Já no coaching em grupo, são feitas sessões em conjunto sobre um mesmo tema, como, por exemplo, o emagrecimento. Mas os participantes não têm relação uns com os outros, apenas um objetivo pessoal em comum.

Leia também:  Como ajudar o coachee a eliminar suas crenças limitantes?

As técnicas e ferramentas do team coaching são muito semelhantes às do business coaching. Enquanto que no coaching em grupo são usadas ações semelhantes ao life coaching, já que o foco são os problemas pessoais de cada um dos coachees.

Quais são os benefícios do team coaching?

O coach que aplica o coaching em equipes tem a difícil missão de equilibrar diferentes personalidades a fim de colaborarem umas com as outras rumo ao objetivo final.

Mas, em compensação, é um trabalho que produz um resultado excelente tanto para a companhia que contratou o serviço como para o desenvolvimento profissional de cada um dos atendidos.

Algumas das principais vantagens desse tipo de processo de coaching são as seguintes:

Aumento da motivação e do comprometimento

Quando se une diversas pessoas para agirem juntas, é normal que umas apresentem mais disposição do que as outras. Mas quando a equipe permanece unida, a motivação de um contagia o outro, os membros mais fortes dão apoio aos mais fracos, trazendo o sentimento de união e comprometimento.

Comunicação efetiva

Muitas vezes o líder não consegue comunicar a sua coordenação aos demais ou discussões acontecem por falta de afinidade e compreensão do outro.

O papel do coach é harmonizar a relação entre todos e estimular que se comuniquem focados no objetivo, sem misturar questões pessoais e sempre respeitando o espaço dos colegas.

Alta performance e produtividade

O processo de coaching visa extrair o máximo de desempenho de cada um dentro do projeto que devem servir juntos.

Todas as técnicas aplicadas ajudam não só a resolver problemas e conflitos, como também a estimular o desenvolvimento da criatividade, a otimização de tempo e a produtividade.

Leia também:  Pensamentos positivos

O team coaching é um grande método para realizar um trabalho focado em resultados em qualquer tipo de empresa ou organização sem fins lucrativos. Você já conhecia esse tipo de processo? Tem interesse em trabalhar com equipes? Conte aqui nos comentários.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)