O que é Wellness Coaching (coaching de bem-estar)?

Dentre os diversos nichos de coaching dentro do âmbito pessoal, um dos que mais trabalha o alicerce humano, com um reflexo mais amplo, muitas vezes atingindo o âmbito profissional, é o wellness coaching.

Também chamado de coaching de bem-estar, que é a tradução do termo original, o segmento visa trabalhar o indivíduo com uma abordagem de diversos aspectos intrínsecos. Alguns dos principais aspectos pessoais focados no processo de wellness coaching são: corporal, emocional, ocupacional, intelectual, social e espiritual.

Quando se fala em bem-estar, logo se imagina saúde e conforto físico, mas no wellness coaching esse conceito se amplia. O coaching de bem-estar é um processo que leva o indivíduo à satisfação mental em níveis elevados e que deve ser percebido muito além do seu estado corporal.

Conheça mais algumas informações essenciais do wellness coaching e entenda como esse tipo de processo pode ajudar na base do desenvolvimento pessoal dos coachees.

Como funciona o wellness coaching?

Assim como acontece em outros nichos, o wellness coaching é um processo que tem por objetivo levar o cliente (coachee) do seu estado atual para um estado desejado. Isso acontece por meio de sessões, geralmente 10, com duração de 1 hora cada.

Essas sessões são conduzidas pelo wellness coach, que usa ferramentas de coaching baseadas em perguntas poderosas com intuitos diversos, que vão desde melhorar o autoconhecimento do coachee até ajudá-lo a tomar decisões.

Mesmo que um indivíduo atendido em um processo de coaching de bem-estar apresente um objetivo bastante específico e focado em sua realidade particular, a base de cada sessão será fundamentada nos aspectos abaixo.

Corporal

O corpo é o instrumento de realizações da mente e, muitas vezes, é o primeiro a sofrer as consequências da falta de bem-estar.

Leia também:  Qual a relação do coaching com a autoajuda?

Um corpo saudável e pronto para agir de acordo com as expectativas do coachee é peça fundamental para o bem-estar pleno. Por isso, o coach deve, também, trabalhar o aspecto corporal estimulando o seu coachee a buscar melhorias.

Emocional

O controle emocional e habilidades mentais como autoconhecimento, flexibilidade, resiliência, comprometimento e equilíbrio são essenciais para o processo rumo ao bem-estar pleno.

O coach deve sempre fazer com que o seu coachee busque o melhor dentro de si de forma a potencializar as suas emoções boas e eliminar aquelas indesejáveis.

Ocupacional

Nesse aspecto, o wellness coach deve se preocupar em alinhar as questões profissionais que influenciam na vida pessoal do seu coachee.

Habilidades como motivação, sentimento de realização e relacionamento interpessoal devem ser trabalhadas no processo de wellness coaching.

Intelectual

As qualidades intelectuais do coachee devem ser aproveitadas ao máximo para que ele consiga se impulsionar rumo ao estado de bem-estar pleno.

Muitas vezes, o coachee possui talentos intelectuais que ele não conhecia antes do processo de coaching de bem-estar, mas que são fundamentais para a sua evolução.

Social

Todo indivíduo é um ser social e que sente os reflexos das suas relações dentro de si mesmo, no seu estado de espírito e de bem-estar.

O wellness coaching tem por objetivo estimular com que o coachee bloqueie interferências negativas e intensifique os seus relacionamentos positivos.

Espiritual

O aspecto espiritual é focado puramente em termos de bem-estar e independe de crenças. Ou seja, o wellness coach trabalhará o estado de espírito do seu coachee, ajudando-o a encontrar significados para o que vive e o que sente.

Além disso, o coachee conseguirá entender melhor o seu propósito de vida e o que realmente o motiva a dar o seu melhor para atingir a sua sensação de plenitude interior, mesmo em momentos difíceis.

Leia também:  O que uma empresa deve avaliar ao contratar um coach?

Você acredita que algum amigo possa se interessar pelo wellness coaching? Compartilhe este artigo.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)