O que fazer quando o processo de coaching termina?

A sensação de vazio após o término de um processo de coaching é um sentimento bastante comum. Se você era um coachee até pouco tempo atrás e está sentindo um estranhamento por não ter mais as sessões com o seu coach, não se preocupe, isso é algo totalmente normal.

Todo processo de coaching, de qualquer nicho ou para qualquer estado desejado do cliente, é conduzido de forma a provocar mudanças expressivas no coachee. Desde o seu estado mental até o seu modo de ação, tudo é transformado para que se atinja um objetivo específico, que pode dar frutos por um longo período.

O cliente de coaching passa por sessões intensas, nas quais são aplicadas ferramentas transformacionais, de modo a despertar forças e adormecer fraquezas, muitas vezes desconhecidas pelo próprio coachee.

Depois de um período tão importante, cheio de descobertas, conquistas e desafios, é natural que haja receios. Pensamentos como “será que vou conseguir continuar sozinho agora?” ou “como poderei manter a motivação daqui para a frente?” podem estar passando pela sua cabeça.

Se esse é o seu caso, não se preocupe, preparamos algumas dicas para que você possa aproveitar melhor a sua fase pós-coaching e colher resultados mesmo após ter atingido o seu estado desejado.

Como manter a motivação após o coaching?

Um dos pilares do coaching é o aumento e a manutenção da motivação do coachee. Para entender claramente os seus motivos para a agir rumo ao seu objetivo, o coachee passar por uma série de estímulos como as perguntas poderosas das ferramentas de coaching e suas tarefas para serem feitas em casa.

Mas, depois que o processo de coaching acaba, esses incentivos não acontecem mais e o coachee pode se sentir, de certa forma, perdido e esquecer os significados das suas motivações.

Leia também:  Coaching de propósito de vida

Para que você tenha aquela energia que estava presente durantes as suas sessões com o seu coach, é preciso lembrar de tomar algumas atitudes. Para começar, releia todos os seus relatórios das sessões de coaching.

Ao revisar tudo o que foi trabalhado e discutido, alguns pontos importantes serão revividos na memória. Mesmo que o você tenha tido um ótimo desempenho quanto à melhora do seu autoconhecimento, sempre é válido rever o que foi descoberto durante as suas sessões de coaching.

É importante, também, criar e cultivar bons hábitos, que estimulem o processo de motivação. Por exemplo, se o seu objetivo foi emagrecer X quilos em Y dias, mesmo que tenha atingido o estado desejado, será preciso manter a motivação em alta para continuar no peso ideal. Então, é interessante criar um grupo de amigos com objetivos em comum para que se ajudem, compartilhando dicas e combinando encontros.

Criar grupos de pessoas que possuem perfis parecidos e estão focadas em um objetivo em comum pode ser bastante positivo para qualquer tipo de cliente de coaching. Principalmente no final do processo, quando aquela sensação de ter que continuar sozinho é mais forte.

Apesar de já ter terminado a processo de coaching, a relação com o seu coach não precisa ser totalmente desfeita. Ele poderá ajudar você com algumas dicas para manter a motivação. Peça indicação de conteúdos motivacionais, como canais no YouTube, livros e cursos presenciais.

Devo fazer outro processo de coaching?

Alguns coachees podem sair do processo de coaching com um sentimento de insegurança ou acharem que o seu objetivo não foi atingido da forma como gostaria. Nesses casos, é preciso pensar bem na possibilidade de fazer outro processo.

Leia também:  Instagram para coaches - O guia básico para resultados efetivos

Antes de começar novamente as sessões de coaching, é preciso, primeiro, estar psicologicamente pronto. É necessário, também, ter total confiança no coach e possuir um objetivo muito claro. Ao contrário, a insegurança continuaria presente e haveria grandes chances de passar por outro processo sem muitos resultados.

Pode ser que você tenha vontade de passar por um processo de coaching para um objetivo diverso do que você tinha antes. Por exemplo, se você fez estava com um coach de emagrecimento, pode ser que tenha vontade de aproveitar os benefícios dos coaching para a sua vida profissional e queira contratar um coach executivo.

Nesse caso, é válido fazer outro processo. É preciso, claro, entender bem o seu estado desejado e estar preparado para a nova fase, sem pendências do seu coaching anterior.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)