O que o coachee pro bono pode esperar de um processo de coaching?

Com o crescimento do mercado de coaching, cada vez mais novos coaches estão buscando aperfeiçoar as suas técnicas e ferramentas na prática.

Nessa situação surgem boas oportunidades para as pessoas que querem passar por um processo de transformação pessoal, mas não tem os recursos necessários para arcar com um processo de coaching pago.

O coach que realiza um processo de coaching gratuito está fazendo aquilo que chamamos de pro bono.

Mas se você tem a oportunidade de participar de um processo de coaching pro bono, o que você pode esperar? Vamos explorar esta situação neste artigo.

Quem é o coach que oferece processos de coaching pro bono?

Existem algumas situações que fazem um profissional de coaching oferecer um processo gratuito no método pro bono, e as principais situações são:

– O coach que acabou de fazer uma formação em coaching, e acredita que precisa colocar em prática o seu aprendizado.

– O coach que oferece processos de coaching pro bono como forma de retribuição social – mas neste caso os processos devem ser oferecidos para pessoas que realmente não tenham condições financeiras de arcar com o custo de um processo pago.

Descartando a segunda possibilidade, temos uma massa de pessoas que saem de formações de coaching inseguros com a sua capacidade de aplicação das ferramentas e técnicas aprendidas.

Outros casos mais raros podem acontecer quando o próprio coach está passando por um processo de coaching ou mentoria, e é desafiado pelo seu mentor à atender alguns clientes não pagantes.

Qual a diferença de um processo pro bono e um processo pago

A depender do profissionalismo do coach e da sua estratégia, o processo de coaching pro bono não tem diferença entre um processo pago.

O que pode acontecer em algumas situações é que um coach que faça processos completos com 10 sessões no modelo pago, por exemplo, possa oferecer apenas 5 sessões no processo pro bono – Não há prejuízo nisso, e grandes resultados podem ser alcançados da mesma forma.

O que precisa ser considerado é que você estará lidando com um coach aprendiz, que está exercitando algumas técnicas pela primeira vez, então eventualmente ele possa ler algum conteúdo de aplicação na sua presença, ou dar algum sintoma de insegurança, como um gaguejar ou nervosismo.

Leia também:  Como melhorar equipes de vendas com coaching?

Independente disso, certamente este coach colocará o seu coração e empenho para te ajudar a chegar no seu objetivo.

Na prática, o coach que está oferecendo seu processo pro bono também está buscando um case de sucesso – ele busca uma pessoa que possa ajudar, e que em retribuição possa gerar uma prova social de que o seu trabalho realmente gera resultados.

Por isso é normal que os processos de pro bono sejam acompanhados de um pedido de depoimento, ao final do processo, que descreva os benefícios de passar por este trabalho de transformação, e este depoimento tem a intenção de gerar autoridade para o coach.

Não é algo ruim ou bom, é simplesmente uma forma do coach reunir prova suficiente para comprovar a eficiência do seu trabalho, e este depoimento normalmente não é forçado, inclusive não deve ser forçado pelo coach. Nem mesmo é uma postura que um coach adotaria. Mas o fato é que o coach normalmente tem esta demanda de criação de autoridade.

Outra expectativa do coach é que, em retribuição ao seu bom trabalho, você possa recomendar o trabalho dele para outras pessoas, o que também não tem nada de errado – se você recebe uma ajuda sincera e consegue resultados, outras pessoas também podem conseguir resultados para si.

Uma forma de ajudar o coach neste momento é não dizer para as pessoas que você participou de um processo gratuito, pois isso pode gerar uma desvalorização do profissional perante as pessoas que você poderá indicar para o trabalho dele.

O que não é pro bono?

Existem algumas estratégias adotadas por coaches que podem ser entendidas como processos pro bono mas não funcionam desta forma.

Uma delas é o oferecimento de uma sessão gratuita, que é uma estratégia comum no mercado de coaching, e que na verdade será uma conversa para o coach entender se ele pode te ajudar, e você perceber se precisa da ajuda dele.

Outra situação são palestras ou workshops gratuitos – toda forma de interação com um coach que seja um único evento não é caracterizado como coaching, pois coaching é um processo, um procedimento evolutivo que tem etapas, diversos encontros e até mesmo tarefas, e não acontece em um único encontro.

Leia também:  Coaching financeiro

Como saber se não está caindo em uma armadilha?

Como dito, o processo de coaching pro bono é uma prática comum, e até um pouco polêmica no meio do coaching, pois alguns especialistas incentivam, outros repudiam, mas o fato é que não existe armadilha ao interagir com um coach.

É claro que o objetivo do coach é viver de coaching e no decorrer da sua carreira fechar processos de coaching pagos, mas se ele está oferecendo o processo pro bono, você não será cobrado por isso.

De qualquer forma algumas atitudes como pedir para o coach comprovar a sua formação em uma instituição legítima é uma boa iniciativa, apenas para garantir que você vai lidar com um profissional devidamente treinado.

Acima de tudo, o processo de coaching que dá certo é aquele em que você se entrega e abre a sua mente para extrair os melhores resultados de cada sessão de coaching, atingindo os seus objetivos pessoais mais rapidamente.

Este é o grande objetivo do coaching – impulsionar você para gerar os resultados que quer para a sua vida.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)