O que uma empresa deve avaliar ao contratar um coach?

Uma organização que tem por objetivo aumentar a sua produtividade e o seu faturamento deve começar investindo nos maiores responsáveis pelos resultados, ou seja, nos seus colaboradores.

Oferecer treinamentos, criar canais de comunicação interna e ter uma cultura organizacional clara e sólida são elementos essenciais de desenvolvimento de pessoas. Além desses tradicionais recursos, é importante implementar ações mais avançadas para promover um crescimento forte da empresa.

Um empreendimento que possui colaboradores que passaram por um processo de coaching profissional, individualmente ou em equipe, terá um diferencial nos seus resultados.

O coach tem o papel de promover o autoconhecimento dos seus clientes (coachees) e extrair de cada um os seus pontos fortes e fracos, de modo que eles possam dar o seu melhor em prol dos objetivos da sua empresa. Um processo de coaching oferece, também, outros benefícios como aumento do poder de decisão, da produtividade e da motivação.

Por isso, optar por contratar um coach é uma ótima opção para acelerar o crescimento de uma empresa. E, para que o processo de coaching seja o mais proveitoso possível, é necessário observar alguns pontos antes de escolher o coach ideal.

Metodologia utilizada

Talvez um dos pontos mais importantes a serem analisados para escolher um coach é a sua metodologia de trabalho. Alguns coaches são mais tradicionais e aplicam ferramentas já usadas por outros profissionais e não possuem um método diferenciado.

Outros buscam novidades e implementam algumas técnicas diferentes, utilizando uma visão sistêmica do indivíduo ou oferecendo pontos de mentoria durante as sessões de coaching.

É importante, também, saber se o coach oferece algum material de apoio e se haverá relatórios ao final das sessões. Verificar se o profissional aplica seu método com imparcialidade, sem posições religiosas, políticas ou econômicas é necessário para não ter surpresas no decorrer dos trabalhos.

Leia também:  Use seus pés para ativar sua mente

Experiência do coach

Em alguns casos, quando o objetivo da empresa for algo mais ambicioso e complexo, a experiência do coach pode ser determinante para um processo de coaching profissional bem sucedido.

Se um coach já atuou com equipes de grandes empresas, participando indiretamente dos seus resultados, é mais provável que consiga conduzir os seus coachees ao estado desejado da organização.

Porém, se o empreendimento é pequeno e o objetivo é mais simples, talvez não seja necessário optar pelo coach mais experiente. Seria mais interessante avaliar outros critérios como métodos de trabalho e capacidade de gerar empatia.

Formação do coach

Apesar do fato de que o profissional de coaching não tem a obrigatoriedade de passar por um curso de formação, já que a profissão de coach não é regulamentada, uma base teórica sólida pode fazer toda a diferença.

O tipo de formação do coach também pode dar bons indicativos sobre o seu método de trabalho. Além disso, há alguns cursos no mercado que são mais básicos, outros voltados para a prática profissional e existem também os mais avançados.

Aqui, novamente, vale pensar no objetivo específico da empresa contratante. Também convém pesar junto com os outros aspectos a serem avaliados.

Valores cobrados

Os preços cobrados por sessões ou por pacotes completos de coaching variam bastante de um profissional para outro. Um coach com experiência pode cobrar um valor por sessão de 150 a 500 reais. Coaches iniciantes podem cobrar menos, em média 120,00 por uma sessão.

O preço total pelo processo deve estar dentro do orçamento da empresa, além disso, é preciso avaliar outros quesitos. Pode-se desconfiar de valores muito abaixo do mercado, que podem indicar total falta de experiência do coach. Preços muito altos podem ser uma desvantagem, já que não representam necessariamente uma contrapartida.

Leia também:  O que é necessário para ser um coach?

Contrato de coaching

O contrato de coaching é a formalização da relação entre coach e contratante, como acontece com qualquer tipo de contrato formal e juridicamente válido.

É muito importante analisar cada ponto do contrato de coaching proposto pelo profissional e sanar todas as dúvidas que surgirem. É preciso verificar se há garantia de confidencialidade, possibilidades de reposição de sessões ou reembolso e outros direitos do cliente.

Sessão inicial gratuita

Para que um processo de coaching seja aproveitado ao máximo, é essencial que os coachees consigam entrar em sinergia com o seu coach.

Mesmo que a empresa avalie diversos pontos antes de contratar um coach e conclua que determinado profissional é o mais indicado, pode acontecer de, na prática, as sessões não funcionarem como o desejado.

Participar de uma sessão experimental é uma grande oportunidade para os clientes avaliarem na prática o trabalho do coach.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

O que uma empresa deve avaliar ao contratar um coach?
4.5 - 6 votos
SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *