Peer coaching – Por que você coach deveria fazer?

Quando se tem a oportunidade de conversar com o coach que já tenha uma história dentro da profissão, perceberá que a prática faz bastante diferença.

E as instituições formadoras de coaches incentivam uma prática importante durante o período da formação, que consiste na aplicação das ferramentas recém aprendidas nos colegas – é o chamado peer coaching.

Mas será mesmo que é necessário fazer o peer coaching?

O peer coaching realmente traz benefícios para o profissional de coaching?

Neste artigo nós vamos explorar um pouco as vantagens e desvantagens desta prática nas formações em coaching.

Como funciona exatamente o peer coaching

A formação em coaching, da forma como é conduzida na maior parte das instituições do Brasil, tem um período de ensino muito breve, se for comparada há tantas outras profissões que exigem anos de estudos em várias disciplinas.

De fato, a profissão do coach exige bastante objetividade, e isso acelera o processo de aprendizagem, além do óbvio impacto emocional, que acelera o aprendizado, mas a atividade de coach exige prática constante para o aperfeiçoamento.

Até aqui não há grandes novidades – toda profissão exige prática por parte do profissional que quer se especializar e executar as técnicas com perfeição.

O coaching não foge desta regra, e inclusive a sua prática é fundamentada em dois pilares principais a serem colocados em prática constante para se tornar um coach excelente.

O primeiro deles são as ferramentas, que seguem um certo roteiro ou uma lógica baseada em diversas ciências, como a administração, psicologia e outras áreas de especialização.

O segundo pilar é o que chamamos de perguntas poderosas, que reflete a técnica de fazer as perguntas certas para extrair as melhores respostas do cliente de coaching, trazendo para ele as respostas que ele precisa a partir de sua própria verdade, valores e realidade.

Claramente são dois pilares que também exigem bastante prática para obter fluência, afinal no momento de atender um coachee, o coach também precisa se posicionar de forma confiante, gerando credibilidade para o cliente.

Confiança profissional

A pouca prática no começo da carreira de coaching é uma das maiores barreiras que os coaches iniciantes encontram na profissão.

Leia também:  Ferramenta de coaching Roda das grandezas do homem

O peer coaching chega como uma solução de tirar do papel as técnicas utilizadas no coaching para coloca-las em ação, então consiste na aplicação das ferramentas entre os participantes da formação.

É a oportunidade dos coaches colocarem em prática as técnicas, e também ver como outras pessoas aplicam a mesma ferramenta.

Algumas instituições ainda recomendam que a prática do peer coaching seja feito em trios, onde a cada rodada uma pessoa aplica a ferramenta, outra pessoa recebe a aplicação e uma terceira figura estava apenas como observador, tomando suas notas e aprendendo por observação da aplicação das outras pessoas.

O peer coaching em três pessoas ainda apresenta a vantagem de ter o observador como um crítico construtivo, que pode dar dicas para os colegas de como melhorar a sua forma de aplicação da ferramenta.

Assim como na medicina os alunos treinam entre si, e fazem exames em bonecos ou cadáveres reais, o peer coaching coloca o coach na posição de executar as técnicas, e o valor disso está justamente em colocar a mão na massa.

Preparar, fogo, apontar!

O peer coaching é uma solução que permite a aceleração do aprendizado das técnicas de coaching pela prática, assemelhando-se à releitura do dito popular, preparar, apontar, fogo, colocando a dinâmica de preparar, fogo, apontar.

Isso significa que o aluno se prepara, depois executa o que aprendeu e depois da primeira prática se aperfeiçoa com a sua própria auto-observação sobre o desempenho que teve no exercício.

É mais uma reposta para uma das grandes dificuldades do coach iniciante que é justamente ter a confiança suficiente para atender um cliente, afinal o coaching usa técnicas onde se busca respostas pessoais na mente das pessoas, e não se pode brincar ou testar esta ferramenta sem a responsabilidade de já ter praticado.

Construindo o seu próprio kit de atendimento

Outra vantagem para a prática do peer coaching está na escolha das ferramentas que surtem melhor efeito diante de cada caso, na interpretação do coach.

Uma formação em coaching pode trazer centenas de ferramentas para o coach, e se torna uma dificuldade para o coach conseguir ganhar intimidade e naturalidade com tantas opções de ferramentas.

Leia também:  Como buscar prospects para serem seus clientes de coaching

Por isso o peer coaching ainda funciona como um estágio, onde o coach poderá escolher entre as ferramentas orientadas pela sua formação, quais daquelas fazem mais sentido para o público que trabalhará, ou para si mesmo, com quais delas o coach tem mais intimidade.

A especialização em uma dezena de ferramentas tem um valor bem maior para o coach do que o conhecimento vago sobre uma centena delas.

Considerações

Definitivamente o coach iniciante precisa se colocar na situação de exercitar suas técnicas ao máximo, atingindo a cada novo exercício um novo nível de especialização que vai ajudar mais clientes a conquistar os resultados que desejam.

Apesar do peer coaching eventualmente colocar o coach em uma posição vulnerável, por precisar se abrir para se entregar ao exercício na frente de colegas de formação, muito da força dos grandes profissionais está em conviver e aceitar suas fraquezas, e com isso se tornar mais forte.

Um dos melhores momentos para errar definitivamente é quando se está na escola, no aprendizado, sendo assim o peer coaching é uma ótima prática.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)