Por que um empresário deve investir em coaching para funcionários?

O coaching no Brasil teve uma origem bastante focada no mundo empresarial, trazendo a pegada de auto desempenho para profissionais, e que depois acabou sendo replicado no modelo de coaching para vida e diversos outros ramos de atuação. O fato é que, no mercado empresarial, coaching para funcionários já é uma prática bastante difundida e até mesmo comum.

Uma parte desta demanda surgiu por um reflexo da necessidade de pessoas mais qualificadas para lidar com o ambiente profissional, e também pelo doutrinamento de profissionais que realmente tenham o perfil adequado para crescer na organização.

Então, como um empresário sabe quando investir em coaching para funcionários? Esta é a pergunta que vamos responder neste artigo completo, abordando inclusive algumas características deste modelo de trabalho.

O papel do coach em uma empresa

Coaching, como já se sabe, é uma ciência que trabalha o desenvolvimento de competências pessoais para que possamos conseguir melhores resultados na busca de objetivos – e dentro de um negócio a figura não é diferente.

As empresas precisam de pessoas boas para desempenhar funções chave na organização, e nem sempre as pessoas que tem o melhor perfil, com os valores mais adequados com a empresa, tem as melhores competências para os próximos desafios, ou até mesmo em desafios atuais.

O papel do processo de coaching para funcionários neste cenário é justamente de propiciar o desenvolvimento destes colaboradores de uma forma internalizada e controlado, que traz grandes benefícios para a empresa.

Diferente do coaching de vida, onde a busca normalmente está voltada para a felicidade pessoal, no coaching empresarial os objetivos da empresa são colocados em foco, e as pessoas são desenvolvidas na intenção de estarem mais aptas alcançar resultados cada vez melhores. Então é uma relação interessante de trabalho para o coach, visto que ele precisa desenvolver pessoas motivadas em seguir o plano da empresa.

É uma preparação para alcançar resultados melhores pelo negócio, e obviamente as pessoas que conquistam melhores resultados para a empresa conseguem melhores resultados na carreira, e o ciclo da realização profissional fica completo.

Em alguns cenários o coach tem uma atuação individual, desenvolvendo pessoas de forma específica, e em outros cenários o coach pode trabalhar em turmas de líderes ou pessoas em posição de ascensão, trabalhando o seu desenvolvimento de forma mais padronizada.

O fato é que, em coaching para funcionários, o coach precisa estar sempre atento para a necessidade da empresa, e direcionar o trabalho para suprir estas necessidades, ao mesmo tempo que atende a demanda da empresa contratante.

Leia também:  Teste DISC

Modelos de coaching para funcionários

Um programa de coaching pode seguir uma infinidade de objetivos e métodos, afinal são muitas escolas diferentes, e alguns coaches até mesmo desenvolvem métodos exclusivos baseados em sua ampla experiência e atuação.

O fato é podemos perceber alguns modelos de programas de coaching que funcionam muito bem para empresas, e consequentemente podem ser uma boa escolha no coaching para funcionários da sua empresa, e é mais comum vermos o trabalho de grupos de coaching do que iniciativas individuais.

Vamos ver algumas modalidades de coaching em grupo:

– Coaching em grupo de estudo

Algumas empresas podem ter uma demanda baseadas em balizar o conhecimento e o método de trabalho das pessoas, para que todas trabalhem dentro de uma mesma linha de conduta, e em muitos casos o coaching de grupo de estudo é um bom exemplo de método.

Neste, o processo de coaching para funcionários vai conduzir um programa de médio a longo prazo com a participação das pessoas que são o alvo da ação, e normalmente o estudo é conduzido através de um livro.

Alguns títulos comuns para este método são “A lei do triunfo para o século XXI”, de Napoleon Hill, ou “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” de Stephen Covey, ou até mesmo “Como fazer amigos e influênciar pessoas” de Dale Carnegie.

Alguns coaches inclusive adotam a linha de pensamento de livros clássicos como estes como sendo a sua linha principal de trabalho.

– Coaching em grupo para áreas específicas

Neste modelo o objetivo do coach é de atuar sobre um grupo de pessoas que precisam de habilidades e competências alinhadas, mas também específicas e inerentes ao seu ramo de trabalho.

É um modelo de coaching em grupo muito comum para lideranças, equipes de vendas e equipes de atendimento, pois o objetivo é alcançar um padrão de conhecimento e prática de trabalho.

Coaching em grupo para preparação de líderes

Uma grande demanda para os negócios atuais é de pessoas que estejam aptas para liderar e se tornar os propagadores da cultura da empresa, podendo conquistar a confiança das pessoas e se tornar um líder em sua área.

Nem sempre as pessoas têm o perfil de liderança natural, mas muitas vezes este perfil pode ser estimulado e desenvolvido, por um processo de coaching para funcionários, em especial para pessoas que tenham este potencial de se tornarem os próximos líderes dentro de uma organização.

Leia também:  Ferramenta de coaching Roda das grandezas do homem

Coaching para alinhamento de estratégia

Muitas vezes a manifestação de novos cenários dentro de empresas, por grandes eventos como expansão, crescimento ou até mesmo fusão com outros negócios, pode forçar as lideranças atuais a uma série de encontros de alinhamento cultural, e a figura de um coach pode funcionar como um condutor para o andamento imparcial destas reuniões.

Neste cenário o coach vai promover o desenvolvimento de uma cultura entre as gerências ou diretorias, que mais tarde poderá ser propagada e disseminada no restante da organização.

É um modelo bastante pertinente para um cenário onde tantas coisas podem mudar com tanta velocidade como no mundo atual.

A verdade é que existe toda uma zona de influência de cada pessoa que acaba sendo impactada pelo seu desenvolvimento pessoal, e o coaching para funcionários também é uma ferramenta de promoção de desenvolvimento que tende a contaminar positivamente o ambiente de uma empresa.

Seja em qualquer nível hierárquico, os colaboradores motivados e desenvolvidos vão disseminar as palavras de desenvolvimento e crescimento, que por consequência vão mover massivamente os funcionários para os objetivos da empresa.

É uma escala de beneficiamento que tende a crescer, e com isso os ganhos para a empresa são expressivos – tanto em pessoal qualificado como em resultados práticos.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)