Porque criar um método exclusivo de coaching poderá fazer você fechar 3 vezes mais processos

O mercado de coaching e desenvolvimento pessoal segue em crescimento, e nós começamos a perceber os reflexos da popularização desta atividade, trazendo reflexos positivos e também negativos.

É claro que existem vantagens na popularização aberta do coaching como atividade para as pessoas, o que torna a sua aceitação mais simples e rápida.

Por outro lado, iniciativas nocivas para o mercado também acontecem, como ações antiéticas, profissionais sem formação atuando e preços muito baixos sendo praticados.

Neste artigo nós vamos explorar como essa mecânica de mercado tem funcionado, e como podemos reverter esta situação utilizando a criação de um método exclusivo de coaching poderá fazer você se diferenciar e fechar muito mais processos.

O oceano vermelho do coaching

Fazendo uma recapitulação do famoso livro de administração Estratégia do Oceano Azul, o coaching está começando a alcançar uma situação de oceano vermelho no mercado.

Muitas pessoas estão competindo por atenção neste mercado, especialmente no mundo digital, e essa agitação no mercado gera uma percepção homogênea pelas pessoas.

Algumas pessoas então já tiveram contato com coaching, outras já fizeram coaching, e outras já ouviram falar através de pessoas que fizeram coaching, com as devidas percepções de bom ou ruim. Isso significa que a palavra coaching está ganhando uma caixinha na mente das pessoas.

Vamos explorar um pouco mais este conceito da caixinha: 

Se você ouvir a palavra geladeira, provavelmente você já tem em mente o que deveria ser o preço de uma geladeira – digamos que determinada pessoa comprou uma geladeira de 2 mil reais, e então ela tem este preço na sua caixinha da geladeira.

Quando um amigo disser para esta pessoa que comprou uma geladeira de 5 mil reais, um alerta será ligado em sua mente, que rapidamente se direcionará para a caixinha da geladeira e se manifestará, afirmando que o preço correto para uma geladeira é de 2 mil reais.

No mercado de coaching acontece a mesma coisa!

As pessoas não tinham uma referência para dizer o que é coaching, e quanto isso custam. Então hoje, com a disseminação do termo coaching, muitas pessoas já tiveram esta caixinha aberta em sua mente, com preços e expectativas pré-determinadas sobre o que é coaching.

Leia também:  O que é Neurocoaching?

Nesta situação, coaches mais baratos podem ser considerados suspeitos, enquanto coaches mais caros serão considerados abusivos – é hora de se reinventar.

Encontrando seu oceano azul

Partindo do raciocínio do livro novamente, a Estratégia do Oceano Azul entende que o profissional, marca ou empresa precisa se posicionar em um lugar em que não exista a caixinha na mente das pessoas.

Encontrar este espaço que ninguém ocupou permite que seja aberta uma nova caixinha, e então o seu preço passa a se tornar a régua para este mercado que você está abrindo.

Existe a dificuldade de abrir o mercado, mas você não tem concorrência, e o seu método ou programa se torna inquestionável e exclusivo.

Imagine oferecer e fazer uma sessão de alinhamento de objetivos (ou como preferir chamar) e oferecer a oportunidade de participar do seu método exclusivo.

Algumas pessoas poderão tentar levar você para uma das suas caixas mentais, dizendo “Isso é coaching, certo?” ou “Então esta sua consultoria…”

Percebe que os termos coaching e consultoria já estão na mente delas, ela está tentando te encaixar em uma caixa, e você diz:

“Na verdade não se trata de coaching/consultoria especificamente, mas sim de um método exclusivo desenvolvido por mim para…”

Passos para criar um método ou programa

#1 – Dê um nome para o método

Um nome exclusivo e forte perante a proposta de valor do programa ajuda o cliente a perceber que está na frente de algo completamente novo. Inclusive, a definição do nome pode ser balizado pelo segundo passo.

#2 – Crie uma estrutura de etapas

Como se trata de um método ou programa, ele tem um início, meio e fim para acontecer, e então você pode criar as etapas de acordo com a sequência de ferramentas que você deseja usar, ou como você entende a sua metodologia.

Você pode até mesmo criar um acrônimo para o seu método, aproveitando estas etapas.

Vamos pensar num exemplo fictício, o método CONQUER, aproveitando do acrônimo criado pela sequência do método, que poderia ser:

  • C – Conhecer
  • O – Observar
  • N – Neutralizar
  • Q – Querer
  • U – Unir
  • E – Explorar
  • R – Resultados
Leia também:  Melhorando o relacionamento interpessoal com coaching em grupo

#3 – Crie um discurso totalmente alinhado com as dores e sonhos do público alvo

Neste momento você precisa criar unidade sobre o discurso que terá com seu potencial cliente, integrando as necessidades dele com a forma que você desenvolveu o seu projeto.

Vamos fechar com um exemplo de como seria um discurso para o método CONQUER, caso fosse um método voltado para jovens universitários.

“O método CONQUER foi desenvolvido com a minha experiência em conduzir jovens para o sucesso no começo de sua carreira, seguindo cada etapa do método, onde começamos por Conhecer suas habilidades, Obstruir seus medos e Neutralizar crenças limitadoras do sucesso, e então conseguimos estabelecer um ambiente propício para o Querer ardentemente o sucesso, então podemos Unir seus esforços de inserção no mercado com a Exploração de possibilidades para gerar Resultados consistentes em sua carreira.”

Percebe o poder de um discurso bem elaborado, que venha de encontro com o seu propósito, e encante o seu cliente ideal?

Um discurso elaborado desta forma se torna irresistível e incontestável, é um método de geração de resultados.

E quem não gosta de resultados, certo?

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)