Porque você deveria ter um coach e fazer coaching?

Todos temos objetivos. Se há algo que mantém o espírito humano vivo é a esperança de mudar, evoluir, crescer, conquistar mais e ser melhor.

Agora, o que é mais interessante sobre a existência humana é o fato de conscientemente querermos mais, mas o nosso instinto primitivo querer nos manter no mesmo lugar, e as duas forças puxando em direções opostas podem gerar diversas consequências.

O ponto é: onde você realmente quer que a vida te leve? Que tal ser o condutor da sua vida, e tornar este processo intencional?

Neste artigo nós vamos falar um pouco sobre o porquê você deve ter um coach, e como fazer coaching pode ser a diferença entre obter resultados incríveis na vida ou manter os mesmos resultados.

Materializando sonhos

Você provavelmente já conheceu muitas histórias de pessoas que conquistaram vidas espetaculares – mas o fato que poucas pessoas querem realmente se atentar é de que estas pessoas de sucesso não são pessoas comuns.

O cinema gosta muito deste tipo de narrativa, de pessoas comuns fazendo coisas extraordinárias – mas a verdade é que as coisas extraordinárias são realizadas por pessoas diferentes do comum.

E o que há de diferente nestas pessoas?

Simples! Elas não entregaram a sua vida ao acaso, e construíram, mesmo que inconscientemente, a sua história de sucesso. O fato é que a construção do sucesso é uma jornada que, ao longo do tempo, se tornou mapeável, e muitas pessoas aprenderam a trilhar esta jornada.

A evolução deste conceito se transformou numa ciência que usa ferramentas de diversas outras ciências aplicadas ao desenvolvimento humano e realização de objetivos.

Esta é a essência de fazer coaching, e nesta figura, o coach é o agente de transformação capaz de conduzir uma jornada de evolução e sucesso junto de seus clientes.

Isso significa que não é possível conquistar os mesmos resultados sozinho? De forma alguma! Mas a vantagem de fazer coaching está justamente em contar com uma pessoa que possa trazer clareza para a sua jornada.

Quando não enxergamos o método para realizar as transformações que queremos em nossa vida é como se estivéssemos tateando no escuro – e fazer coaching é aceitar o desafio de trazer clareza, ou seja, luz para a sua jornada, revelando os passos específicos que você deve seguir para conquistar seus objetivos.

Leia também:  Como caminhar sozinho após o termino do processo de coaching?

O ponto cego da vida

Além de nos direcionar no caminho da realização acelerada, o coach ainda tem a capacidade de nos desafiar, no sentido de incentivar o crescimento pessoal que vai permitir o crescimento dos resultados.

Imagine uma pessoa que nunca fez nenhum tipo de exercício físico, e de repente se inscreve e começa a frequentar uma academia. Cada exercício muscular vai desafiar a condição original dos músculos, que vai permitir com que eles sejam estressados, e o estresse muscular é que vai gerar a elasticidade e o desenvolvimento da musculatura.

Na prática, seremos desafiados pelo coach a contestar aquilo que temos como convicções, e que vem nos mantendo dentro de um mesmo padrão de resultados.

Fazer coaching ainda nos leva a perceber os pontos cegos da nossa vida, mostrando o tipo de comportamentos que não percebemos que temos, e que nos leva aos nossos resultados atuais, além de nos incentivar a todo momento na busca de novos comportamentos e melhores padrões de decisões, que estejam alinhados com os nossos objetivos.

Existe uma frase que foi atribuída a Einstein, que diz que “fazer as mesmas coisas e esperar resultados diferentes é o primeiro sinal de loucura” – mas a verdade é que todos acabamos nos deparando com este ciclo em nossas vidas.

Determinamos novas metas, depois voltamos para a nossa rotina, mas continuamos crentes de que a meta é possível de ser realizada – uma clara manifestação de desconhecimento da jornada de realização, que é a especialidade da jornada de fazer coaching.

As etapas básicas da realização

Apesar de diferentes metodologias explorarem diferentes abordagens, o coaching segue, de certa forma, uma mesma linha de raciocínio de jornada.

Toda jornada deve ser iniciada com o foco e clareza nos seus objetivos, tirando a atenção da visão habitual, que nos mantém em ciclos de repetição de comportamentos.

Quando entendemos e definimos onde queremos chegar, precisamos de um plano para trilhar esta jornada – e nenhuma jornada pode ser realizada sem ação, então fazer coaching também não serve para pessoas que simplesmente querem esperar resultados.

Leia também:  Coaching de concurso

Coaching é ação, mas não apenas ação gratuita, mas sim ação direcionada, focada nos seus objetivos.

E é claro que a jornada não estaria completa se não nos levasse a uma transformação pessoal, e fazer coaching é um desafio pessoal de evolução.

Outra célebre frase atribuída a Einstein diz que “a mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original” – isso porque a nossa jornada de transformação de resultados fatalmente nos levará a evoluir e nos tornarmos pessoas melhores e mais aptas a atingir nossos sonhos.

Não adianta, por exemplo, querer se tornar rico, e manter uma mentalidade pobre e escassa – nenhuma transformação pode ser mantida se a primeira mudança não for interna.

O coach é o profissional que vai questionar e desafiar afim de um único resultado, que se trata de extrair de você mesmo as verdades e o caminho que você precisa seguir para se tornar a pessoa que você deseja ser.

Todos têm jornadas diferentes, e ninguém melhor que você para saber qual caminho você deve seguir.

Se você deseja uma mudança no seu estado de vida atual, precisa estar disposto a ser a mudança que você precisa para a vida, e fazer coaching será a diferença de conseguir estes novos e esperados resultados.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)