Quais são as profissões do momento?

Diante da crise econômica pela qual o Brasil está passando, as pessoas estão sem perspectivas de crescimento em suas carreiras e são obrigadas a conviver com a sombra do desemprego que assola o país. Mas alguns setores da economia vão muito bem, obrigada, e estão sobrevivendo a essa crise, inclusive criando empregos e tendo lucro. Se você deseja redirecionar sua carreira profissional, aproveite as dicas e encoraje-se a seguir em outra direção.

Desenvolvedor Mobile

A tecnologia está evoluindo cada vez mais, e juntamente com ela, as profissões ligadas ao meio tecnológico. O desenvolvedor mobile trabalha no desenvolvimento de aplicativos para diversas plataformas, como Android, IOS, e outras. Como as atenções das pessoas estão cada vez mais voltadas para os smartphones, essa é uma das profissões do momento, pois cada vez mais empresas criam seus próprios aplicativos e o mercado só tende a crescer.

Especialista em UX

São profissionais que normalmente vem da área do Design e se dedicam a identificar possíveis problemas que os usuários estejam tendo na navegação em sites. Os sites de tornaram um dos principais meio de comunicação das empresas com seus clientes nos últimos anos, então é imprescindível que o usuário tenha acesso fácil e intuitivo e esses profissionais são os responsáveis por isso.

CFOs para empresas em reestruturação

São diretores financeiros de empresas que estejam passando por problemas econômicos e precisem de um profissional com experiência para que seja possível torná-las competitivas novamente. Esse profissional irá tentar renegociar as dívidas junto aos bancos e por isso, quem exerce essa função, deve ter um bom poder de argumentação e credibilidade perante o mercado.

Analista de Planejamento Tributário

É desejável que os profissionais desta área tenham formação em Ciências Contábeis ou Direito, pois eles vão estar constantemente em contato com a legislação tributária e com números financeiros. Este profissional será o responsável por reduzir ao máximo a carga tributária paga pela empresa. Devido ao fato de o Brasil ser um dos países em que mais se paga imposto no mundo, as empresas procuram esses profissionais constantemente para poder reduzir os gastos.

Leia também:  Como equilibrar sua vida pessoal e profissional

Gestor de resíduos

Todas as profissões ligadas à sustentabilidade estão tendo um crescimento muito alto, devido ao aumento do foco nestas questões por parte do governo e da mídia. Se pararmos pra pensar na quantidade de resíduos que produzimos em casa, os números já são alarmantes, mas agora imagine em uma indústria?

Por isso o gestor de resíduos é tão importante, pois ele analisará o que é possível fazer com estes resíduos da indústria, se há possibilidade de reaproveitamento e, caso não haja essa alternativa, como causar o menor impacto ambiental.

Portanto, apesar da crise, ainda existem diversas áreas, inclusive algumas que não foram listadas aqui, que oferecem possibilidade de empregos.

Atualmente as pessoas tem que estar atentas, pois as mudanças no mercado de trabalho são constantes, e cada vez mais surgem áreas diferentes de trabalho, nas quais, muitas vezes, sobram vagas em aberto por falta de profissionais especializados.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

Katia Vega Kestenberg
Siga-me

Katia Vega Kestenberg

Master Career & Life Coach / Psicóloga em Vega Coaching Gestão de Carreiras & Desenvolvimento de Pessoas
Katia Vega, foi profissional de RH por mais de 22 anos em empresas de Consultorias em Tecnologia e RH, onde exerceu o papel de Gestora de área e equipes conduzindo processos de seleção e treinamento operacional/técnico, bem como elaborou e aplicou programas de estágio e trainees.

Katia Vega é também Consultora de Carreira realizando treinamento comportamental, tendo realizado projetos em Orientação Profissional, Coaching e Gestão de Carreira para empresas Nacionais/ Multinacionais e pessoas físicas.

Trabalhou em projetos para: Rede Globo de Televisão, Sistema Globo de Radio, Postos BR, Unilever, VALE, Coca-Cola, (Esso)Cosan , Supervia, Transocean, Construtora Queiroz Galvão ao longo de sua carreira.
Possui Graduação em Psicologia, Pós graduação em Psicoterapia Breve Integrada e formação em Terapia Cognitivo comportamental, tendo se especializado na área clinica com adultos TDAH.
Possui certificação pela Sociedade Brasileira de Coaching em Master, Positive, Executive & Leader Coach e Business Coach pela Focal Point de Brian Tracy.

Desde 2008 vem dedicando a ajudar profissionais na estrutura de um planejamento pessoal e profissional, aumentando a produtividade e realizando transição para uma nova etapa de carreira, diminuindo assim a sensação de confusão interna e alcançando mais segurança, autoestima e autoconfiança. Coordenou o primeiro grupo de estudos no RJ para Coaches, na Rio Coaching e realiza mentoria para novos coaches que necessitem de apoio.
Katia Vega Kestenberg
Siga-me

Últimos posts por Katia Vega Kestenberg (exibir todos)