Qual é o significado de coaching?

O coaching é um método que pode ser utilizado tanto para que uma pessoa melhore suas perspectivas profissionais quanto sua vida pessoal.

Ele é necessário, pois as pessoas precisam buscar ferramentas para se desenvolver, e, algumas vezes, elas não sabem encontrar esta força por si próprias, e é neste momento que deve ser buscado o auxilio de um profissional.

O processo de coaching deve ser encarado como uma tarefa contínua, e o cliente, quando acabarem as sessões, deve seguir colocando em prática as lições que aprendeu.

Neste artigo vamos falar sobre como surgiu o coaching e como o processo funciona.

Como surgiu o coaching?

A palavra coach significa instrutor quando traduzida ao português, e o coachee é a pessoa que está buscando essa ajuda para evoluir em alguma área da vida.

Ela começou a ser utilizada para denominar um processo para transportar pessoas, de onde elas estão para onde elas gostariam de estar, e somente algum tempo depois passou a ser utilizada para designar também o treinamento que ocorre nos esportes.

O coaching era utilizado no treinamento de atletas de alto rendimento, para motivá-los, e, dada a sua eficiência, logo chegou a outras áreas também.

O que é coaching?

O coach irá auxiliar o cliente para que conquiste os objetivos que almeja através de treinamentos e conselhos que são mais focados em resolver problemas do presente do que se aprofundar no passado ou no futuro do coachee.

Através dos treinamentos, a pessoa pode desenvolver suas habilidades e lidar com problemas que a princípio podem parecer pequenos, mas que em longo prazo podem tornar-se obstáculos ao sucesso pessoal e profissional.

Uma sessão de coaching normalmente funciona como uma conversa entre o coach e o coachee e não tem por objetivo dar respostas prontas, mas permitir que a pessoa encontre as respostas por si própria.

Leia também:  10 situações para procurar ajuda de um coach

Como o coaching é baseado na confiança, as sessões só surtirão efeito caso o cliente esteja disposto a se abrir verdadeiramente, revelando inclusive fatos íntimos de sua personalidade.

Um dos experts na área, Timothy Gallwey, expôs que os maiores obstáculos que enfrentamos são internos e que deveríamos ser distraídos da nossa voz interna que diz “você não vai conseguir”. Ele fazia um experimento nas aulas de tênis, quando pedia para que o aluno focasse sua atenção na altura da bolinha no momento do jogo, e consequentemente, o desempenho melhorava, pois ao distrair essa voz interior a pessoa acaba relaxando.

Como funciona?

O processo geralmente é longo, mas resumidamente funciona da seguinte forma:

Portanto, é muito importante que você procure ajuda de um profissional caso não esteja conseguindo encontrar soluções para seus problemas cotidianos, é importante ter em mente que ninguém é autossuficiente, e que a ajuda dos outros se faz necessária eventualmente para eliminar as barreiras que encontramos pelo caminho.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)