Roda das competências

Escolher as ferramentas certas para cada sessão, sempre alinhando-as ao estado desejado ou objetivo específico dos coachees, é fundamental para o bom andamento do processo de coaching.

Uma das opções de ferramenta para um bom processo de coaching profissional é a roda de competências. Esse esquema gráfico, em forma de pizza, é bastante semelhante à velha conhecida roda da vida, amplamente usada em processos de coaching pessoal.

Neste artigo você vai saber mais sobre a ferramenta de coaching roda de competências, quando usá-la e como funciona.

Quando usar a ferramenta roda de competências

A roda de competências pode ser usada em processos de coaching profissional diversos, como coaching executivo, business coaching, coaching de carreira, dentre outros nichos.

É uma ferramenta que pode ser usada tanto em sessões individuais quanto em coaching para equipes, com grupos de colaboradores ou de gestores de uma empresa.

A roda de competências é uma ferramenta de diagnóstico de cenário no âmbito profissional. Por isso, deve ser aplicada no início do processo de coaching, qualquer que seja o objetivo dos coachees.

Como funciona a roda de competências

O coach que aplica a roda de competências pode usar um gráfico pronto, padrão para todos os seus clientes, conforme a ferramenta original. Ou, então, pode-se adaptar o esquema em formato de pizza para cada objetivo apresentado pelos seus diferentes coachees.

A ferramenta roda de competências padrão é dividida em 8 partes. Em cada uma dessas fatias da pizza deve ser colocada uma nota de 0 a 10 para cada competência apresentada.

O coachee determinará essa nota com base na sua autoavaliação, sem qualquer interferência do coach ou de outros participantes da sessão de coaching. Também é interessante ressaltar a todos os clientes que não levem em conta a opinião de pessoas próximas no momento de definirem a sua pontuação na roda de competências.

Leia também:  Como se sentir mais confiante para vender seus serviços de Coaching

O papel do coach na aplicação da ferramenta é de apenas perguntar que nota o coachee dá a si mesmo em cada quesito. Caso o cliente fique confuso em relação ao contexto ou ao significado de cada questão, o coach pode auxiliá-lo explicando sobre o que deve ser levado em conta em cada nota.

Os aspectos avaliados na roda de competências convencional são os seguintes:

  1. Empreendedorismo: aqui o coachee deve avaliar as suas atitudes empreendedoras, não necessariamente construindo um empreendimento, mas colaborando com visão e ações para a sua empresa.
  2. Comunicação: deve ser avaliada a comunicação em geral, em todos os níveis e com todas as pessoas do seu ambiente profissional.
  3. Orientação para resultados: o coachee deve pensar o quanto está focado em atingir metas e resultados no seu local de trabalho ou na sua busca profissional.
  4. Inovação: a nota deve ser baseada na capacidade do coachee de fazer algo novo sempre que preciso e também na sua preocupação em buscar inovações.
  5. Relacionamento interpessoal: a relação entre líder e liderado ou entre colegas de mesmo nível hierárquico devem ser levadas em conta.
  6. Criatividade – o cliente atendido no processo de coaching deve analisar não só o seu talento criativo, bem como o seu esforço para estimular a sua criatividade.
  7. Liderança: a nota deve ser baseada no seu poder de liderança e não na sua autoridade ou cargo exercido.
  8. Orientação para o cliente: o coachee deve avaliar a sua dedicação aos clientes em todos os processos e rotinas profissionais.

Depois que o coachee determinar todas as suas notas, ele deve discutir com o seu coach sobre a situação que apareceu no gráfico e refletir sobre o que deve ser mudado para que se atinja o seu objetivo ao final do processo de coaching.

Leia também:  Executive Coaching

Você costuma usar a roda de competências nos seus processos de coaching? O que acha dessa ferramenta? Deixe sua opinião aqui abaixo.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)