Sessão de coaching passo a passo

O coaching vem ganhando cada vez mais espaço e notoriedade com profissionais que vem transformando a vida de muitas pessoas.

Contudo, uma variação grande de modelos de sessões pode acontecer entre diferentes profissionais, que é um movimento natural, pois o coaching é uma ciência que conta muito com o aspecto humano na sua aplicação, e a imaginação pode ser a aliada do profissional, desde que o objetivo seja impulsionar os resultados do cliente.

E ainda por se tratar de um processo, conta-se com etapas que compõe essa construção, e normalmente cada sessão gera tarefas que vão impulsionar o coachee ao avanço em seu desenvolvimento.

Vamos explorar alguns dos principais pontos que uma sessão de coaching precisa ter para ser bem-sucedida para o coach e para o coachee.

Antes da sessão

A preparação para uma sessão de coaching é uma etapa extremamente importante dentro do processo, e não pode ser menosprezada.

Se estivermos falando de uma sessão inicial, o coach precisa estar preparado e seguro para demonstrar bem do que se trata o seu processo e a transformação que ele pode fazer pelo cliente – você pode saber mais sobre isso no nosso artigo Como fazer uma primeira sessão de coaching incrível.

Agora, se estivermos falando de uma das sessões seguintes do processo, o primeiro passo é estar bem alinhado com os objetivos que foram propostos pelo cliente como desafio no último encontro.

Normalmente as sessões de coaching tem um intervalo de uma semana entre si, justamente para que o cliente tenha tempo hábil de realizar a tarefa que tenha sido acordada com o coach.

O coach já pode ter em mente uma ferramenta para trabalhar, que tenha sido escolhida de acordo com o andamento do processo e as necessidades do cliente, mas é claro que ter uma ferramenta em mãos não gera obrigatoriedade de uso.

É o tipo de momento em que cabe ao coach ter a sensibilidade de encontrar e aplicar uma ferramenta apropriada para cada situação, pois nem sempre o cliente chegará super tranquilo, de tarefa feita e preparado para aquilo que o coach tinha em mente.

Em se tratando de pessoas, é difícil manter a previsibilidade – em alguns casos é preciso tomar outros caminhos para gerar um bom resultado com o coachee, mesmo que seja na aplicação de uma ferramenta que não estava prevista.

Leia também:  Quando a dúvida se instala

Realizando uma nova sessão de coaching

Normalmente nos primeiros momentos de uma sessão de coaching acontece aquele breve quebra-gelo, e então o coach pergunta como foi o desenvolvimento do coachee desde a sessão anterior, incluindo as tarefas que foram combinadas para serem realizadas.

O cenário ideal para o coach é aquele em que o cliente fez as tarefas, conseguiu extrair bons resultados pela sua execução, sente que está evoluindo e está preparado para avançar na direção do seu objetivo.

É claro que como seres humanos, alguns momentos e alguns dias não são bons, então pode ser que o coach precise centralizar o cliente dentro do seu foco, relembrando a importância da realização do objetivo que ele busca.

Uma situação bastante comum acontece quando o coachee não realiza a tarefa que foi proposta, que é uma situação polemica no mundo do coaching – alguns profissionais tomam por prática dispensar o coachee da sessão para que a tarefa seja realizada nos próximos dias.

Um caminho mais ameno está na investigação do motivo pela qual o cliente não conseguiu realizar a tarefa. Algumas perguntas como “O que você poderia ter feito de diferente para realizar esta tarefa?” podem guiar o coach à um entendimento sobre o nível de comprometimento do cliente com o objetivo, e pode até mesmo revelar uma falta de comprometimento pessoal com as próprias realizações.

Final da sessão

Ao final da sessão, deve ser proposto um novo desafio para o coachee realizar, que esteja conectado com o seu objetivo e com o feedback que o coach lhe deu durante o encontro.

Lembrando que o cliente é quem deve escolher a tarefa que vai realizar durante o intervalo até a próxima sessão – isso porque cada pessoa tem um entendimento pessoal sobre aquilo em que pode realizar.

Muitos clientes de coaching acabam acreditando que cabe ao coach apontar uma tarefa para ser realizada, mas a verdade é que as sessões de coaching precisam trazer clareza sobre o caminho que o cliente deve tomar para realizar o seu objetivo, e então o próprio coachee deve determinar uma tarefa que o coloque mais próximo da realização do seu objetivo.

Leia também:  Ferramenta de coaching valores

Neste momento pode acontecer do coach acreditar que o desafio proposto pelo coachee é muito leve, mas este é o momento em que o não-julgamento deve ser exercitado pelo coach, afinal o que pode parecer simples para ele pode ser uma grande barreira para o coachee.

Caso o coach sinta que o cliente pode fazer mais, ele pode propor, além da tarefa, um desafio extra, que seja de simples execução, mas com grande potencial de transformação.

Um exemplo de desafio que cai bem é a tarefa extra de assistir um filme recomendado pelo coach, que obviamente tem a ver com o objetivo buscado pelo cliente.

Considerações

Os métodos, formatos, ferramentas e perguntas podem variar bastante de um profissional para o outro, e o mais importante é ter a clareza de que o processo de coaching é um método de evolução continuada com um objetivo central.

Nesta visão, o coach tem um papel de guia do caminho, bem mais focado em manter o cliente em curso e elucidar as suas atitudes e comportamentos na direção do que ele definiu como sucesso – sempre o cliente, não o coach.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

Sessão de coaching passo a passo
4.8 - 5 votos
SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *