Técnicas de coaching altamente eficazes

Um dos conteúdos que aprendemos nas escolas de coaching é o conjunto de técnicas que ajudam a otimizar a relação entre coach e coachee.

São muitas as técnicas existentes e podemos usar em várias situações diferentes, inclusive misturando duas ou mais delas dentro de uma mesma sessão.

É importante não confundir técnicas com ferramentas e métodos, eles se assemelham em alguns pontos. Mas a partir de agora você verá como funciona cada um e quais são as melhores técnicas para você aplicar nos seus processos de coaching.

Técnicas de coaching

Técnicas X Ferramentas X Métodos

O objetivo das técnicas é estabelecer e fortalecer a conexão entre as duas partes. Elas são aplicadas dentro das ferramentas e metodologias.

É comum confundir técnicas com ferramentas, mas na técnica não se utiliza um passo a passo escrito, e sim práticas comportamentais para melhorar a relação e a comunicação entre o coach e o seu coachee.

As ferramentas são fórmulas para se conduzir uma sessão. Exemplo de ferramentas largamente utilizadas: roda da vida, perdas e ganhos e mapa de ação.

Os métodos são as maneiras de conduzir o processo de coaching que varia de acordo com cada coach, geralmente com influência do ensino da escola na qual ele se formou. A personalidade e estilo de trabalho do coach também fazem parte do seu método.

Técnicas de coaching

Agora que já explicamos as principais diferenças entre técnica, ferramenta e método, vamos aprender sobre algumas técnicas de coaching altamente eficazes.

Perguntar “e o que mais?”

Essa técnica é muito importante principalmente se for aplicada em coachees com dificuldade em responder ou com respostas confusas ou imprecisas.

Ela consiste em perguntar “e o que mais? ” depois que o coachee responder as questões que você apresenta para ele.

Isso faz com que as respostas fiquem cada vez mais específicas e ricas em detalhes, facilitando o autoconhecimento do cliente e dando mais informações para o coach conseguir ajudá-lo a alcançar o seu objetivo.

Ancoragem

Essa técnica faz parte da programação neuro linguística e é útil para despertar emoções positivas e fazer com que o coachee lembre delas com facilidade.

Para aplicá-la, você deve pedir ao seu cliente que ele pense, e se possível descreva, em algum momento importante que traz boas lembranças e que podem ajudá-lo a ficar mais relaxado e feliz.

Quando notar que ele já mudou o semblante e está se sentindo melhor e mais aberto, peça para ele fazer algum gesto simples com o intuito de ancorar esse sentimento bom.

Pode ser um estalo de dedos, um aperto nas mãos, um toque no braço, o que ele preferir. Ensine-o a repetir esse gesto sempre que quiser invocar as sensações desse momento novamente.

Patrocínio positivo

Essa é uma técnica, essencial para estimular o coachee a ter atitudes favoráveis ao alcance do seu estado desejado.

Ela funciona da seguinte forma: toda vez que o seu atendido apresentar alguma tarefa concluída ou alguma novidade positiva relativa ao processo de coaching, você deve recompensá-lo patrocinando as suas atitudes bem-sucedidas.

Você deve elogiar e demostrar satisfação quando o coachee apresentar qualquer evolução, em qualquer momento da sessão. Pode também dar alguma recompensa simples, como um material complementar com dicas para ele se manter motivado.

Ensaio mental

Essa técnica é muito efetiva nos casos de coachee travado ou muito tímido. Diga para o seu cliente fazer um filme mental da sua situação atual, imaginando uma situação que ele deseja mudar.

Depois peça para ele se imaginar de novo no mesmo cenário e momento, mas com os defeitos corrigidos e obtendo sucesso no que deseja.

Após esse processo, pergunte a ele como se sentiu atingindo o objetivo e peça para ele se comprometer a realizar a ação na realidade.

Neste texto você aprendeu o que é uma técnica de coaching e como funciona a aplicação de algumas das mais eficazes para beneficiar os seus coachees.

Conhece técnicas diferentes dessas? Conte aqui nos comentários como você as aplica nos seus processos e como estão sendo os resultados.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)

Compartilhe com sua rede, ajude outras pessoas: