Técnicas de coaching altamente eficazes

Um dos conteúdos que aprendemos nas escolas de coaching é o conjunto de técnicas que ajudam a otimizar a relação entre coach e coachee.

São muitas as técnicas existentes e podemos usar em várias situações diferentes, inclusive misturando duas ou mais delas dentro de uma mesma sessão.

É importante não confundir técnicas com ferramentas e métodos, eles se assemelham em alguns pontos. Mas a partir de agora você verá como funciona cada um e quais são as melhores técnicas para você aplicar nos seus processos de coaching.

Técnicas de coaching

Técnicas X Ferramentas X Métodos

O objetivo das técnicas é estabelecer e fortalecer a conexão entre as duas partes. Elas são aplicadas dentro das ferramentas e metodologias.

É comum confundir técnicas com ferramentas, mas na técnica não se utiliza um passo a passo escrito, e sim práticas comportamentais para melhorar a relação e a comunicação entre o coach e o seu coachee.

As ferramentas são fórmulas para se conduzir uma sessão. Exemplo de ferramentas largamente utilizadas: roda da vida, perdas e ganhos e mapa de ação.

Os métodos são as maneiras de conduzir o processo de coaching que varia de acordo com cada coach, geralmente com influência do ensino da escola na qual ele se formou. A personalidade e estilo de trabalho do coach também fazem parte do seu método.

Técnicas de coaching

Agora que já explicamos as principais diferenças entre técnica, ferramenta e método, vamos aprender sobre algumas técnicas de coaching altamente eficazes.

Perguntar “e o que mais?”

Essa técnica é muito importante principalmente se for aplicada em coachees com dificuldade em responder ou com respostas confusas ou imprecisas.

Ela consiste em perguntar “e o que mais? ” depois que o coachee responder as questões que você apresenta para ele.

Isso faz com que as respostas fiquem cada vez mais específicas e ricas em detalhes, facilitando o autoconhecimento do cliente e dando mais informações para o coach conseguir ajudá-lo a alcançar o seu objetivo.

Ancoragem

Essa técnica faz parte da programação neuro linguística e é útil para despertar emoções positivas e fazer com que o coachee lembre delas com facilidade.

Para aplicá-la, você deve pedir ao seu cliente que ele pense, e se possível descreva, em algum momento importante que traz boas lembranças e que podem ajudá-lo a ficar mais relaxado e feliz.

Quando notar que ele já mudou o semblante e está se sentindo melhor e mais aberto, peça para ele fazer algum gesto simples com o intuito de ancorar esse sentimento bom.

Pode ser um estalo de dedos, um aperto nas mãos, um toque no braço, o que ele preferir. Ensine-o a repetir esse gesto sempre que quiser invocar as sensações desse momento novamente.

Patrocínio positivo

Essa é uma técnica, essencial para estimular o coachee a ter atitudes favoráveis ao alcance do seu estado desejado.

Ela funciona da seguinte forma: toda vez que o seu atendido apresentar alguma tarefa concluída ou alguma novidade positiva relativa ao processo de coaching, você deve recompensá-lo patrocinando as suas atitudes bem-sucedidas.

Você deve elogiar e demostrar satisfação quando o coachee apresentar qualquer evolução, em qualquer momento da sessão. Pode também dar alguma recompensa simples, como um material complementar com dicas para ele se manter motivado.

Leia também:  Técnicas de Rapport

Ensaio mental

Essa técnica é muito efetiva nos casos de coachee travado ou muito tímido. Diga para o seu cliente fazer um filme mental da sua situação atual, imaginando uma situação que ele deseja mudar.

Depois peça para ele se imaginar de novo no mesmo cenário e momento, mas com os defeitos corrigidos e obtendo sucesso no que deseja.

Após esse processo, pergunte a ele como se sentiu atingindo o objetivo e peça para ele se comprometer a realizar a ação na realidade.

Ensaio dramático

A técnica de coaching denominada ensaio dramático é uma ótima opção para ser aplicada naqueles momentos em que o coachee precisa se preparar para um evento de grande importância como, por exemplo, uma entrevista de emprego ou um reencontro com alguém especial.

Fazer um ensaio dramático significa simular uma situação para qual o coachee precisa estar pronto, tanto emocionalmente quanto em relação a aspectos mais práticos e comportamentais.

O coach pode participar ativamente da dramatização ou atuar apenas como um observador. O coachee pode optar por fazer o seu ensaio imaginando outra pessoa à sua frente ou interagindo com o seu coach. Nesse último caso, o profissional de coaching não deve interferir com suas opiniões pessoais, servindo apenas como um estímulo para o desenvolvimento do seu cliente.

Ao final do ensaio, é importante que o coachee consiga descrever todos os sentimentos que surgiram durante o exercício, falar sobre o que acredita que precisa ser melhorado e também sobre os pontos fortes que identificou em si mesmo.

Recapitulação

A recapitulação, também chamada de backtracking, é uma técnica de coaching bastante simples mas que pode ser bastante poderosa por dois motivos, principalmente.

Recapitular um relato do coachee ou fazer um resumo de toda a sessão é importante para que a relação entre cliente e profissional seja fortalecida. Ao fazer a recapitulação de tudo o que o coachee falou, o coach demonstra que está dando a merecida atenção e que valoriza o que o seu cliente está transmitindo, aumentando o rapport e a confiança.

Além disso, a técnica ajuda o coachee a absorver melhor os conhecimentos extraídos da sua sessão de coaching, principalmente em situações em que ele não consegue manter um diálogo objetivo. Então, cabe ao coach sintetizar a essência da conversa e ressaltar as informações relevantes para que o coachee absorva o que é realmente importante, facilitando, também, a sua memorização.

É importante que o coach aplique a técnica com uma pergunta, para que o coachee confirme que foi plenamente compreendido, como, por exemplo:

  • Então, podemos concluir que … ?
  • Podemos resumir essa situação da seguinte forma … ?
  • De acordo com o seu relato, você quis dizer que … ?

Pergunta em escala

Outra técnica de aplicação simples e bastante efetiva é elaboração de perguntas poderosas que devem ser respondidas com números.

O objetivo das perguntas em escala é estimular a reflexão do coachee diante de um problema ou quando ele apresenta dificuldade em estabelecer prioridades ou interpretar cenários.

O método das escalas pode ser usado em diversos tipos de perguntas, sempre começando com: “Em uma escala de 0 a 10, quanto você acredita que …?”. Por exemplo: “Em uma escala de 0 a 10, quanto você acredita que está motivado no seu trabalho atual?, ou “Em uma escala de 0 a 10, quanto você acredita que  está se esforçando para fazer mudanças na sua alimentação?”.

Leia também:  Dicas para engajar o coachee durante o processo de coaching

Ao final das perguntas, o coachee poderá refletir sobre o que cada número significa e entender melhor o seu estado atual, de maneira a facilitar a tomada de decisões e a definição de ações futuras que poderão levá-lo mais facilmente até o seu estado desejado.

Feedback Sanduíche

Há diversas maneiras de fornecer um feedback para o coachee, tanto no final de uma sessão, quanto no momento em que o cliente atendido relata as ações feitas durante a semana entre um encontro e outro.

Uma das técnicas mais usadas no universo do coaching é o chamado feedback sanduíche. Esse método leva esse nome pelo fato de ser dividido em 3 partes, com duas parte positivas e um retorno sobre os pontos fracos, que seria como um “recheio”.

Para começar a aplicação, é preciso pensar em um retorno positivo para o coachee, descrevendo uma ação relevante ou um ponto forte identificado pelo coach.

Depois, é o momento de fazer o “recheio do sanduíche”, no qual o coach revela algo que poderia ser melhorado no comportamento do seu cliente. Como é uma etapa mais delicada e que pode gerar algum desconforto no coachee, é importante evitar o uso de palavras negativas e conjunções adversativas como o “mas” e o “porém. O ideal é que se faça sugestões mais leves falando sobre melhorias e nunca denominando defeitos ou falhas do indivíduo atendido.

Por fim, deve-se terminar a aplicação do feedback sanduíche com outro retorno positivo que possa ser usado para ajudar o coachee a sanar a questão que foi levantada na etapa do recheio.

Neste texto você aprendeu o que é uma técnica de coaching e como funciona a aplicação de algumas das mais eficazes para beneficiar os seus coachees.

Conhece técnicas diferentes dessas? Conte aqui nos comentários como você as aplica nos seus processos e como estão sendo os resultados.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

Técnicas de coaching altamente eficazes
4.7 - 211 votos
SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me