Teste DISC

O processo de coaching tem por objetivo transformar pessoas em uma área específica do seu âmbito pessoal ou profissional. Para auxiliar nessa transformação, pode-se utilizar a técnica  de autoconhecimento chamada de teste DISC.

Esse questionário de múltipla escolha é utilizado tanto em sessões de coaching quanto por empresas que buscam talentos com comportamentos alinhados aos seus projetos.

O test DISC busca identificar informações importantes acerca do coachee e a função do coach nessa aplicação é a de repassar esses dados e discuti-los com o seu cliente. É importante ressaltar que não haverá nenhum tipo de análise de aspectos psicológicos, apenas observação de comportamentos presentes destacados no resultado do DISC.

O teste fará com que o coachee tenha mais consciência do seu comportamento, a fim de melhorar nos pontos que estão em conflito com o seu estado desejado.

Como funciona o teste DISC?

A aplicação do teste DISC é muito simples e pode ser feita por coaches de qualquer área e também pelo próprio coachee, durante uma sessão de coaching ou na sua própria casa.

O DISC pode ser feito com a ajuda de um site que gere resultados automáticos, por slides ou com o teste em papel, nestes casos alguém deve anotar as respostas para montar o gráfico ao final.

As questões apresentadas durante o teste são muito simples, o que deve ser feito por quem está respondendo é apenas escolher qual das 4 palavras apresentadas mais define a sua personalidade.

A pergunta do teste DISC é sempre a seguinte: Qual palavra a seguir melhor define você? Um exemplo de opções de resposta são:

  1. Inflexível
  2. Triste
  3. Agressivo
  4. Metido

E, também, são apresentadas algumas opções positivas como:

  1. Mediador
  2. Detalhista
  3. Animado
  4. Autoconfiante

É muito importante que o coachee não pense por muito tempo em qual resposta seria a mais adequada, é preciso que se responda rápido (em cerca de 10 segundos), indicando a frase que mais combina com ele naquele momento, sem comparações, dúvidas ou julgamentos.

Muitas vezes a resposta pode parecer estranha ou incômoda, principalmente nos momentos em que aparecem as opções negativas, como no exemplo acima. Mas, é importante que se tenha em mente que ela deve ser sincera e espontânea para que o resultado seja preciso.

Deve-se ressaltar que esta análise não determina níveis de inteligência de uma pessoa como um teste de QI, mas sim como ela identifica e interage com o meio em que vive e com as pessoas com as quais se relaciona.

Embora essa análise comportamental classifique as pessoas de acordo com alguns critérios, não existe perfil certo ou errado, assim como nenhuma pessoa vai ter todas as características de uma das dimensões apenas.

Quais são os resultados do teste DISC?

O test DISC tem como resultado 4 perfis de comportamento, que são as palavras que possuem como iniciais as letras que formam a sigla nome do teste:

Leia também:  Ferramentas de Executive Coaching

Dominance (Dominância): Característica de indivíduos que demonstram uma personalidade forte, dominadora e confiante.

O indivíduo dominante gosta de assumir riscos e se vê motivado diante de desafios com grandes recompensas. Além disso, costuma ser uma pessoa bem direta e objetiva.

Quem possui resultado com alto D pode apresentar uma personalidade egocêntrica, individualista e autossuficiente. Dinamismo, energia, proatividade e excelência no ambiente de trabalho também são características de quem é dominante.

Caso o resultado seja um baixo D, revela uma pessoa mais pacata e que não se sente à vontade como líder. Geralmente, prefere trabalhar como subordinado e assume um tom mais moderado e conservador.

Influence (Influência): Quem tem esta dimensão alta possui grande capacidade de comunicação e muita facilidade em atrair as pessoas e influenciá-las.

Geralmente são indivíduos bem-humorados, carismáticos, bons oradores, com facilidade em ensinar e grande empatia.

Podem ter dificuldades em cumprir prazos e manter a concentração em uma coisa de cada vez. Além disso, costumam ser prolixos, emocionais e superficiais nas suas relações de trabalho.

Já quem tem esse fator baixo, prefere trabalhar sozinho e tem dificuldade em fazer aproximações e tomar iniciativas.

Stability (Estabilidade): Pessoas com alto S gostam de rotina, segurança e trabalhar com processos já testados.

São, também, muito calmos, pacientes, previsíveis e costumam ser ótimos funcionários. A maioria dos servidores públicos se encontram nesse grupo do DISC.

Por outro lado, podem ter pouca iniciativa e evitam realizar mudanças pessoais e profissionais. Podem ter, também, muita insegurança e tendência a evitar ambientes com muitas pessoas.

Já os indivíduos que possuem estabilidade baixa, não conseguem se adaptar a rotina e estão constantemente buscando mudanças e novidades em suas vidas.

Conformity (Conformidade): Ter esse fator alto é sinal de que o indivíduo se comporta de forma perfeccionista e muito disciplinada.

A conformidade significa a tendência em seguir normas e regras, principalmente ao conviver em sociedade e no trabalho. É a característica das pessoas com perfil técnico, que usam métodos testados e comprovados.

Por conta do excesso de perfeccionismo e regras, os conformistas possuem dificuldade em agir com rapidez e em concluir tarefas com prazos curtos.

As pessoas com baixo C são muito autoconfiantes, independentes e impetuosas. Podem também agir com imprudência e não se apegam a detalhes. 

Benefícios da aplicação do DISC

O principal benefício do DISC é o seu papel de facilitador do autoconhecimento do coachee. Em um processo de coaching, é essencial que o cliente tenha consciência das suas habilidades e dificuldades.

O coachee que se conhece bem, consegue responder as perguntas do seu coach de forma mais precisa, determinando com mais clareza quais são os seus pontos fortes e onde precisa melhorar.

Leia também:  Como ajudar o coachee a definir suas ações

As qualidades e tendências positivas deverão ser trabalhadas com o intuito de potencializá-las e fazer com que elas atuem diminuindo ou anulando os pontos negativos.

Outra vantagem do teste DISC é que dispensa a análise de um psicólogo, o resultado é simples e pode ser lido e interpretado por qualquer pessoa leiga. Além disso, a sua aplicação é rápida, dura em torno de 15 minutos e o resultado pode sair na hora, se for feito em algum site apropriado.

O DISC costuma ser bastante usado em sessões de coaching para líderes, equipes e empresários, já que o seu resultado ajuda a entender como é a forma de cada um se relacionar com liderados e colegas de trabalho.

O conhecimento do resultado do teste facilita o desenvolvimento de empatia, persuasão e também melhora a gestão de conflitos, já que cada um saberá em quais comportamentos precisa focar.

Desvantagens do teste DISC

O DISC é um dos testes de análise de comportamento mais resumidos usados nos processos de coaching, nos departamentos de recursos humanos e em alguns exames psicológicos.

Ele dá uma boa visão geral da tendência comportamental de um indivíduo, mas não é suficiente para avaliar nuances e submodalidades nas atitudes de um cliente ou paciente.

Como há uma variedade muito grande de personalidades entre as pessoas, o teste DISC também pode ser ineficaz em alguns casos em que é necessário entender comportamentos em profundidade.

Além disso, a interpretação do teste só será coerente em indivíduos com alto D, I, S ou C, sendo inconclusivo em pessoas que possuem respostas bem distribuídas em cada fator.

Pode valer muito a pena planejar o uso do teste DISC em algum momento do processo de coaching, já que ele aumenta a visão do coachee sobre si mesmo, facilitando a tomada de decisões e o cumprimento de metas e levando em conta sempre a sua personalidade.

Gostou do artigo? Já usou o teste DISC? Comente abaixo sobre as suas impressões.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

Teste DISC
4.8 - 95 votos
SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)

Um comentário em “Teste DISC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *