Teste MBTI

Um dos maiores benefícios de um processo de coaching é a promoção do autoconhecimento do coachee, qualquer que seja o seu estado desejado.

Quando conhecemos a nós mesmos, ficamos cientes das nossas próprias limitações, sabemos quais são os nossos defeitos e as capacidades que podemos explorar.

Para facilitar essa interpretação de si mesmo, pode-se realizar a aplicação de questionários, que são os testes de personalidade.

O MBTI ou também conhecido como Tipologia de Myers-Briggs, é uma das avaliações de personalidade mais utilizadas no mundo, e pode ajudar a definir melhor o que deve ser feito em uma sessão de coaching para que sejam atingidos os objetivos específicos do coachee.

O teste foi criado por duas mulheres, Katharine Cook Briggs, e Isabel Briggs Myers, psicólogas amadoras e fãs de Carl Jung e sua teoria sobre os tipos psicológicos.

Após a Segunda Guerra Mundial, as mulheres entraram no mercado de trabalho nos Estados Unidos, mas não sabiam muito bem qual profissão deveriam exercer, então o teste surgiu como um meio de auxiliá-las.

Neste artigo falaremos mais sobre o teste MBTI, como ele funciona e quais são as suas vantagens.

Como funciona o teste MBTI?

O teste é composto por diversas questões sobre o nosso comportamento, que devem ser respondidas em escalas de concordo totalmente até discordo totalmente. A duração da aplicação do MBTI é de cerca de 15 minutos.

Cada pessoa pode ser classificada por quatro letras e elas seguem uma ordem lógica, dentro de 16 possibilidades de combinações diferentes.

As letras do teste são relativas as iniciais de termos em inglês, por isso em português elas não correspondem às letras iniciais das palavras.

Abaixo você verá os possíveis resultados no teste, divididos em 4 grupos e seus aspectos.

Analistas: (INTJs, INTPs, ENTJs e ENTPs)
Os tipos de personalidade Racional e Intuitiva possuem uma abordagem baseada na racionalidade e imparcialidade. São excelentes em debates intelectuais e nos campos científico ou tecnológico.

Eles são bastante independentes, têm mente aberta, facilidade em fazer criações práticas, abordando assuntos com o foco na utilidade, e estão mais interessados no que funciona efetivamente do que no que agrada aos olhos.

Essas características tornam os Analistas excelentes agentes estratégicos, mas também causam dificuldades nas áreas interpessoais, filosóficas e artísticas.

Diplomatas: (INFJs, INFPs, ENFJs e ENFPs)
Um grupo de personalidades do tipo Intuitivo e Sentimental, os Diplomatas são focados na empatia e na cooperação entre pessoas, destacando-se nas áreas da diplomacia, consultoria e aconselhamento.

Indivíduos que pertencem a esse grupo são cooperativos e possuem grande capacidade de imaginação e criatividade. Geralmente fazem o papel de conciliadores em seu ambiente de trabalho e nos âmbitos familiar ou amoroso.

Essas características tornam os Diplomatas pessoas reconhecidamente calorosas, carismáticas, empáticas e influentes, mas também causam problemas quando se tem a necessidade de tomar decisões difíceis e racionais.

Guardiães: (ISTJs, ISFJs, ESTJs e ESFJs)
Pessoas que tem a personalidade dos tipos Observador e Julgador são chamadas de Guardiães. São cooperativas e extremamente práticas, sempre preocupadas em promover a ordem, a segurança e a estabilidade em qualquer ambiente.

Leia também:  Coaching nutricional

Indivíduos que pertencem a um desses tipos tendem a ser trabalhadores, meticulosos e preferem não arriscar em inovações. São excelentes em logística e administração, com facilidade em seguir normas e hierarquias definidas.

Esses tipos de personalidade tem forte tendência a seguir com seus planos e cumprir metas e prazos. Não evitam tarefas difíceis, entretanto, essas pessoas também podem ser inflexíveis e tem dificuldade em aceitar pontos de vistas diferentes dos seus.

Exploradores: (ISTPs, ISFPs, ESTPs e ESFPs)
As personalidades do tipo Observador e Perceptivo são as mais espontâneas de todos os tipos e também possuem grande capacidade de interpretar o seu ambiente e qualquer contexto em que se encontrem.

Os Exploradores são utilitários e práticos, ficando em destaque em situações que exijam reação rápida e a capacidade de analisar fatos sem a ajuda de outras pessoas. Eles usam ferramentas e técnicas com maestria. Possuem, também, a capacidade de convencer as outras pessoas de que têm a solução para os problemas.

Suas características também podem levá-los a se envolver em atividades arriscadas ou a se focar exclusivamente em trabalhos que sejam mais prazerosos do que rentáveis.

Os 5 aspectos de personalidade, quando combinados, definem os 5 tipos de personalidade, que são: Mental, Energia, Natureza, Táticas e Identidade, os quais você verá logo abaixo.

Mental
Esse aspecto mostra como funciona a nossa interação com os outros.

Indivíduos Introvertidos (I) preferem atividades mais solitárias na maior parte do tempo, pensam bem antes de falar e ficam incomodados com interações sociais frequentes.

Obtém energia e motivação quando estão envolvidos com ideias, preferem refletir antes de agir. Precisam de muito tempo para pensar e recuperam sua energia sozinhos. Em geral, costumam ser pouco sociáveis.

Indivíduos Extrovertidos (E) preferem atividades em grupo, pensam enquanto falam, e falam muito, se sentem estimulados com qualquer tipo de interação social.

A fonte da sua energia é a ação, gostam de realizar várias atividades ao mesmo tempo, agem primeiro e depois pensam nas consequências. Quando inativos, a energia pessoal tende a diminuir. Em geral, são bastante sociáveis.

Energia
O segundo aspecto determina como vemos o mundo e como processamos as informações ao nosso redor:

Indivíduos Intuitivos (N) são imaginativos, confiam em sua intuição, ficam imersos em suas ideias e entendem tudo o que acontece ao seu redor com base em suas impressões.

Preferem informações abstratas e teóricas e possuem grande inteligência associativa. Gostam de interpretar os dados tendo como base as suas próprias crenças e experiências pessoais.

Indivíduos Observadores/Sensoriais (S) são realistas, confiam em seus próprios sentidos, possuem atração por questões práticas, se concentram em cada fato isoladamente.

Têm mais confiança em coisas palpáveis e concretas. Gostam de informações concretas e projetos muito bem definidos. Possuem facilidade com números e matérias exatas. Precisam de muitas informações detalhadas.

Natureza
Esse aspecto determina como cada pessoa toma suas decisões e como lidamos com nossas emoções:

Leia também:  Como encontrar um coach?

Indivíduos Racionais (T) são vistos como duros, seguem suas mentes, se concentram em objetividade e racionalidade acima de qualquer coisa. Decidem com base na lógica e procuram argumentos racionais e exatos.

Indivíduos Sentimentais (F) são delicados, têm ritmo mais lento, seguem o seu coração. São mais altruístas e possuem facilidade em crer nas outras pessoas. Sentimentos são mais importantes do que fatos lógicos para os sentimentais.

Táticas
Este aspecto reflete nossa relação com o trabalho, planejamento e tomada de decisões.

Indivíduos Julgadores (J) são decididos, preferem regras e diretrizes claras, gostam de trabalhar com prazos definidos e buscam o atingimento das suas metas.
Indivíduos Perceptivos (P) são muito bons em improvisação, sentem-se à vontade quando deixam suas opções em aberto, são mais despreocupados em relação ao seu trabalho e buscam a liberdade em primeiro lugar.

Identidade
Por fim, o aspecto Identidade é a base de todos os outros, mostrando o quanto nós somos confiantes em nossas habilidades e decisões:

Indivíduos Assertivos são emocionalmente estáveis, calmos, relaxados e se recusam a se preocupar em demasia.

Indivíduos Turbulentos são constantemente autodesafiantes, se preocupam com sua imagem e são motivados pelo sucesso e pela busca da excelência.

Qual são as vantagens do teste MBTI?

O MBTI indica como podemos melhorar nossos relacionamentos interpessoais e aptidões em diversas áreas da vida, já que o teste possibilita o entendimento e o reconhecimento de nossos talentos, habilidades e dificuldades.

Um dos objetivos do MBTI é oferecer demonstrações e argumentos que facilitam o caminho do maior entendimento e tolerância consigo mesmo e com as pessoas do nosso convívio.

Entender o próprio perfil comportamental facilita a realização de uma mudança favorável nas nossas vidas em vários tipos de situações como nos relacionamentos amorosos, familiares, crescimento profissional, desenvolvimento de habilidades, superações pessoais e trabalhos em equipe.

O teste MBTI é, então, uma ótima ferramenta de autoconhecimento que pode ser aplicada em uma sessão de coaching para ajudar o coachee a fazer uma leitura melhor e mais detalhada de si mesmo.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

Teste MBTI
4.8 - 344 votos
SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)