Tudo sobre coaching em grupo

O processo de coaching é uma forma de encontrar respostas internas para os nossos maiores questionamentos, mas necessariamente precisa ser um processo que acontece sozinho com o coach, no famoso formato 1 à 1?

Saiba que você pode aprender ainda mais e vivenciar uma experiência diferente participando de um processo de coaching em grupo.

Neste artigo vamos explicar um pouco do seu funcionamento, o que normalmente acontece dentro de um processo de coaching em grupo, e quais as vantagens deste método.

Como funciona o coaching em grupo

Antes de aprofundar no coaching em grupo, vamos definir bem aquilo que acontece no processo individual de coaching.

O coach vai fazer perguntas e elaborar ferramentas que vão permitir ao coachee trazer clareza para as situações que queiram resolver e buscando o desenvolvimento que ele precisa para atingir os seus objetivos.

Surpreendentemente (ou não) o processo de coaching em grupo vai trabalhar exatamente a mesma coisa.

É claro que não será um processo tão personalizado e customizado para atender as suas necessidades específicas, mas o coaching em grupo trabalha uma grande vantagem que é o poder do grupo.

O poder do grupo foi muito bem ilustrado com o aparecimento das academias de CrossFit, eliminando o processo mais chato da musculação para algumas pessoas, que é justamente o fato de precisar treinar sozinho, e inserindo a dinâmica de um grupo, onde existem competições internas, ajuda de todos os membros com os demais e muita interação.

Para as pessoas mais sociáveis, o treinamento no modelo CrossFit foi a salvação da academia, e o mesmo pode acontecer com pessoas que tenham este atributo natural de gostar de se relacionar e compartilhar experiências, ao mesmo tempo que buscam o seu desenvolvimento pessoal e atingimento de objetivos.

O que acontece e como geralmente funciona?

No coaching em grupo normalmente são separados grupos de pessoas de acordo com a afinidade no objetivo, mas também não é algo obrigatório, apenas se for um grupo que tratar de uma temática específica, como grupos para empreendedores ou grupos de emagrecimento, onde o objetivo em comum é uma grande vantagem.

Leia também:  Coaching profissional

O coach terá um papel mais focado em mediação e apresentação das ferramentas, que poderão ser aplicadas em dinâmicas de pares, individualmente ou em grupo.

Um formato bastante comum é o de parcerias, onde são formadas duplas informais no grupo, e cada pessoa é responsável pelo seu par, que precisa compreender com exatidão todas as propostas de exercícios e aplicar as ferramentas conforme a instrução do coach.

Essa parceria ainda pode se estender com a explicação da ferramenta pelo coach e aplicação das pessoas em dupla, sendo feito o exercício da pessoa A com B, e depois novamente invertendo a aplicação de B para A.

Este tipo de experiência ajuda as pessoas à, além de se entender com profundidade, aprender a entender de pessoas ao trocar experiências diretamente, e aprender sobre as suas próprias dificuldades ao observar outras pessoas.

É um processo tão profundo e completo quando na dinâmica dos processos individuais, ainda podendo contar com diferentes atividades e propostas, a depender especialmente da imaginação do coach que vai conduzir esta experiência.

O grande trunfo do coaching em grupo

Certamente o grande trunfo do coaching em grupo, e o detalhe que todo coach que conduz um processo em grupo precisa estar atendo é o engajamento.

Assim como em um treino de CrossFit, este engajamento vai determinar a forma como as pessoas se relacionam, a intenção de relação que se estabelece dentro de grupo, que vai muito além do evento de cada sessão.

A interação engajada pode se estender à encontros dos membros fora do grupo, geração de expectativas e coleta e compartilhamento de ganhos, troca de informações, geração de oportunidades e aprendizados internos.

Este fator determinante elimina parte da obrigatoriedade dos coaches de dar atenção à todas as pessoas, e gera a oportunidade de cada participante do grupo ter a sua parcela no desenvolvimento dos demais membros, gerando um ganho exponencial que jamais poderia ser atingido no coaching individual.

Leia também:  Coaching nutricional

É claro que o coaching no modelo individual tem outras vantagens tão impactantes quanto o coaching em grupo, mas isso não deve ser uma preocupação de quem vai participar do grupo, e sim do coach que precisa escolher as técnicas e ferramentas apropriadas para o funcionamento do grupo com profundidade e principalmente resultados.

Coaching é resultado

Independentemente do seu formato, seja individual ou em grupo, seja presencial ou online – coaching é uma metodologia para pessoas que buscam resultado, e um dos grandes efeitos em qualquer um dos modelos é a auto responsabilidade de entender que os resultados acontecem de dentro para fora, acontecem de você para o mundo.

Uma experiência fantástica que deve ser experimentada pelas pessoas que buscam uma vivência superior de desenvolvimento pessoal aliada à convivência com outras pessoas.

Nada mais poderoso para nos transformar que perceber que existem outras formas de enxergar o mundo, similares ou tão intensas quanto a nossa, e este aprendizado enriquece ainda mais a nossa característica de ser humano – ser social e evoluir.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

Tudo sobre coaching em grupo
4.7 - 3 votos
SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *