Tudo sobre coaching pessoal

Há momentos na vida em que nos sentimos sem saber qual rumo tomar, sem motivação para seguir em frente e sem entendermos qual é a nossa missão no mundo.

Mas, todos nós temos um propósito e um objetivo a ser alcançado, mesmo que isso não seja consciente, e, para atingir esse objetivo, podemos contar com as ferramentas do coaching pessoal.

Neste artigo vamos falar sobre essa modalidade de coaching e tudo o que você precisa saber sobre este processo capaz de levar pessoas do seu estado atual para o seu estado desejado no âmbito pessoal.

O que é coaching pessoal?

O coaching pessoal resgata o equilíbrio que perdemos em certos momentos de nossas vidas e nos auxilia a buscar as respostas para nos colocar “de volta nos trilhos”.

Pessoas que buscam o coaching pessoal querem ter uma vida mais equilibrada e desejam profundamente mudar hábitos e comportamentos indesejados que freiam a sua evolução em alguma área da vida.

Essas áreas podem ser desde casamento em crise até foco e produtividade. Qualquer setor da vida pode ser trabalhado em um processo de coaching pessoal. Os mais comuns são: prosperidade, relacionamento, propósito de vida, finanças pessoais, emagrecimento e concursos públicos.

Há também outras especializações em coaching menos comuns, mas também muito eficazes, como comunicação e voz, e os micronichos das áreas comuns como relacionamento para mulheres, relacionamento para homens, concursos para área fiscal e concursos para iniciantes.

Diferente do que ocorre no coaching profissional, onde o foco do processo de mudança que se busca é a carreira, o coaching pessoal visa promover uma mudança interior ou na relação com as pessoas.

Como ele funciona?

Os encontros entre coach (instrutor) e coachee (cliente) são, preferencialmente, semanais, com 1 hora de duração cada sessão. O processo total tem duração média de 3 meses, ou 10 sessões, dependendo dos objetivos e da evolução do coachee.

Nas primeiras sessões o cliente atendido deve estipular quais são suas metas no processo de coaching. Nas sessões seguintes o profissional buscará estimular o cliente a desenvolver uma visão positiva de si mesmo e a cumprir as missões que o levarão até o estado desejado.

Em cada sessão será aplicada uma ferramenta de coaching diferente, que ajudará o coachee no seu autoconhecimento e na sua evolução. Ao final das sessões, o coach pedirá ao seu cliente que se comprometa com alguma tarefa relacionada ao seu estado desejado, é o próprio coachee que definirá essa tarefa.

Ao longo do processo é fornecido ao coachee um relatório do desenvolvimento de cada sessão para que ele possa revisar o que foi trabalhado e verificar a sua evolução.

Quais são os nichos do coaching pessoal?

Um processo de coaching pessoal pode ser aplicado de forma especializada em diversos nichos, nas mais variadas áreas da vida. Abaixo você verá quais são os nichos de coaching pessoal mais comuns no mercado, ou seja, aqueles que possuem maior demanda de clientes.

Coaching de propósito de vida

Um dos nichos mais procurados no coaching de vida é, sem dúvida, o coaching de propósito de vida. Esse tipo de coaching é indicado para pessoas que não encontraram a sua missão no mundo ou que perderam as rédeas da própria vida.

Antigamente, as pessoas tinham um estilo de vida muito parecido e havia poucas opções de profissões. Além disso, a família tinha um poder maior de decisão sobre a vida dos filhos. Hoje em dia, a dinâmica do mundo moderno e a enorme gama de opções fizeram muitas pessoas ficarem perdidas dentro da sua própria realidade.

Leia também:  Tudo sobre coaching em grupo

O coaching de propósito de vida ajuda o coachee a alinhar seus sonhos e habilidades, muitas vezes ocultos ou reprimidos, à sua vida pessoal e profissional. Junto a isso, auxiliar o cliente a descobrir uma missão de vida a seguir, que o faça se sentir realizado e motivado.

Coaching de emagrecimento

Perder peso e viver com mais saúde e disposição é o sonho de um grande número de pessoas. Por isso, o coaching de emagrecimento é um dos mais procurados atualmente.

O processo de emagrecimento é trabalhoso e composto por diversas fases, que exigem dedicação e força de vontade do coachee. Emagrecer não é tão simples e a ajuda de um coach de emagrecimento pode fazer com que o cliente consiga passar por todas as etapas necessárias com sucesso.

O processo de coaching de emagrecimento mantém o coachee motivado e o auxilia no passo a passo da sua perda de peso com saúde. Além disso, faz com que ele consiga se conhecer melhor e entender como continuar mantendo o peso ideal mesmo quando o coaching chegar ao final.

Coaching nutricional

É um processo de coaching que ajuda a emagrecer, assim como o coaching de emagrecimento, mas que possui algumas particularidades importantes.

O coaching nutricional, por ser focado em nutrição, pode ser feito por pessoas que buscam uma alimentação mais saudável, não necessariamente com o objetivo de perder peso.

Além disso, por se tratar de nutrição, assunto que exige conhecimentos acadêmicos, deve ser feito por um nutricionista, que poderá atuar também como mentor e elaborar cardápios e programas nutricionais.

Coaching de produtividade

A cobrança por produtividade na vida pessoal é bastante comum, assim como na vida profissional. Muitos pensam que o coaching de produtividade é aplicado apenas aos profissionais, mas, ele também pode ser usado com sucesso com o coaching pessoal.

Outra questão bastante trabalhada nesse tipo de processo de coaching é o foco, já que ele é a mola propulsora da produtividade. Quando definimos e ajustamos nosso foco, a motivação em produzir aumenta a cada dia.

O coachee que passa por um processo de coaching de produtividade consegue obter um maior número de realizações pessoais e consegue dar continuidade aos seus projetos de vida aproveitando ao máximo o seu tempo disponível.

Coaching de relacionamento

Encontrar o par ideal não é uma tarefa fácil nos dias de hoje, as diferenças e exigências são cada vez maiores por questões diversas, como cultura e individualismo. E, quando se encontra alguém, manter um relacionamento saudável parece ser ainda mais difícil.

O coaching de relacionamento é benéfico tanto para quem tem alguém especial quanto para quem está em busca de um amor. Primeiro porque aumenta o autoconhecimento do coachee, fazendo-o consciente das suas habilidades que poderão ser usadas para aumentar o seu poder de empatia e também das posturas que devem ser corrigidas para sanar ou evitar atritos.

Em segundo lugar, aumenta a sua capacidade de sintonia interpessoal, melhorando a conexão do seu relacionamento e eliminando as fontes de conflitos.

Coaching financeiro

Infelizmente, a educação financeira não faz parte da nossa cultura e, por isso, a grande maioria das pessoas possui dificuldade em gerenciar suas finanças.

O coaching financeiro ajuda as pessoas a reorganizarem a sua vida financeira, a conseguirem reduzir custos no seu orçamento, quitar dívidas, programar investimentos e aumentar a conscientização sobre a sua situação financeira.

A manutenção do equilíbrio financeiro, o aumento das chances de prosperidade e a adequação do estilo de vida são outros grandes benefícios trazidos por um processo de coaching financeiro.

Leia também:  Coaching de carreira

Coaching de família

Conflitos familiares, principalmente entre pais e filhos, mexem com a vida de todas as pessoas próximas e podem refletir, negativamente, em outras áreas da vida.

O coaching de família ajuda a, principalmente, harmonizar os laços afetivos entre os familiares e a reduzir ou eliminar conflitos que geram sofrimento ou afastamento entre os envolvidos.

O processo de coaching familiar pode ser feito individualmente e também em grupo, em alguns casos particulares. O mais interessante é que seja feito de forma mista, sendo algumas sessões com os familiares em separado, preparando cada um deles da melhor forma para que possam, depois, evoluir juntos, aumentando a conexão entre eles.

Coaching holístico

O processo holístico tem por objetivo ligar o indivíduo com o todo, ou seja, encarar a vida como uma energia única que beneficiará todas as suas áreas.

O diferencial do coaching holístico é trabalhar o autoconhecimento do coachee em um nível mais profundo, em que ele possa entrar em total sintonia consigo mesmo e ter controle sobre tudo o que ocorre na sua vida. Além disso, será capaz de nutrir gratidão profunda por tudo o que será transformado.

Coaching esportivo

Um esportista não precisa ser necessariamente um profissional. Por isso, o coaching esportivo também pode entrar na categoria do coaching pessoal.

Qualquer pessoa que deseja praticar um esporte de forma saudável, focada e disciplinada pode se beneficiar de um processo de coaching esportivo, como, por exemplos, corredores de rua e lutadores amadores.

Um processo de coaching trabalha a persistência, o foco, o planejamento e todas as etapas necessárias para incorporar o esporte como estilo de vida.

Qual o preço médio do serviço?

Em média, os preços das sessões de coaching costumam variar entre R$ 100,00 e R$700,00, mas é claro que varia muito de acordo com a região em que você mora e o nível de experiência do profissional que você está contratando.

Além disso, podem ser oferecidos descontos na compra de um pacote fechado para o processo completo. Ou então, pacotes mensais com algum bônus como material complementar ou uma sessão extra por telefone, por exemplo.

Preços muito baratos devem ser analisados com cautela, pois, muitas vezes, o barato acaba ficando caro.

Mas, por outro lado, há profissionais iniciantes que fazem atendimentos excelentes, o ideal, então, é que se marque uma conversa sem compromisso com o coach para avaliar a qualidade do seu trabalho e o nível de empatia que ele consegue estabelecer com o coachee.

O coaching pessoal ajuda pessoas de várias faixas etárias, de adolescentes a idosos, a cumprirem metas e a realizarem sonhos em qualquer área e momento da vida.

Você conhece alguém que precisa mudar em algo ou resolver alguma questão no âmbito pessoal? Ajude essa pessoa compartilhando esse artigo.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

Tudo sobre coaching pessoal
4.8 - 10 votos
SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)

6 comentários em “Tudo sobre coaching pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *