Use seus pés para ativar sua mente

Um aliado na busca do melhor funcionamento do cérebro e “maior durabilidade” de suas funcionalidades com qualidade é uma antiga conhecida do ser humano: a caminhada!

A caminhada, aliada aos estímulos certos de injeção/produção de hormônios afeta positivamente o funcionamento mental, provocando por exemplo: a diminuição da insônia e da sonolência durante o dia; o controle do apetite; e entre várias outras maravilhas, também evita o “encolhimento cerebral” (evitando assim doenças como, Alzheimer).

Outros estudos afirmam que “Você não precisa de atividade física altamente vigorosa para ver esses efeitos” Kirk Erickson, da Universidade de Pittsburgh.

Caminhada

A utilização dos pés em prol de saúde física e mental está em alta nas últimas décadas (ao menos na teoria), apesar de a nossa sociedade estar cada vez mais sedentária, ainda existem aqueles que se utilizam do próprio corpo para saudar uma vida mais longa, produtiva e com qualidade até o fim.

Também já foi comprovado que o ato de caminhar ou correr aumentam a circulação sanguínea e oxigenação cerebral, potencializando os neurônios, seus circuitos e reduzindo o risco da incidência de déficits de memória ou problemas de atenção; aumentam a coordenação motora, ampliam a percepção do mundo com estímulos visuais, auditivos, táteis, olfativos etc, isso amplia a capacidade de resposta aos estímulos recebidos.

Além de todos os benefícios da caminhada e da ativação do cérebro através do movimento, o ato de caminhar, possibilita muitas vezes que o indivíduo praticante entre em estado de FLOW!

Certa vez o filósofo Friedrich Nietzsche disse que seus “Grandes pensamentos resultam da caminhada”… E o também filósofo Jean-Jacques Rousseau certa vez disse que “Só consigo meditar quando caminho. Minha mente só trabalha junto com minhas pernas”, estas frases exemplificam o estado de permanência em FLOW. Trata-se daquele momento em que o indivíduo está utilizando de forma potencializada uma determinada habilidade que, a faz sem requerer tamanho esforço.

Leia também:  Coaching esportivo

Geralmente trata-se daquele momento em que pratica o que mais gosta de fazer, concentra-se, motiva-se, mantem-se tão profundamente envolvido com a tarefa de forma a permitir que os pensamentos simplesmente fluam.

Muitos entram em FLOW quando cantam, dançam, tocam, caminham, lêem, escrevem, exercitam-se… Todavia há a possibilidade de alcançar este estado exercendo tarefas diárias como lavar a louça ou varrer a casa… estar em estado de FLOW permite que sua mente fique ativa, concentrada no momento presente, sem angústias passadas ou ânsias sobre o futuro.

Caminhar melhora a oxigenação do cérebro, o funcionamento (ou restauração) das sinapses e permite que seu corpo entre em FLOW onde, as ações, as emoções e sua mente estão em perfeita harmonia, provocando sensação de extremo prazer ao final da atividade exercida.

Sendo assim, não há como ignorar o fato de que caminhar estimula o cérebro e o torna mais produtivo. Vamos caminhar?

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)