Utilizando SEO em seu site/blog de coaching

Quando pensamos no uso de um site ou blog focado em coaching, rapidamente chegaremos em um dos assuntos mais falados no universo do marketing digital: o SEO.

Muito se fala do robozinho do Google, e existem muitas estratégias para alcançar as primeiras páginas do buscador de forma orgânica, ou seja, sem investir em anúncios.

Vamos explorar neste artigo os principais fatores e técnicas para ganhar relevância no SEO do nosso site.

Porque o SEO foi criado?

Primeiramente, precisamos considerar uma variável da equação da qual muitas pessoas se esquecem: o Google é um negócio.

O mais famoso e usado buscador é na verdade uma empresa, que precisa buscar a satisfação dos seus clientes, assim como qualquer empresa.

Nós somos os clientes do Google, então ele precisa colocar todo o foco em nos entregar o melhor produto possível, e esta entrega é a melhor resposta possível para as nossas perguntas.

Para isso foi criado o SEO, ou Search Engine Optimization, que é um algoritmo que analisa a estrutura dos sites e o próprio conteúdo para classificar qual das milhares de opções tem a melhor resposta de acordo com a busca.

Toda a experiência do usuário é importante para o Google, por isso ele considera até mesmo os fatores mais simples para ranquear melhor os sites, selecionando, por exemplo, as páginas com melhor carregamento, adaptáveis aos smartphones, e com todos os fatores de SEO.

O que vai ditar as regras do Google não é nada menos que o comportamento das pessoas – então um fator importante para não perder o fio da meada no SEO é o comportamento das pessoas.

Se quiser conhecer as principais diferenças entre blog e site, e qual deles você deve escolher para o seu negócio de coaching, acesse o nosso artigo sobre este assunto.

Principais fatores de SEO

Entre regras novas e outras já conhecidas, o Google considera muita coisa quando pensa em qualidade de conteúdo, então vamos listar alguns dos parâmetros mais importantes de classificação de um site, e que você pode aplicar no seu blog de coaching.

Leia também:  Sessão de coaching passo a passo

Palavras-chave: É o mais importante dos fatores de SEO, afinal os materiais que tenderão a dar a melhor resposta para um usuário com base na sua busca provavelmente serão aqueles em que a palavra-chave buscada tem uma grande incidência.

O sistema de SEO mede a incidência de palavras-chave nos textos, classificando aqueles que atendem à resposta com mais repetições da palavra.

É claro que este fator poderia ser driblado, fazendo a repetição indiscriminada de uma palavra-chave desejada, mas é por isso que a ferramenta evoluiu para considerar também o nosso próximo fator relevante de SEO.

Campo Semântico: Além de analisar a palavra-chave, o trabalho do SEO do Google também vai trabalhar na coerência da aplicação das palavras no texto, e as palavras que também fazem parte de um mesmo campo semântico.

Isso significa que, por exemplo, na classificação de um site que vai falar sobre coaching para emagrecimento, provavelmente o Google vai valorizar textos e materiais que contenham palavras ligadas ao tema, como emagrecer, mentalidade, dieta, crenças, detox.

Então a incidência de palavras-chave é importante, mas as demais palavras que estão dentro de um mesmo raio de alcance do assunto também serão consideradas.

Para acertar na aplicação deste fator de SEO no seu blog de coaching, estude, entenda e aplique no seu material os termos relacionados ao conteúdo – é importante para o Google porque na verdade é importante para o seu cliente.

Backlinks: Outro fator importante de SEO são os links que geram conexão entre sites diferentes.

O  objetivo dos backlinks é classificar melhor os sites que são recomendados frequentemente, pois provavelmente eles contém material de ótima qualidade e pertinência para o usuário

Formatos inovadores: As pessoas estão dispostas a absorver conteúdo em diferentes formatos e roupagens, e por isso você deve estar disposto a sair um pouco da caixa em relação ao que já é feito na internet, buscando novas formas de apresentar o seu conteúdo.

Leia também:  LinkedIn para coaches: Dicas de dominar a rede social dos profissionais

Time on page: Este fator realmente faz bastante sentido – se estamos em um lugar que não nos agrada, a tendência é de não ficarmos muito tempo por ali, e o Google entende isso a partir do tempo de permanência que o usuário fica dentro de uma página, pois esta provavelmente apresenta um material de qualidade.

Tamanho: Discussões à parte, para o Google tamanho é documento sim.

O SEO estará mais propenso a apresentar em suas primeiras colocações materiais maiores, pois teoricamente os materiais com mais conteúdo entregam uma resposta mais completa, e consequentemente maior.

Linkagem interna: você ainda pode colocar links internos em boa parte dos seus materiais e artigos para aumentar a permanência dos usuários dentro do seu blog, e isso também é apreciado pelo SEO do Google.

Então se você busca atingir uma boa colocação nos buscadores com o seu blog ou site de coaching, leve em consideração estes fatores fundamentais para ganhar espaço nas primeiras colocações.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

Utilizando SEO em seu site/blog de coaching
4.6 - 7 votos
SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me