Valorização e conquista do respeito no seu trabalho

Você sabe qual o valor do seu trabalho? Sim em primeiro lugar nós temos que saber o quanto vale o tempo precioso que nos é dado e o que fazemos com ele.

Você reconhece que existe um clima respeitoso no seu ambiente de trabalho?

Estes são nossos assuntos no artigo de hoje: valor e respeito! E que partem de dois princípios bem básicos, do reconhecer para ser reconhecido e do respeitar para ser respeitado.

O respeito é um os valores mais importantes do ser humano

Para a interação social com qualidade no ambiente de trabalho, o respeito deve tomar dimensões amplas e que:

  • Impeça que as pessoas tenham atitudes de reprovação em relação a outras pessoas;
  • Respeitar aceitando as diferenças individuais;
  • Estar ciente do que realmente importa para o outro, como: seu estilo de vida, gosto, afinidades e opiniões;
  • Saber ouvir e emitir opinião no momento adequado;

E também principalmente é entender que os julgamentos e comentários maldosos só tendem a infestar de intrigas o ambiente de trabalho.

Para respeitar é necessário que…

Antes de tudo é preciso considerar a nossa própria visão apenas como mais uma possibilidade diante de todas as outras.

Ninguém é detentor da verdade absoluta, e, além disso:

  • A percepção das coisas e dos fatos, sempre estará sujeita a interpretação, que considera as vivências e experiências de cada um;
  • Que a empatia é o caminho para o respeito.

Desenvolver a empatia é tornar-se um respeitador em potencial! Pois o respeito vai muito além de olhar e consentir, é algo que se constrói dentro de cada um, onde existe a aceitação de fato, sem necessidade de fazer de conta que aprovamos.

E o que você espera que aconteça com você no seu trabalho?

Que através do respeito, o valor de tudo o que produz atinja bons níveis de satisfação profissional, que permita o sentimento de “trabalho cumprido”.

Leia também:  Quanto custa um processo de coaching?

Mas o que lhes digo e concreto é que estamos em outro momento do mundo do trabalho, onde:

  • Ser reconhecido supera em muito receber um bom salário, e outros estímulos financeiros;

O valor da sua produção, daquilo que “entrega” em cada tarefa ou atividade cumprida deve ser um pilar para a grande escada, que leva a satisfação do ego.

A construção da imagem para ser valorizado e respeitado no trabalho

Conquistar e ser respeitado no campo profissional é o desejo ardente, podemos dizer que na totalidade das pessoas produtivas.

E o que você e está fazendo para que isso aconteça? Sim porque todos os nomes imponentes de profissionais bem sucedidos “se criaram”, e isto é o que deverá fazer por você também:

Desenvolver-se

Tecnicamente com informação e conhecimento, que não cessam, ao contrário, a cada dia é possível aprender mais e mais.

Ética em todos os sentidos

Quer valor? Quer respeito? Seja ético, em relação a tudo e a todos: clientes, fornecedores, equipe, supervisor, subordinado, não importa a quem esteja se referindo.

Se quiser destruir seu respeito, seja imprudente nas suas ações, para o contrário, seja coerente naquilo que fala e faz!

Além disso, estabeleça relações verdadeiras no seu trabalho, seja solidário e compartilhe conquistas e dificuldades.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

Katia Vega Kestenberg
Siga-me

Katia Vega Kestenberg

Master Career & Life Coach / Psicóloga em Vega Coaching Gestão de Carreiras & Desenvolvimento de Pessoas
Katia Vega, foi profissional de RH por mais de 22 anos em empresas de Consultorias em Tecnologia e RH, onde exerceu o papel de Gestora de área e equipes conduzindo processos de seleção e treinamento operacional/técnico, bem como elaborou e aplicou programas de estágio e trainees.

Katia Vega é também Consultora de Carreira realizando treinamento comportamental, tendo realizado projetos em Orientação Profissional, Coaching e Gestão de Carreira para empresas Nacionais/ Multinacionais e pessoas físicas.

Trabalhou em projetos para: Rede Globo de Televisão, Sistema Globo de Radio, Postos BR, Unilever, VALE, Coca-Cola, (Esso)Cosan , Supervia, Transocean, Construtora Queiroz Galvão ao longo de sua carreira.
Possui Graduação em Psicologia, Pós graduação em Psicoterapia Breve Integrada e formação em Terapia Cognitivo comportamental, tendo se especializado na área clinica com adultos TDAH.
Possui certificação pela Sociedade Brasileira de Coaching em Master, Positive, Executive & Leader Coach e Business Coach pela Focal Point de Brian Tracy.

Desde 2008 vem dedicando a ajudar profissionais na estrutura de um planejamento pessoal e profissional, aumentando a produtividade e realizando transição para uma nova etapa de carreira, diminuindo assim a sensação de confusão interna e alcançando mais segurança, autoestima e autoconfiança. Coordenou o primeiro grupo de estudos no RJ para Coaches, na Rio Coaching e realiza mentoria para novos coaches que necessitem de apoio.
Katia Vega Kestenberg
Siga-me

Últimos posts por Katia Vega Kestenberg (exibir todos)